Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

OS FILHOS DE JACÓ E OS ISRAELITAS


O nome ISRAELITAS nascer do seu descendente Jacó, que teve o seu nome mudado por Deus para Israel conforme esta registrado em (Gn: 32.28), ao passar a se chamar Israel os seus 12 filhos e seus descendentes foram conhecido em toda a Canaã como os ISRAELITAS.
Jacó ao fugir para a casa de seu tio Labão ele se apaixona por sua prima Raquel, ao qual trabalha sete anos para obter o direito de ficar com ela, mas como era de costume da época era a primogénita que tinha que se casar primeiro portanto usando de malícia Labão troca as filhas na noite de nupcias, entregando sua outra filha que tinha o nome de Leia, eu algumas versões de Bíblia esta escrito Lia. Mas Jacó não desistiu de Raquel e trabalha mais sete anos para ficar com a sua amada, e desta forma Jacó casou com as duas Leia e Raquel.
Deste casamento saíram doze filhos, que foram nesta ordem de nascimento com seus respectivos nome em Hebraico e sua Mãe:          1 - Ruben hb. És um filho Filho de Leia
2 - Simeão hb. Famoso Filho de Leia
3 - Levi hb. Associado Filho de Leia
4 - Judá hb. Louvor Filho de Leia
5 - Dã hb. Juiz Filho de Bila
6 - Naftali hb. A minha luta Filho de Bila
7 - Gade hb. Boa fortuna Filho de Zilpa
8 - Aser hb. Felicidade Filho de Zilpa
9- Issacar hb. Salário Filho de Leia
10 - Zebulom hb. Habitação Filho de Leia
11 - José hb. Ele (Jeová) acrescenta Filho de Raquel
12-Benjamim hb. Filho da mão direita Filho de Raquel


Estes são os doze filhos de Israel que deram origem ao território chamado de Israel, lembrando que Leia teve uma filha chamada Diná que em hb. Julgada, ela não entra na divisão das terras por ser mulher e a mulher não entra na genealogia do povo Judeu.



Hoje na História

31de Dezembro


  • 1956 Anos JK: Juscelino Kubitschek e João Goulart tomam posse nos cargos de presidente e vice.
  • 1961 Corrida Espacial: Chimpanzé retorna vivo de viagem espacial em foguete americano.
  • 1991 Economia: Governo brasileiro lança Plano Collor 2, com medidas complementares ao confisco.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sugestão de Leitura

A religião Grega


A religião grega era politeísta e antropomórfica, sendo composta de vários deuses que se assemelham aos homens, já que possuíam características físicas e psíquicas idênticas às humanas (fraquezas, paixões e fraquezas).As principais divindades eram: Zeus, o senhor de todos os deuses; Hera, esposa de Zeus e protetora das mulheres e do casamento; Atena, filha de Zeus, protetora das artes e da sabedoria; Apolo, deus da luz; Artemis, deusa da caça; Hermes, mensageiros dos deuses e do comércio; Dioniso, deus do vinho; Posêidon deus das águas; Afrodite, deusa do amor e da beleza feminina.

Havia também os heróis divinizados ou os semideuses, dentre os quais foram: Hércules, famoso por sua força; Teseu, que matou o Minotauro no palácio Creta, libertando Atenas; Perseu, que matou a Medusa, monstro que convertia em pedra todos os que a olhavam e Édipo, o decifrador dos segredos das esfinges, que subjugava Tebas. In: História nova.

Diamantes virtuais

Museu do Diamante, em Minas Gerais, inaugura visita virtual gratuita que dá um panorama das centenas de itens de seu acervo.

O Museu do Diamante, na atual cidade de Diamantina, em Minas Gerais, reúne alguns dos principais testemunhos da época em que 3 milhões de quilates do mineral foram extraídos da região, durante o período colonial. E agora a instituição já pode ser visitada virtualmente pelo site www.eravirtual.org. As exposições aparecem em imagens de 360°, acompanhadas de textos explicativos e guia de voz.

O Museu do Diamante expõe espécimes recolhidos das jazidas, além de mostrar aspectos da mineração que influenciaram a economia e a sociedade da região do antigo Tijuco. O acervo inclui utensílios, mobiliários e objetos, além de fotos retratando os trabalhadores e o cotidiano local em torno da extração da pedra preciosa.
Para a diretora do museu, Lilian Oliveira, a visita virtual não substitui a experiência real, porém contribui para atrair o público não só para a instituição, mas também para a região turística de Diamantina. Além de fazer parte do cenário da Inconfidência Mineira, o Arraial do Tijuco é o lugar onde nasceu Juscelino Kubitschek e viveu a famosa escrava Chica da Silva. Além disso, o museu fica em uma casa que pertenceu ao padre inconfidente José da Silva e Oliveira e Rolim. In: Historia Viva.

Hoje na História

30 de Janeiro


  •  1933 Alemanha: Adolf Hitler é eleito novo chanceler do país.
  • 1948 Índia: Líder pacifista Mahatma Gandhi é assassinado por jovem fanático em Nova Déli.
  • 1972 Irlanda do Norte: Britânicos abrem fogo contra manifestantes e matam 14 no "Domingo Sangrento.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

As sete maravilhas do mundo antigo: a Estátua de Zeus



A quinta maravilha é estátua de Zeus em Olímpia. Foi construída no século V a.C. pelo ateniense Fídias, em homenagem ao rei dos deuses gregos — Zeus. Supõe-se que a construção da estátua tenha levado cerca de oito anos. Zeus (Júpiter, para os romanos) era o senhor do Olimpo, a morada das divindades. A estátua media de 12 a 15 metros de altura - o equivalente a um prédio de cinco andares - e era toda de marfim e ébano. Seus olhos eram pedras preciosas.
Fídias esculpiu Zeus sentado num trono. Na mão direita levava a estatueta de Nike, deusa da Vitória; na esquerda, uma esfera sob a qual se debruçava uma águia. Supõe-se que, como em representações de outros artistas, o Zeus de Fídias também mostrasse o cenho franzido. A lenda dizia que quando Zeus franzia a fronte o Olimpo todo tremia.
Após 800 anos foi levada para Constantinopla (hoje Istambul), onde acredita-se ter sido destruída em 462 d.C. por um terremoto. In: SoHistória.


Vida de Professor

Hoje na História

25 de Janeiro

  • 1915 Comunicações: Graham Bell inaugura serviço de telefonia transcontinental.
  • 1919 Entre-Guerras: Conferência da Paz aceita proposta de criação da Associação Geral das Nações.
  • 1962 Religião: Convocação do Concílio Vaticano II pelo papa João XXIII.
  • 1984 Democracia: Comício das Diretas Já, em São Paulo, marca comemoração dos 430 anos da cidade.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM E DO TEMPLO


Dez anos após a morte de Herodes, em 4 a.C., a Judéia foi para a administração direta de Roma, ocasionando a revolta contra o Império em 66 d.C. O exército romano, liderado por Tito, arrasa Jerusalém no ano 70 d.C, acontecimento predito por Jesus no ano 30 d.C. Ele dissera que demoraria uma geração (40 anos) para o acontecimento.
O Templo de Herodes foi destruído, mas a sua derrota final e dos Judeus aconteceu no ano 73, com a queda de Massada.

Vespasiano governava Roma. Cerca de 80 mil soldados comandados pelo general Tito, arrasaram Jerusalém, saquearam a cidade e incendiaram o Templo. Os rebeldes se concentraram no Templo e em suas região.
Mas em 10 de Agosto o Templo ruiu. A cidade foi envadida, e mais ou menos no dia 17 de setembro (mês em que os Judeus comemoram a passagem de ano), o cerco encerrou. Mais de um milhão de judeus foram mortos, segundo o grande historiador da época: Flávio Josefo.


Vida de Professor

Hoj na História

24 de Janeiro

  • 1967 Regime Militar: Castello Branco promulga a quinta Constituição da República.
  • 1994 Desastre: Explosão de navio petroleiro com 23.000 toneladas de petróleo, na costa de Hong Kong.
  • 1999 Cinema: Central do Brasil, de Walter Salles, ganha Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JOANA D`ARC


Joana d'Arc era filha de camponeses da Lorena, ela tinha dezessete anos de idade quando se tornou uma heroína da França, na Guerra conhecida como "guerra dos cem anos".

Muito religiosa, Joana d'Arc afirmava ter visões, em que lhe apareciam Santa Catarina e Santa Margarida, ordenando-lhe que fosse salvar a Pátria. A cavalo com vestes masculinas e acompanhada de uma escolta, Joana foi a Chinon, onde se encontrava o rei Carlos VII.

Por ordens do soberano, foi nomeada uma comissão de teólogos para interrogá-la, mas a todos surpreendeu a jovem francesa com a confiança inabalável em sua missão. Então Carlos VII permitiu que fosse, à frente de dez mil homens, socorrer Orleãs, cercada pelos ingleses. Pouco depois era o inimigo obrigado a bandonar o cerco.

Em Patay, Joana alcançou novo triunfo, quando venceu e aprisionou o célebre Talbot, herói das tropas inglesas.  Com esta vitória pôde Carlos VII entrar em Reims, onde foi coroado rei de toda a França.
 
É neste momento que a Joana resolve sair de cena e declarou estar terminada sua missão, mas o rei não consentiu que ela abandonasse a luta. Quando procurava libertar a cidade de Compiègne, foi aprisionada pelos borgonheses que, embora franceses, eram aliados da Inglaterra.

Os ingleses procuraram anular o prestígio e a popularidade da heroína: Submeteram- na a injusto processo, acusando-a de herética e feiticeira.  Condenada à morte, foi queimada em praça pública, a 30 de maio de 1431, na cidade de Ruão.

O ingrato rei, que lhe devera o trono, nada  fêz em seu favor: mais tarde, como sempre, porém, arrependido reabilitou publicamente a sua memória.

A guerra prosseguiu ainda alguns anos, sempre com a vitória dos franceses embalados com o espírito vencedor de joana d'Arc uma grande heroína francesa.In: História nova.

Hoje na História

23 de Janeiro
  • 1950 Israel: Knesset aprova resolução que proclama Jerusalém capital do país.
  • 1994 Colômbia: Guerrilheiros das Farc matam 35 pessoas durante festa do partido EPL.
  • 1995 Terrorismo: Político espanhol Gregorio Ordóñez, do Partido Popular, é assassinado pelo ETA.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Brasil ajudou o Ditador do Chile Augusto Pinochet

A ditadura brasileira ajudou i governo de Augusto Pinochet no Chile, nos anos que seguiram ao golpe de estado de 1973 [...]"
De acordo com telegramas do Itamaraty, divulgados pela folha de São Paulo, o governo brasileiro ofereceu 50 milhões dólares para estimular as exportações chilenas logo depois do golpe.
Na diplomacia, o Brasil tornou-se protetor dos interesses do Chile em países que romperam relações diplomáticas com a ditadura de Pinochet, com o México. In: História nove em foco.

Vida de Professor

Hoje na História

20 de Janeiro

  • 1486 Grandes Navegações: Colombo vai aos Reis Católicos para apresentar uma nova rota às Índias.
  • 1890 República Velha: Oficialização do Hino Nacional, composto por Francisco Manuel da Silva.
  •  1996 Oriente Médio: Arafat vence eleição presidencial; é primeiro líder palestino eleito democraticamente.
  • 2002 Caso Celso Daniel: Prefeito de Santo André é encontrado morto com 18 tiros em Juquitiba.  

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O Império Romano não acabou em 476

Em entrevista exclusiva, o professor Chris Wickham, da Universidade de Oxford, apresenta uma nova interpretação da passagem da Antiguidade clássica para a Idade Média.
O professor Chris Wickham, do Departamento de História da Universidade de Oxford, é hoje um dos mais respeitados estudiosos da chamada Antiguidade Tardia, período que marca a passagem da Era Clássica para a Idade Média. E determinar as diferenças entre esses dois mundos é a grande questão que orienta suas pesquisas. Em 2005, ele apresentou o resultado de suas investigações em um livro que causou grande impacto entre os especialistas da área: Framing the Early Middle Ages: Europe and the Mediterranean, 400-800 (Enquadrando a Alta Idade Média: A Europa e o Mediterrâneo, 400-800, inédito no Brasil). Na obra, Wickham analisa as diferentes transformações pelas quais as várias províncias do Império Romano passaram entre os anos 400 e 800 para buscar novas respostas para uma velha pergunta que os historiadores se fazem desde o século XVIII: quando termina a Antiguidade clássica e quando começa a Idade Média. Ao comparar a estrutura socioeconômica, o sistema de arrecadação de impostos e as formas de governo que vigoraram na Europa e no Mediterrâneo ao longo de quatro séculos, ele chega a uma conclusão que questiona a periodização apresentada pela maioria dos livros didáticos: segundo ele, o Império Romano não acabou em 476.
A maioria dos livros didáticos apresenta o ano de 476 como um marco para o fim da Antiguidade e o início da Idade Média. O senhor concorda com essa periodização?
CHRIS WICKHAM – Não, eu discordo por dois motivos. Em primeiro lugar, porque o ano de 476 é a data da queda do último soberano do Ocidente, mas o Império Romano continuou a existir, sem ruptura. A única diferença é que sua capital passou a ser Constantinopla. No século VI, os imperadores romanos do Oriente continuavam a governar em um estilo muito parecido com o de Constantino no século IV ou mesmo dos imperadores pré-cristãos. Um imperador como Justiniano, que governou entre 527 e 565, tinha basicamente o mesmo estilo de seus antecessores dos cinco séculos anteriores. Além disso, ele governou pelo menos metade do antigo Império Romano do Ocidente, porque reconquistou regiões como a Itália, o norte da África e o sul da Espanha. Em segundo lugar, não há dúvida de que o fim do século V assistiu à substituição do poder romano nas províncias ocidentais pelo de reis que comandavam exércitos formados por grupos germânicos vindos de fora do império. No entanto, mesmo não se autodenominando romanos, muitos desses monarcas continuaram a governar ao estilo romano. A mudança para uma forma diferente, que poderia ser chamada de “medieval”, foi um processo muito mais lento do que os historiadores por muito tempo pensaram e não aconteceu em um ano, uma década ou mesmo um século. Eu vejo uma lenta mudança nas províncias do Ocidente, que vai de 450 a 600, aproximadamente. A partir de então, todo o mundo europeu pode ser chamado tranquilamente de “medieval”, com exceção das regiões que permaneceram sob o controle direto do Império Romano do Oriente. In: História Viva.






Os períodos de Tempo dentro da História


Idade antiga Iniciando-se aproximadamente em 4.000 a. C, ela é considerada por muitos historiadores como um grande marco dentro da história, com o advento da escrita este período se estende ate a queda de Roma 476. Durante esta fase, encontramos as escrituras de servidão coletiva, típicas do Oriente e as estruturas escravistas do Ocidente Clássico.
Idade média
Inicia-se em 476 e estendendo-se ate 1453, quando terminou a Guerra dos Cem Anos, na Europa, e a cidade de Constantinopla caiu em mãos dos turcos otomanos. Durante o período medieval prevaleceu à estrutura socioeconômica feudal no Ocidente. O mais interessante deste período é como ele é representado, como o período das trevas.
Idade Moderna
Inicia-se em 1453 e estendendo-se até 1789, quando teve início a Revolução Francesa. Durante esta época, consolidou-se progressivamente uma nova estrutura socioeconômica que ainda conservava poderosos resquícios da ordem feudal medieval. Esta estrutura é comumente denominada capitalismo comercial.
Idade Contemporânea
Esta é iniciada em 1789 e estende-se até os dias atuais, em nosso século, o capitalismo atingiu a sua maturidade e plena dinamização, alcançando progressivamente a sua globalização. Portanto, considerando que essa divisão da história tem função didática, isto é, a de facilitar e organizar o estudo do passado.


Hoje na História

18 de Janeiro

  • 1919 I Guerra Mundial: Começa Conferência de Paz de Paris, com representantes dos 27 países vitoriosos.
  • 1974 Oriente Médio: Israel assina acordo de paz com Egito, um ano depois da Guerra do Yom Kippur.
  • 1996 Argentina: Madonna chega ao país para rodar filme Evita; é recebida com protestos da populaçã.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

As sete maravilhas do mundo antigo: O colossso de Rodes


Um pé em cada margem
O Colosso de Rodes, sétima maravilha do mundo antigo, era uma gigantesca estátua do deus grego Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Ela foi finalizada em 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto. Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o seu polegar. Foi construída para comemorar a retirada das tropas macedônias que tentavam conquistar a ilha, e o material utilizado para sua confecção foram armas abandonadas pelos macedônios no lugar. Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baía. Ptomoleu III se ofereceu para reconstruí-la, mas os habitantes da ilha recusaram por achar que haviam ofendido Hélios. E no fundo do mar ainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la lá em baixo, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata. In: SoHistória.

Quantas pessoas Jason matou em Sexta-Feira 13


Nada menos que 171 desavisados que cruzaram o caminho do psicopata. Esse número, segundo o site Templo do Horror, dedicado a produções de terror, contabiliza as vítimas ao longo dos dez filmes da saga Sexta-Feira 13, lançada em 1980. A mortandade protagonizada por Jason Voorhees, dado como morto aos 11 anos quando teria se afogado num acampamento para crianças, inclui toda sorte de perversidades. Do total de pessoas trucidadas, praticamente metade foi encontrada pendurada no teto ou dentro de um armário. Mas o matador mascarado não passou incólume por seus filmes. Além de levar mais de cem tiros e dezenas de facadas e machadadas, já foi até atropelado por um trator. Duro na queda, Jason sobreviveu a todos os ataques. E vem mais sangue por aí. Em fevereiro, estreia o novo filme da série nos EUA. Se cuida, que o sujeito ainda está à solta!

El Niño, um velho conhecido dos índios

Ossadas de crianças e animais descobertas no Peru indicam que povos pré-hispânicos faziam sacrifícios para conter o fenômeno climático.

Ossadas de 33 crianças e 63 camelídeos sacrificados há cerca de 800 anos foram encontradas na localidade de Huanchaquito, na região norte do Peru. A área foi o berço da cultura chimu, civilização andina que se desenvolveu entre os séculos X e XV. Os especialistas trabalham com a hipótese de que os sacrifícios seriam oferendas aos deuses para apaziguar a violência de fenômenos naturais como os provocados pelo El Niño.

Segundo o arqueólogo francês Nicolas Goepfert, do Instituto Francês de Estudos Andinos, a descoberta é, até agora, uma das mais importantes realizadas na costa norte do país devido à grande quantidade de animais encontrados.

Todos os restos de humanos e animais apresentavam um corte horizontal no peito, o que indica que tiveram o coração retirado do corpo, ritual praticado também por maias e astecas, como afirma o arqueólogo peruano responsável pelas escavações, Gabriel Prieto Burmester. In: História Viva

Hoje na História

17 de Janeiro

  •  1793 Revolução Francesa: Estabelecida pela Convenção Francesa a pena de morte para o Rei Luis XVI.
  • 1945 II Guerra Mundial: Tropas soviéticas e polonesas libertam Varsóvia, capital da Polônia.
  • 1995 Desastre: Terremoto de 7,2 graus na escala Richter devasta Kobe, no Japão: 5.500 mortos.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que foi o Domingo Sangrento?


Foi uma passeata civil na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, violentamente reprimida pelas autoridades britânicas, deixando 13 mortos e 14 feridos. Os manifestantes protestavam contra a política britânica de prender, sem julgamento, qualquer suspeito de fazer parte do IRA (Exército Republicano Irlandês), grupo terrorista que quer a independência da Irlanda do Norte. Esse território, que possui uma expressiva minoria católica, integra o Reino Unido, que é protestante. O conflito vem de longa data: os primeiros protestantes foram introduzidos na região no século 16, pelo rei Henrique VIII, levando os católicos a se refugiar no norte da ilha. O problema se agravou quando a República da Irlanda (no sul) conseguiu se tornar independente, no século 20, mas o norte continuou sob o domínio britânico.In: Mundo Estranho.

O maior museu da Primeira Guerra

França inaugura o maior centro de memória do mundo dedicado ao conflito. Acervo conta com quase 50 mil peças.
Acaba de ser inaugurado na cidade de Meaux, na França, o mais completo museu da Primeira Guerra Mundial. A instituição, que fica a cerca de 40 km de Paris, abriga a mais importante coleção da Europa dedicada ao conflito, distribuída em uma área de 7 mil m2. O local foi escolhido por remeter a combates travados na região entre 1914 e 1918, como as batalhas de Barcy, Chambry e Chauconin-Neufmontiers.

A coleção exposta conta com quase 50 mil peças que pertenceram a Jean-Pierre Verney, reconhecido especialista em Primeira Guerra. Esse acervo foi adquirido pela comunidade de Meaux para a criação do museu. Durante muitos anos, Verney reuniu armas, uniformes de todos os países envolvidos no conflito e objetos do cotidiano dos soldados alemães, como espadas, artigos de primeiros socorros, jornais, fotografias, cartões-postais e cartas.

As histórias da guerra eram contadas ao colecionador por sua avó, e o tema adquiriu tamanha importância em sua vida que ele se tornou funcionário do Ministério da Defesa francês e chegou a escrever dez livros sobre o assunto, além de orientar a montagem de várias exposições sobre a Primeira Guerra. In: História Viva.

Hoje na História

10 de Janeiro

  •  1920 Entre-Guerras: Entra em vigor o Tratado de Versalhes, sobre disputas surgidas na I Guerra.
  • 1923 República Velha: Presidente Bernardes decreta intervenção no Rio após manifestações da oposição.
  • 1966 Caxemira: Índia e Paquistão assinam acordo de paz para encerrar conflito pela posse da Caxemira.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Sugestão de Livro


 A Odisseia. Trata-se de um dos dois principais poemas épicos da Grécia Antiga, atribuídos a Homero. É, em parte, uma sequência da Ilíada, outra obra creditada ao autor, e é um poema fundamental ao cânone ocidental moderno, e, historicamente, é a segunda - a primeira sendo a própria Ilíada - obra existente da literatura ocidental, tendo sido escrita provavelmente no fim do século VIII a.C., em algum lugar da Jônia, região da costa da Ásia Menor então controlada pelos gregos, e atualmente parte da Turquia. O poema relata o regresso do protagonista, um herói da Guerra de Troia.   Odisseu (ou Ulisses, como era conhecido na mitologia romana). Como se diz na proposição, é a história do “herói de mil estratagemas que tanto vagueou, depois de ter destruído a acrópole sagrada de Troia, que viu cidades e conheceu costumes de tantos homens e que no mar padeceu mil tormentos, quanto lutava pela vida e pelo regresso dos seus companheiros”. Odisseu leva dezessete anos para chegar à sua terra natal, Ítaca, depois da Guerra de Troia, que também havia durado dez anos.

Hoje na História

09 de Janeiro


  • 1921 Brasil: Rio de Janeiro recebe os restos mortais de Dom Pedro II. 1923.
  • 1968 Espaço: A sonda espacial americana Surveyor 7 chega à superfície lunar.
  • 2005 Oriente Médio: Mahmoud Abbas, do movimento Fatah, vence eleição para presidência palestina.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Quem inventou o vestibular?

O vestibular foi criado no Brasil em 1911, por um político chamado Rivadávia da Cunha Corrêa. Na época, ele era ministro da Justiça e dos Negócios Interiores e decidiu fazer um exame para selecionar quem poderia entrar nas universidades públicas. Antes de 1911, só entravam nessas universidades estudantes vindos de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, do Rio de Janeiro. O problema é que o número de candidatos ao ensino superior começou a ultrapassar o número de vagas nas universidades - situação que foi piorando ano após ano e permanece até hoje. E, se você acha os exames atuais pauleiras, saiba que nos primeiros vestibulares os alunos faziam, além dos testes escritos, exames orais! As provas variavam de faculdade para faculdade, mas continham quase sempre duas grandes matérias: línguas (português e uma língua estrangeira) e ciências (o equivalente hoje a matemática, física e química). Para complicar ainda mais as coisas, nas primeiras décadas em vigor, os testes do vestibular tinham questões que abordavam não só o que os alunos haviam aprendido até o colegial como ainda conteúdos relativos ao primeiro ano da faculdade. E como os candidatos a calouro se viravam? Pois, é, eles acabavam recorrendo a aulas especiais, o que provocou o surgimento dos cursinhos. Os primeiros exames unificados - uma só prova que valia a entrada em várias faculdades - começaram a surgir na década de 1960. O Cecem, por exemplo, realizava as provas de faculdades de medicina do estado de São Paulo; já o Cecea organizava os exames das faculdades de humanas na mesma região. A disputada e temida Fuvest, maior vestibular do Brasil hoje em dia, surgiu em 1976, e na época selecionava candidatos às três universidades públicas do estado de São Paulo: USP, Unesp e Unicamp.In: Mundo Estranho.
 

Frase da Semana

"Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo'' George Santayana.

Vida de Professor

Hoje na História

7 de Janeiro

  •  1789 EUA: O país realiza a primeira eleição presidencial de sua história.
  • 1835 Período Regencial: Começa revolta da Guerra da Cabanagem, que proclama autonomia do Pará.
  • 1989 Japão: Morre Hirohito, 124° imperador japonês, após seis décadas de reinado, o mais longo do país.
  • 1994 Caso PC Farias: Paulo Cesar Farias é condenado a quatro anos de prisão por sonegação fiscal.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

As sete maravilhas do Mundo antigo

O Farol de Alexandria

O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito.
Com três estágios superpostos - o primeiro, quadrado; o segundo, octogonal; e o terceiro, cilíndrico -, dispunha de mecanismos que assinalavam a passagem do Sol, a direção dos ventos e as horas. Por uma rampa em espiral chegava-se ao topo, onde à noite ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância para guiar os navegantes.
Diz à lenda que Sóstrato procurou um material resistente à água do mar e por isso a torre teria sido construída sobre gigantescos blocos de vidro. Mas não há nenhum indício disso.
À exceção das pirâmides de Gizé, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

Em qual lugar a água do mar é mais quente?

Segundo o Guinness, o "livro dos recordes", a maior temperatura já registrada no oceano é 404 ºC. Só para dar uma idéia, o fogão da sua casa não passa de 300 ºC! Esse calor infernal foi medido no oceano Pacífico, a cerca de 480 quilômetros da costa oeste dos Estados Unidos. Mas você nunca vai conseguir nadar nessa temperatura escaldante. Isso porque o recorde foi medido a mais de 2 mil metros de profundidade, junto a uma fonte hidrotermal, um lugar em que o magma vulcânico fica muito próximo do leito do oceano, aquecendo brutalmente a água. Se você estiver a fim de dar um tibum nas águas de superfície mais quentes do planeta, pegue um avião até a região onde ficam países como Filipinas, Indonésia, Brunei e Timor Leste. Por lá, em qualquer época do ano você pode se banhar em águas que passam dos 30 ºC. Se você não quiser ir tão longe, dê uma chegadinha até o canal de Moçambique, entre o leste africano e a ilha de Madagascar. Nessa área, a água também costuma atingir temperaturas acima de 27 ºC - no sudeste do Brasil, por exemplo, a temperatura média é de 24 ºC. Tanto no sudeste asiático quanto na costa leste da África, a a água é quentinha porque as correntes marítimas que banham a região percorrem uma longa distância, partindo da costa oeste das Américas. Como boa parte do percurso rola na zona equatorial, as correntes recebem um monte de luz solar durante o trajeto. No final da viagem, as águas estão bem mais quentes que no resto do planeta. In: Mundo Estranho.

Hoje na História

06 de Janeiro
  • 1535 Peru: Fundação da cidade de Lima pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro.
  • 1914 Indústria: Henry Ford reduz tempo de montagem do modelo T e instaura a jornada de 8 horas.
  • 1945 II Guerra Mundial: Tropas da URSS ocupam campo de concentração de Auschwitz, na Polônia.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mito e lendas:Rômulo e Remo

Segundo a mitologia romana Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Conta a lenda, que Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia (ou Rhea Silvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa.

Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei tirano, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A correnteza os arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma loba, que teria os amamentado e cuidado deles até que estes foram achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como filhos.
Quando Remo tornou-se adulto se indispôs com pastores vizinhos, estes o tomaram e levaram a presença do rei Amúlio que o aprisionou. Fáustulo revelou a Rômulo as circunstâncias de seu nascimento, este foi ao palácio e libertou ao irmão, matou Amúlio e libertou seu avô Numitor. Numitor recompensou os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre. Os dois consultaram os presságios e seguiram até a região destinada a construção da cidade. Remo dirigiu-se ao Aventino e viu seis abutres sobrevoando o monte. Rômulo indo ao Palatino avistou doze aves, fez então um sulco por volta da colina, demarcando o Pomerium, recinto sagrado da nova cidade. Remo, enciumado por não ser o escolhido, zombou do irmão e, num salto, atravessou o sulco sendo morto por Rômulo, que o enterrou no Aventino.
Rômulo, após a fundação da cidade, preocupou-se em povoá-la. Criou o Capitólio um refúgio para todos os banidos, devedores e assassinos da redondeza. A notícia da nova cidade se espalhou e os primeiros habitantes foram chegando, principalmente Latinos e Sabinos. Rômulo, após longa batalha com os Sabinos, firmou acordo com Tito Tácio, seu rei e com este reinou sob uma só nação na grande cidade de Roma.
A Rômulo também é atribuído a instituição do Senado e das Cúrias. In: Sohistória.






Como foram escolhidos os nomes dos meses?

O calendário que usamos hoje é uma evolução do antigo calendário romano, no qual vários meses foram batizados com nomes de deuses pagãos. O primeiro calendário romano, criado no século 8 a.C., tinha só dez meses e ia de março a dezembro. Ainda no mesmo século foram acrescentados janeiro e fevereiro, ajustando o calendário ao ano lunar padrão, com 355 dias. Nessa época os 12 meses já haviam sido batizados com praticamente todos os nomes que usamos hoje. As exceções foram julho e agosto, que receberam esses nomes centenas de anos depois - entre os séculos 1 a.C. e 1 d.C. - quando o calendário romano já havia sido adaptado ao ano solar, com 365 dias.
DOS DEUSES AOS MORTAIS
Os líderes romanos Júlio César e Augusto foram os últimos a ser homenageados no calendário
JANEIRO
O nome deriva de Jano (Ianuarius, em latim), deus romano com duas faces e espécie de "porteiro celestial". A palavra latina ianua significa "porta", e o mês de janeiro representa justamente a entrada para um novo começo, um novo ano.
FEVEREIRO
O termo vem do latim februmm, que significa "purificar". Baseado também em um ritual de purificação romano, chamado februa, que acontecia sempre no 15º dia desse mês no antigo calendário criado pelos romanos.
MARÇO
A inspiração foi o deus da guerra, Marte - o nome do mês era martius, quando março abria o ano no primeiro calendário romano. No hemisfério norte, esse período corresponde ao início da primavera, época boa para o começo de campanhas militares.
ABRIL
Existem duas versões mais aceitas. Uma é que o mês vem de aperire, "abrir" em latim, o que lembraria a primavera e o desabrochar das flores. A outra versão vem de uma comemoração sagrada, aprilis, feita em nome de Vênus, deusa do amor.
MAIO
Nome baseado em comemorações que honravam duas deusas romanas identificadas com a primavera e com o crescimento de plantas e flores, Maia e Flora. As celebrações ocorriam no primeiro dia desse mês.
JUNHO
Outro mês com divergências sobre a origem do nome. Uma versão aponta que seria uma homenagem a Juno, deusa romana protetora da família e dos partos. Outra teoria diz que deriva do nome de um clã romano chamado Junius.
JULHO
No primeiro calendário romano, era chamado de quintilis, pois era o quinto mês do ano. Séculos depois, no ano 44 a.C., foi rebatizado em homenagem ao grande líder romano Júlio César (Julius Caesar, em latim), que fora assassinado.
AGOSTO
Como era o sexto mês do ano no velho calendário romano, recebia o nome de sextilis. Também foi rebatizado para homenagear outro grande líder, Augusto, que se tornou o primeiro imperador romano.
SETEMBRO A DEZEMBRO
Para esses meses faltou inspiração... Setembro vem de septem, que significa "sete"; outubro, de octo ("oito"), e assim por diante. Ou seja, eles conservaram no nome a mesma posição que tinham no primeiro calendário romano In: Mundo Estranho.

Hoje na História

4 de Dezembro


  •   1808 Imprensa: Criação da primeira tipografia no Brasil.
  • 1922 Índia: Prisão do líder pacifista Mahatma Gandhi, que organizou greve contra aumento de impostos.
  • 1954 Música: Para presentear a mãe, Elvis Presley paga 4 dólares para gravar seu primeiro disco.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sugestão de Filme

Teseu, o herói grego que inspirou Imortais
O novo filme dos produtores de 300 traz uma adaptação livre de um dos mitos mais populares da Grécia antiga. Descubra como surgiu e se disseminou uma lenda que está na origem da civilização   ocidental.

As sete maravilhas do Mundo Antigo

As Pirâmides de Gizé 

As três pirâmides de Gizé (ou Guiza, nome mais próximo do original - Gizé é um galicismo) ocupam a primeira posição na lista das sete maravilhas do mundo antigo.
Keóps, Quéfren e Miquerinos, foram construídas como tumbas reais para os reis Khufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto), que dão nome às pirâmides. A primeira delas, Queóps, foi construída há mais de 4.500 anos, por volta do ano 2550 a.C., chamada de Grande Pirâmide, a majestosa construção de 147 metros de altura foi a maior construção feita pelo homem durante mais de quatro mil anos, sendo superada apenas no final do século XIX (precisamente em 1889), com a construção da Torre Eiffel.
A grande diferença das Pirâmides de Gizé em relação às outras maravilhas do mundo é que elas ainda persistem, resistindo ao tempo e às intempéries da natureza, encontrando-se em relativo bom estado e, por este motivo, não necessitam de historiadores ou poetas para serem conhecidas, já que podem ser vistas.
O curioso é que as pirâmides de Gizé já eram as mais antigas dentre todas as maravilhas do mundo antigo pois, na época já fazia mais de dois mil anos que haviam sido construídas e são justamente as únicas que se mantém até hoje. In: Sohistória.



Hoje na História

3 de Dezembro
1924 Egito: Encontrado o sarcófago de Tutancâmon, dois anos após a descoberta da tumba do faraó.

1938 Comunicações: Estréia o programa de rádio A Hora do Brasil, depois chamado A Voz do Brasil.

1993 Desarmamento: Bush, dos EUA, e Yeltsin, da Rússia asinam acordo para reduzir arsenais nucleares. 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O corsário vermelho e a Vila de Santos

.
As relações entre a Inglaterra e os países ibéricos não eram das melhores no século XVI. As pilhagens dos ingleses aos navios portugueses e espanhóis aumentavam, com a conivência da rainha Elizabeth I (1533-1603). Foi neste cenário que um corsário inglês de 23 anos pôde abalar o território americano. Em 26 de dezembro de 1591, Thomas Cavendish, homem de origem nobre, invadiu e pilhou a Vila de Santos, no atual estado de São Paulo, onde permaneceu por dois meses.
Conhecido como corsário vermelho por ser um dos invasores que mais provocaram medo, Cavendish traumatizou os habitantes da Colônia, tanto os colonos como os índios que ali residiam. Alarmes falsos de novos saques e boatos sobre seu paradeiro rondaram a vila durante meses, mas ele nunca voltou. Enquanto a lenda percorria as mentes dos temerosos, o pirata enfrentava adversidades no Sul do continente para alcançar seu verdadeiro objetivo: atravessar o Estreito de Magalhães.
Os relatos divergem sobre o seu fim. Só há certeza sobre o fracasso dessa tentativa de travessia. Mesmo com o insucesso final, ele certamente marcou a população com sua invasão. Como consequência de sua estada, até hoje os habitantes procuram o tesouro perdido que supostamente ele teria enterrado no local.

Vida de Professor ...

Quem são os beduínos?

São um povo nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África. Os beduínos representam cerca de 10% dos habitantes do Oriente Médio e têm o nome derivado das palavras árabes al bedu ("habitantes das terras abertas") ou al beit ("povo da tenda"). O mais provável é que essa cultura tenha surgido ainda na Antiguidade, no norte da atual Arábia Saudita. A partir do século 7, porém, quando os árabes conquistaram o norte da África, os beduínos se dispersaram também nesse continente. Na Arábia, onde sempre viveram os grupos principais, as difíceis condições de vida no deserto geraram conflitos pelo uso de poços de água e pastagens, levando bandos de beduínos a eventuais ataques a caravanas e outras formas de roubo contra vizinhos e forasteiros. Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o estilo de vida desse povo começou a entrar em decadência. Submetidos ao controle dos governos dos países onde viviam, eles passaram a enfrentar dificuldades para perambular à vontade como nômades. O número de beduínos diminuiu e hoje o estilo de vida deles é cada vez mais sedentário. Entretanto, a fervorosa adesão ao islamismo e o caráter tribal das sociedades permanece. Cada grupo reúne várias famílias sob a liderança máxima de um chefe hereditário, conhecido como "xeque". As várias tribos também têm status diferentes. Algumas são consideradas "nobres", porque teriam importantes ancestrais. Outras, "sem ancestrais", servem as de maior status, com seus membros atuando como artesãos, ferreiros, artistas ou fazendo outros tipos de trabalho.

Panda vermelho invade casa na China

Uma família chinesa de Sichuan, sudoeste da China, ganhou um novo hóspede na semana passada. Um panda vermelho selvagem aproveitou que os donos da casa haviam deixado a porta aberta enquanto estavam tendo uma refeição do lado de fora e invadiu a residência.

Hoje na História

2 de Janeiro
  •   1833 Malvinas: Ingleses invadem as ilhas e declaram soberania sobre o território.
  • 1942 Estado Novo: Fernando de Noronha é declarada zona militar pelo governo.
  • 1959 Corrida Espacial: A União Soviética lança a primeira nave com destino à Lua.

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *