Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bandeiras e brasões



Hoje na História

30/ABRIL
Hitler suicida-se 1945
Neste dia o Führer Adolf Hitler suicida-se. Antes de iniciar o ataque à Europa, Hitler (1889-1945) assegurou aos seus seguidores que o Terceiro Reich duraria 1.000 anos. Doze anos depois, nas semanas prévias à libertação da Europa por parte dos aliados, Hitler retirou-se para o seu bunker por baixo da Chancelaria de Berlim enquanto o império nazista ruía. No dia seguinte ao casamento com a sua amante, Eva Braun, o casal suicidou-se através da ingestão de cápsulas de cianeto. Dois dias depois, soldados do Exército Vermelho encontraram os restos carbonizados dos seus corpos na cratera de uma bomba.

sábado, 28 de abril de 2012

Sugestão de filme

 O príncipe do deserto, retrata disputas por petróleo no mundo árabe do início do século XX,
 costumes tradicionais do mundo árabe, paisagens do deserto : esses são os ingredientes principais de O príncipe do deserto, filme dirigido por Jean-Jacques Annaud, Nos anos 1930, depois de uma luta de dois líderes guerreiros nos Emirados Árabes, a vitória do emir de Hobeika, Nesib (vivido por Antonio Banderas), lhe dá o direito de ditar os termos de paz para Ammar, sultão de Salmaah (interpretado por Mark Strong). O acordo entre os dois é deixar intocado o território batizado de Faixa Amarela. Em troca Nesib adota os filhos de Ammar, segundo os costumes tribais do local.Anos depois, um dos jovens quer conhecer a terra de seu pai ao mesmo tempo em que o homem que o criou descobre, por intermédio de um americano, a existência de petróleo na Faixa Amarela. Por ganância, Nesib arranja o casamento de sua filha com um dos filhos adotivos e tenta reconquistar o território do inimigo. O conflito rende batalhas espetaculares e uma história de amor entre o príncipe guerreiro que luta pela paz e sua irmã adotiva, Leyla (vivida por Freida Pinto).

 


 

Hoje na História

28/ABRIL
Mussolini é executado em Milão - 1945

Nesta data, Benito Mussolini, o líder fascista italiano é executado em Milão. Filho de uma professora de escola e um ferreiro comprometido com o socialismo, Benito Mussolini (1883-1945) foi uma criança introvertida - que lia mais do que falava, educado com influências do comunismo, o socialismo e outras formas de pensamento. Em 1902 iniciou a sua carreira política como radical socialista, circunstância que o levaria depois da eclosão da I Guerra Mundial a ser expulso do Partido Socialista por tentar envolver a Itália no conflito. Durante a disputa, alistou-se e lutou na frente italo-austríaca, fundou o Partido Fascista e declarou guerra ao socialismo. Em 1922 chegou ao cargo de Primeiro-ministro italiano. Admirando-se mutuamente, Hitler e Mussolini encontraram-se pela primeira vez em 1934. Ambos, profundamente anti-comunistas e anti-democráticos, apoiaram-se durante anos. Mussolini tentou transformar a Itália em outro Império Romano, mas o país rapidamente passou a ser uma marionete nas mãos do irmão mais velho: a Alemanha nazista. Derrotas esmagadoras no norte de África e na Grécia fizeram ruir o império de Mussolini e em 1943,  este foi obrigado a fugir e procurar a proteção da Alemanha quando o seu próprio governo se virou contra ele por ter invadido a Albânia sem consenso. Hitler protegeu-o durante algum tempo, mas Mussolini acabou por regressar ao norte de Itália. No dia 28 de Abril de 1945, enquanto os aliados e a resistência italiana libertavam os últimos redutos ocupados do país, alguns cidadãos furiosos dispararam contra ele pela rua. No dia seguinte, o seu corpo estava pendurado pelos pés, para que o mundo inteiro o pudesse ver.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Segredos do Big Ben



O nome  que batiza o relógio mais famoso do Mundo homenagea o sino em seu interior.
O nome do Big Ben, o  relógio mais famoso do mundo esta associado  ao principal sino encarapitado  na torre, um gigante  de metal de 13,7 toneladas cujas badaladas são ouvidas de hora em hora erguida entre 1843  e 1859,como parte dos esforços de reconstrução dos edifícios do Parlamento Britânico - um incêndio destruiu praticamente toda a construação anterior a 1834.O novo palácio foi erguido em plena era vitoriana,que marcou o apogeu do Imério Britânico e foi um período de extremo otimismo e ostentação-vem daí a falta de modéstia do Big Ben.A torre tem   96,3 m de altura e foi projetada em estilo neogótico por Augustus Pugin arquiteto inglês.

Hoje na História

1521 Grandes Navegações: Português Fernando de Magalhães morre durante circunavegação do globo.
 1855 Relações Exteriores: Brasil e Paraguai assinam um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.
1870 Venezuela: General Antonio Guzmán Blanco derruba o presidente José Tadeo Monagas.
 1978 Afeganistão: Presidente Mohammed Daud Kham é assassinado por rebeldes comunistas.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Desafio Histórico



Quem sou eu?

1. Sem disparar um único tiro,trouxe para o Brasil terras do tamanho da França (886 Km).
2.Sou nome de umacapital de estado brasileiro,e de uma cidade do Uruguai.
3.Fiqui famoso pelo meu título de nobreza, mas fui importante mesmo durante o período republicano,ah,eu era 100% monarquista.
4.Falando nisso,fui ministro durante 4 governos diferentes e fiquei 10 anos na função-até minha morte.
5.Se você quiser ser diplomata no Brasil,tem de fezer um curso em um instituto com meu nome.
6.Fui acusado de imperialista,mas não me importei.O autor da acusação era argentino.
7. Morri durante o carnaval - e a festa foi adiada para que eu pudesse ser homenageado no Rio de Janeiro. 


Hoje História

26/ABRIL
Acidente nuclear em Chernobyl - 1986
Neste dia, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobyl, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas. O episódio só foi confirmado pelas autoridades soviéticas após cientistas suecos terem denunciado os níveis de contaminação na atmosfera. O reator foi selado, mas oito toneladas de material radioativo já haviam vazado. Até hoje há casos de câncer e mutações genéticas atribuídos à contaminação. No ano 2000, foi desligado o último dos reatores úteis de Chernobyl e a unidade foi oficialmente fechada

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Edison não inventou a luz elétrica?



Thomas Alva Edison é considerado o maior inventor de todos os tempos, com sua 2332 patentes- de coisas úteis, como o gramofone e cinescópio, um avô do cinema. Mas pelo menos uma criação atribuída ao americano não é dele: a lâmpada elétrica. Em 1840, um advogado e juiz britânico chamado Willian Grove, cientista amador muito interessado em eletricidade, criou um lâmpada incandescente. O problema é que ela só conseguia funcionar por algumas horas. Grove abandonou o projeto, mas um jovem farmacêutico de Newcastle, Joseph Swan, viu uma demonstração da lâmpada de Grove e seguiu adiante.
A tecnologia da época não conseguia criar vácuo no bulbo das lâmpadas, o que tornava a vida útil delas bem reduzida, pois o filamento queimava depressa. Só em 1870 o problema foi resolvido. O químico alemão Hermann Sprengel inventou um aparelho batizado de bomba de mercúrio de sprengel,que reduziu o volume de ar no interior de uma câmara de cristal  a uma milionésima parte de seu tamanho.Na prática,o alemão havia criado uma bomba de vácuo.Swan retonou as pesquisas e criou um sistema de iluminação em 1877-pelo menos 8 meses antes da primeira lâmpada de Edison.
Edison conseguiu a patente da lâmpada, inclusive na Inglaterra. Famoso pela falta de escrúpulos roubou patentes e subornou jornalistas para obter reportagens favoráveis.In: AV.

Hoje na História

25/ABRIL
Criação da ONU - 1945
Nesta data, representantes de 47 países criam, na Conferência de São Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi resultado do esforço de visionários que buscavam a mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sugestão de Leitura


’1943 – Roosevelt e Vargas em Natal’, de Roberto Muylaert.


Sob o título ‘Onde a guerra deixou saudade’, a revista diz no subtítulo: – “Um novo livro reúne as histórias relacionadas à base aérea mantida pelos Estados Unidos em Natal durante a II Guerra e ao encontro que lá ocorreu entre Vargas e Roosevelt”.
No livro, segundo a sinopse, “o autor procura relatar um capítulo da história do Brasil moderno – o encontro de Roosevelt com Vargas em 28 de janeiro de 1943, na Base Aérea de Paranamirim, em Natal. Tratado como segredo de Estado e assunto de segurança nacional, a Conferência de Potengi, como foi posteriormente chamada, selou de vez a parceria entre Brasil e Estados Unidos (em plena II Guerra Mundial) numa teia de relações políticas e econômicas que ecoam até a contemporaneidade”.


Hoje na História

24/ABRIL
Início da Rebelião de Páscoa em Dublin, Irlanda. - 1916
Em Dublin, nacionalistas irlandeses liderados por Patrick Pearse (1879-1916) promovem a Revolta de Páscoa contra o governo britânico. Um grupo de irlandeses ataca as sedes das delegações do governo de Dublin e cercam o posto dos correios. Depois destes breves ataques proclamam a independência da Irlanda. Na manhã seguinte, a cidade parece estar sob o seu controle. Contudo, ao longo do dia 25, as autoridades britânicas lançam uma contra-ofensiva que se prolongou até ao dia 29, esmagando definitivamente a rebelião. Pearce e outros 14 nacionalistas foram executados por causa da sua participação na Revolta da Páscoa. Hoje em dia são considerados mártires e heróis por muitos irlandeses. O conflito armado continuou e, finalmente, em 1922, foi assinado um tratado de estado livre para a Irlanda, que conseguiu a sua independência. No entanto, o acordo não satisfez toda a todos uma vez que seis condados do norte da ilha permaneceram sob a coroa britânica, circunstância que deu origem ao IRA, o Exército Republicano da Irlanda.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A história das religiões: O budismo

O Budismo também compõe o quadro das religiões mais antigas do mundo. Tem como lider ou representante Siddhartha Gautama, ou Buda. Siddharta viveu e desenvolveu sua filosofia no nordeste do continente indiano entre os séculos VI e IV a. C. O Budismo pode ser dividido ou classificado em dois ramos: Theravada (“a doutrina dos anciões”), e Mahayana (“o grande veículo”). A tradição Theravada descende da escola budista Vibhajyavada do tronco Sthaviravada, sendo o mais antigo ramo da religião, e é bastante difundido em regiões como Sri Lanka e sudeste da Asía. Já a Mahayana é encontrada em toda Ásia oriental. O Budismo é considerado a quinta maior religião do mundo movimentando entre 230 e 300 milhões de fiéis em todo mundo. Os conceitos budistas são bastante complexos e visam o conhecimento do homem e sua natureza.
Exemplos:
• Carma: No budismo é à força de sansara sobre alguém. Sendo boas ou más ações, sementes são geradas na mente de cada individuo que irão aflorar nes-ta vida ou em um renascimento subsequente.
• Renascimento: refere-se a um processo em que os seres passam por uma su-cessão de vidas como uma das muitas formas de senciência. Cada renasci-mento ocorre em um dos seis reinos. São eles: Seres do inferno – Os que vivem em um dos muitos infernos. Preta - Reino onde os seres padecem necessidades. Animais – Espaço de divisão com os humanos, mas considerado como outra vi-da. Deva - Paraíso Semideuses – Demônios, Titãs, Antideuses. Seres Humanos – Onde é possível atingir o nirvana. A difusão do budismo a partir do seu local de nascimento espalhou-se para o norte e centro da Índia. Durante o reinado do imperador Mauria Asoka, que se converteu ao budismo, e liderava uma região parecida com a Índia contemporâ-nea, oficializou a religião. As inscrições budistas dividem-se em três chamados “triplo cesto de flores”. No entanto Buda não deixou nada escrito, um concílio foi feito, onde seus discípulos recitaram alguns ensinamentos diante de uma assembleia de monges. São eles:
1. Sutra Pitaka: agrupa os discursos do Buda tais como teriam sido recitados por Ananda no primeiro concílio. Divide-se por sua vez em vários subgrupos; 2. Vinaya Pitaka: reúne o conjunto de regras que os monges budistas devem seguir e cuja transgressão é alvo de uma penitência. Contém textos que mostram como surgiu determinada regra monástica e fórmulas rituais usadas, por exemplo, na ordenação. Estas regras teriam sido relatadas no primeiro concílio por Upali;
3. Abhidharma Pitaka: trata do aspecto filosófico e psicológico contido nos ensi-namentos do Buda, incluindo listas de termos técnicos. Quando se verificou a ascensão do budismo Mahayana, essa tradição alegou que o Buda ensinou outras doutrinas que permaneceram ocultas até que o mundo estivesse pronto para recebê-las; dessa forma a tradição Mahayana inclui outros textos que não se encon-tram no Theravada.Fonte: História Pensada,por Paulo Ulisses.

Hoje na História

23/ABRIL
Morre William Shakespeare - 1616
Nesta data morre aos 52 anos o escritor, poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Muitos o consideram um dos maiores autores da história, pelas suas tragédias eternizadas: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Rei Lear, Ricardo III e O Mercador de Veneza.

domingo, 22 de abril de 2012

Chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral ao Brasil - 1500

22/ABRIL

Neste dia, depois de 44 dias de viagem, a frota de 13 embarcações comandadas por  Pedro Álvares Cabral, avistava terra firme,chegava a baía de todos os santos onde hoje fica a cidade de Porto Seguro no Estado da Bahia,começa o iniico da colonização dos portugueses em uma nova parte do Novo Mundo,que posterioromente denominava a nova terra de Brasil.  

sábado, 21 de abril de 2012

Tiradentes: A Inconfidência Mineira


O Escrivão, então o mandato em voz alta: “Justiça que a rainha manda fazer a este infame, réu Joaquim José da Silva Xavier, pelo horroroso crime de rebelião e alta traição de que se constituiu chefe e cabeça na capitania de Minas Gerais...” (21 de Abril de 1792)
Este foi o ato de execução de um dos mártires da republica brasileira o famoso Tiradentes a população do Rio de Janeiro foi assistir o espetáculo em praça, este foi o personagem principal da famosa conjuração mineira ou inconfidência mineira esse movimento foi uma tentativa de independência do Brasil do julgo da coroa portuguesa isso ocorre nas minas gerais região de grande interesse português por causa das minas de ouro o motivo para tal revelia era entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.
              A vila Rica dos Poetas

A partir de 1780 Vila rica deixava de ser apenas uma pequena vila de mineiros e passou a ser um grandioso penedo do itacolomi, no sul de Minas, a cidade se constituía por grandiosas construções, como igrejas e casarões. Não era uma cidade: era uma obra de arte urbana. Mas a riqueza da cidade era fonte também de suas desgraças, submetida a uma forte cobrança de impostos tanto de entrada como de saída tudo era cobrado imposto, Vila Rica via a sua fortuna sair rapidamente dos seus domínios sendo levados para alem do mar, esse ouro chegava às mãos do Rei “Fulvo de Metal” que era assim conhecido Dom João V.
O que era mais perturbador que o Rei não fazia políticas nem para enriquecer a metrópole, desta forma a sociedade portuguesa alimentava um estado de pura revolta não demorando muito para explodir uma revolta.
Vila Rica havia alguma vantagem conseguia ela constituir uma sociedade urbana que possuía uma estrutura bem mais complexa, possuindo entre senhores e escravos uma “classe media” entre esses comerciantes, ourives, artistas, e poetas.
Outra possibilidade de uma classe intelectual era que os filhos dos senhores estudavam na Europa esses herdeiros dos mineradores bem-sucedidos lá tomaram contato com as ideias liberais republicanas, acompanhando o furor da revolução francesa e pela independência da primeira nação livre das Américas dos Estados Unidos. Um desses entrou em contado com Thomas Jefferson, naquela ocasião embaixador dos Estados Unidos na França, sondando para um possível apoio à independência do Brasil.
O começo da Conjuração
Em 1788 a Coroa Substituiu o corrupto governador Luiz da Cunha Meneses por Luiz Antônio Furtado de Mendonça visconde de Barbacena, ele chegou com ordens que expressas para aplicar o alvará de dezembro de 1750 a onde a mina precisava pagar 100 arrobas (ou 1500 quilogramas) ouro por ano para a coroa.
Caso não atingisse o ideal seria então cobrado a derrama que seria extraída o imposto extra da população ate completar sem arrombas a derrama seria cobrada em 1789. Em 1788 alguns personagens dessa história encontraram para uma reunião conspiratória contra a coroa três tipos de homens estavam nessa reunião; intelectuais como José Álvares Maciel, entusiastas como o alferes Joaquim José da Silva Xavier ( que era atraído pelas ideias de Maciel). E na maioria mineradores endividados todos estavam o mais endividado Joaquim Silvério dos Reis, estavam todos convictos em rebelar contra a coroa.
Ficou acertado que no dia que fosse decretada a derrama, uma revolução eclodiria. Os planos desse golpe eram vagos, mas ficou acertado que a revolta levaria a fundação, em Minas, de uma república independente, cuja capital seria São João Del Rei. O distrito Diamantino seria liberado, assim como a exploração do Ferro e a industrialização. Seriam construídos hospitais, criada a universidade e abolida a escravidão, o governo seria entregue a Tomas Antonio consagra, por três anos e depois teria eleições livres.
O Fim da Conjuração
Mas o que foi planejado não ocorreu apesar da conjuração ser uma luta em busca da liberdade no Brasil, esta liberdade seria para poucos essa conspiração dos mineiros seria apenas um movimento para os oligarcas, sendo invocado o o nome do povo como justificativa.
Mas o plano não deu certo e em fevereiro de 1789, Barbacena suspendeu a derrama os inconfidentes desarticularam e por fim Joaquim Silvério dos Reis denunciou a trama – para obter o perdão das suas dividas. Em Maio do mesmo ano os acusados foram presos um por um e enviados para o Rio de Janeiro.
O Destino dos Conspiradores
A sentença foi meticulosamente preparada durando o processo 18 horas e ocorreu em meio a grande confusão na presença dos dezoito ocusados, depois de muita tensão a sentença foi, que sete inconfidentes foram condenados ao degredo e onze condenados à morte.
Alvarenga Peixoto, Jose Álvares Maciel, Luiz vás de Toledo Pisa, Francisco Antonio de oliveira Lopes, Francisco de Paula Freire de Andrade e Domingos de Abreu Vieira partiram para o exílio em Angola.
Os conjurados Tomás Antônio Gonzaga, Vicente Vieira da Mota, José Aires Gomes, Joao da Costa Rodrigues, Vitoriano Gonçalves e Salvador de Amaral Gurgel foram para Moçambique.
Te todas as sentenças originais, apenas uma foi mantida: aquela que condenava à morte e a Infâmia o alferes Joaquim José da Silva Xavier órfão de pai e mão desde dos dez anos, Tiradentes fracassaram a vida toda em suas profissões e por um tempo foi até dentista foi um dos mais entusiasmado da inconfidência, mas sem duvida o papel de Tiradentes foi sempre o menor ainda mesmo por isso mesmo era o bode expiatório e a coroa pegou ele de exemplo.
A sentença de Tiradentes era essa: “Pelo abominável intento de conduzir os povos da capitania de Minas a uma rebelião, os juízes deste tribunal condenam ao citado réu a que, com baraço e pregão, seja conduzido pelas ruas publicas ao lugar da forca e nela morra a morte natural para sempre, e que depois de morto lhe seja cortada a cabeça e levada a vila rica, onde em o lugar mais publico dela será pregada, em poste alto até que o tempo a comsuma; e o seu corpo será dividido em quatro quartos, e pregada em postes, pelo caminho de minas onde o réu teve suas infames práticas, até que o tempo também os consuma; e declaram o réu infame, e seus filhos e netos, e os seus bens aplicam para o fisco, e a casa em que vivia em Vila Rica será arrasada e salgada, para que nunca mais no Chão se erguerá um padrão, pelo qual se conserve a memória desse abominável réu”
Sua memória não ficou apenas para a família mas para um pais inteiro por séculos, desta forma o Brasil ganhava o seu Cristo cívico. E um Judas Silvério dos reis, desprezado pelo resto de sua vida.
O Mito de Tiradentes
Mas com o tempo depois de um século Tiradentes seria transformado em o Grande Símbolo da Republica que nascia a partir de 1873 historiadores o transformaria numa espécie de cristo cívico, por ambas história terem um caráter de enredo muito próximo até no momento de retratar Tiradentes utilizaram de um figura próxima a Jesus, pouco se sabe de fato da feição de Tiradentes mas tais fatos eram relegados e desta forma foi fabricado o mito de Tiradentes e por mais de dois século usam Tiradentes como símbolo de liberdade e de luta.In: História Interessante.

Hoje na História

21/ABRIL
Tiradentes é enforcado no Rio de Janeiro - 1792
Nesta data um dos participantes da revolta anti-colonialista, Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado e esquartejado. Entre os protestos da revolta, estavam os altos impostos cobrados por Portugal. As influências vinham do Iluminismo e dos liberais franceses.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Quem foi Tutankamon?

Foi um faraó egípcio que viveu há mais de 3 mil anos. Hoje ele é famoso no mundo todo e virou quase um sinônimo de Egito antigo, mas quando esteve no poder foi um faraó discreto. Então por que ele ficou tão popular? Tudo começou em 1922, quando o arqueólogo inglês Howard Carter descobriu uma tumba quase intacta no Vale dos Reis, perto da cidade egípcia de Luxor. Lá estava enterrada a múmia de Tutankamon. É claro que muitas outras tumbas já haviam sido achadas antes por arqueólogos, mas nenhuma delas permaneceu tão preservada da ação de saqueadores ao longo dos séculos como a de Tutankamon. Foi esse inédito tesouro arqueológico, recheado de um rico mobiliário e obras de arte, que fez a fama de um faraó precoce, mas não tão importante na história egípcia. Ele subiu ao trono por volta do ano 1330 a.C., quando tinha só 9 anos de idade. Seu curto reinado foi dominado pela influência de tutores e Tutankamon morreu com apenas 18 anos, em meio a crises econômicas e políticas. "Embora haja algumas evidências de que ele poderia ter sido assassinado, a precisa causa de sua morte permanece desconhecida. Mas a tese de assassinato ganha cada vez mais adeptos entre egiptólogos, em detrimento da antiga crença de que tenha morrido de tuberculose",

Hoje na História

20/ABRIL
Nasce Adolf Hitler - 1889
Neste dia nasceu Adolf Hitler, na cidade austríaca de Braunnau. Foi líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Acabou como chefe de governo do país, difundindo o nazismo. Com a sua política expansionista, provocou ainda a II Guerra Mundial.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

História do dia do Ìndio


Elisonaldo Câmara- Profº de História.

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Hoje na História

19/ABRIL
Morre Charles Darwin - 1882

Nesta data morre o biólogo britânico autor de "A Origem das Espécies", base da teoria moderna da evolução das espécies.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A linha do tempo do Santo Sudário


Elisonaldo Câmara – Profº de História.

O  manto sagrado que  cobriu  Jesus Cristo após a crucificação em Jerusalém fez um longo trajeto até chegar  a cidade de Turim na Itália,onde o manto está desde , fim do século XVI,o trajeto do Sudário foi reconstituído por historiadores com base  na crença de que um tecido marcado  com o rosto de Jesus e cultuado na antiguidade é o lençol que esta guardado n Itália.

·         33 a 36- Tadeu, seguidor de Cristo, levou o manto que cobriu o corpo de Jesus para Edessa, na antiga mesopotâmia, hoje na Turquia. Lá o rei Abgar V teria se curado de lepra depois de venerar o lençol por dez dias.

·         57 - quando o pagão Ma’nu VI assumiu o poder, o pano foi escondido.

·         525-Uma inundação destruiu Edessa, e,durante a reconstrução da cidade,o manto reapareceu sob os escombros de uma muralha de pedra.

·         943-944- O exército de Constantinopla invadiu Edessa, mas poupou a cidade em troca dolinho sagrado. O manto  foi levado então para a capital do Império Bizantino.

·         1208- Durante  a quarta Cruzada,nos saques a Constantinopla,o francês Othon de La Roche se apropriou do Sudário e o levou para Besançon,na França.

·         1340- descendente e herdeira de othon de La Roche, Jeannme de vergy,ao se casar com Geoffrey I de Charny,levou o manto para a cidade de Lirey,também na França.

·         1355- Henrique de Poitiers,bispo de Lirey,proibiu a veneração do manto.

·         1389 – Foi autorizado a exposição permanente do sudário na igreja de liery,desde que o manto fosse tratado  apenas como uma representação da mortalha de Jesus- e não como uma relíquia.

·         1453- Em troca de dinheiro e de um castelo,Margaret,descendente de Jeanne,entregou o pano a Luís de Savoia,príncipe de Piemonte,que guardou na capela do castelo de Chambéry,na França.

·         1516- Francisco I,rei da França,visitou Chambéry para venerar o sudário.

·         1534 – Feiras clarissas repararam o manto com cerca de vinte remendos e um forro, depois de um incêndio na capela de Chambéry, dois anos antes.

·         1578 - O duque Emmanuel Phillibert da família Savoia, levou o linho para Turim.


Hoje na História

18/ABRIL
Nasce Monteiro Lobato - 1882
                    
Nesta data nascia José Bento Monteiro Lobato (18/04/1882-04/07/1948), jornalista, escritor, tradutor e editor. Criador de personagens inesquecíveis como Emília, Visconde de Sabugosa, Jeca Tatu, entre outros, é um dos principais nomes da literatura infanto-juvenil brasileira.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Cleópatra - A mais famosa rainha do Egito


Cleópatra é uma das mulheres mais conhecidas da história da humanidade e um dos governantes mais famosos do Egito, tendo ficado conhecida somente como Cleópatra. Nunca foi a detentora única do poder em sua terra natal - de fato co-governou sempre com um homem ao seu lado: o seu pai, o seu irmão (com quem casaria mais tarde) e, depois, com o seu filho. Contudo, em todos estes casos, os seus companheiros eram apenas reis titularmente, mantendo ela a autoridade de fato.
Cleópatra nasceu em 69 a.C., na cidade de Alexandria, fundada por Alexandre, o Grande no delta do Nilo e que nos séculos anteriores ao nascimento de Cristo desempenhou o papel de metrópole cultural, artística e econômica do Mediterrâneo Oriental. Embora fosse egípcia por nascimento, pertencia a uma dinastia macedônica que se estabelecera no Egito em 305 a.C., quando o general macedônio Ptolomeu tomou o título de rei. Era filha do rei Ptolomeu XII Auleta e da rainha Cleópatra V. Apesar da origem estrangeira da dinastia à qual pertencia, Cleópatra foi a única da sua dinastia a dominar a língua egípcia.
Cleópatra foi a última Rainha da Dinastia ptolomaica que dominou o Egito após a Grécia ter invadido aquele país. Subiu ao trono egípcio aos 17 anos de idade, após a morte do pai.
                          Tinha uma grande preocupação com o luxo da corte e com a vaidade. Costumava enfeitar-se com jóias de ouro e pedras preciosas (diamantes, esmeraldas, safiras e rubis), que encomendava de artesãos ou ganhava de pessoas próximas e familiares.

A morte de Cleópatra

Muitos textos antigos afirmam que ela tenha sido morta por meio de uma picada de cobra. (resta saber se por uma NAJA, ou uma VÍBORA). A Naja possui um veneno mais letal e sua picada é de difícil identificação. Já a Víbora provoca um inchaço grotesco, e, por esta razão, a morte por meio de uma víbora é descartada por estudiosos.
                          A morte por meio da picada da naja evitaria a exposição de Cleópatra num triunfo romano, conforme desejo de Otaviano. Cleópatra estava confinada num dos quartos do palácio e, tudo que era levado até ela era inspecionado para evitar seu suicídio. Mas de alguma forma, ela conseguira se matar conduzindo uma de suas mãos a uma "compota" onde uma naja estaria entre os frutos. Quando os soldados romanos de Otaviano entraram no quarto da rainha, ela já jazia morta e vestida com trajes reais. Otaviano nada pode fazer a não ser expor para seu poderio militar um retrato da rainha Cleópatra.

Os dois filhos gêmeos de Cleópatra perderam-se na história. Otaviano matou Cesário, impedindo definitivamente qualquer chance de prosperidade política para o filho da rainha. Alexandria deixou de ser um lugar dedicado ao saber, passando a ser uma mera província romana no Egito. Mas Cleópatra nunca fora esquecida. Ela era a rainha do antigo Egito.
Registros apontam que a combinação de: espiritualidade, determinação e inteligência tornaram Cleópatra à mulher mais famosa do mundo.

Hoje na História

17/ABRIL
Morre Benjamin Franklin - 1790
Neste dia morreu Benjamin Franklin, diplomata e inventor norte-americano, nascido na Filadélfia (EUA). Franklin foi quem descobriu a bioeletricidade e inventou os pára-raios, usados até hoje, após uma experiência com uma pipa em uma tempestade. Seu interesse pela ciência coincidiu com o início de sua atividade política em 1775, com a missão de defender os interesses da Pensilvânia. Participou ativamente do processo de independência das colônias britânicas da América, intervindo na redação da Declaração de Independência, em 1776, junto a Jefferson y J. Adams, e viajou à França em busca de apoio para a campanha contra as tropas britânicas. Fundador de um jornal, foi responsável pela primeira emissão de papel-moeda nas colônias britânicas da América, em 1727.

sábado, 14 de abril de 2012

O mistério do Santo Sudário

Elisonaldo Câmara-Profº de História.
            Baseado na doutrina Cristã, o Santo Sudário é um manto de linho de quase 4,5 metros de altura e 1,5 metros de largura, que segundo a tradição teria sido usado para cobrir o corpo de Jesus Cristo após a crucificação, está guardado na capela real da catedral de Turim, na Itália, ele está na catedral há 434 anos. Para os cristãos, o Sudário é mais valioso e legitima relíquia da cristandade.
            A polêmica da veracidade do Santo Sudário envolve grupos de especialistas que se dedicam ao estudo do manto sagrado, os céticos têm tido uma visão preconceituosa em relação a relíquia mais valiosa do Cristianismo, não discutem  o valor do Sudário como símbolo da fé,mas sua legitimidade que foi debatida ao longos de séculos,recentemente alguns estudos parecem fornecer evidências que o lençol não passava  de uma fabricação feita para enganar os crentes ainda na Idade Média.Já o grupo dos crentes que o manto de Turim é a mortalha do corpo de Jesus Cristo que foi sepultado no Sepulcro,o Santo Sudário é beatificado,uma relíquia sacramentada pela fé que não pode ser desacreditada pela ciência.O lençol foi no decorrer de séculos a pólvora que ajudou a incendiar a propagação da fé cristã.O culto ao Sudário ajudou ao cristianismo a se transformar na maior religião do mundo,foi tomado como prova da Ressurreição de Cristo.
            Se o Santo Sudário se revelar algum dia definitivamente verdadeiro, para os crentes não deverá  fazer muita diferença,para os não católicos,poderá resultar em novas conversações.

Hoje na História

Abraham Lincoln é assassinado por John Wilkes Booth - 1865

No dia 14 de abril de 1865, Abraham Lincoln foi assassinado num teatro. O 16º presidente dos EUA impediu a divisão do país em norte e sul e entrou para a história como abolicionista. Às 22:15 horas de 14 de abril de 1865, no Teatro Ford, pouco antes do último ato da peça Our American Cousin ("Nosso primo americano") a porta do camarote onde estavam o presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, e sua esposa, abriu-se de repente e Lincoln foi baleado na nuca pelo ex-ator John Wilkes Booth. Assim foi assassinado o 16º presidente dos EUA, que impediu a divisão do país em norte e sul e entrou para a história como abolicionista.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Quem foi Buda?

Principe oriental (563-483 a.C.). Abandonou a família e as riquezas do seu palácio para meditar e criar uma das mais importantes religiões orientais.
Entre as grandes religiões do mundo que contam com o maior número de seguidores, duas (o Judaísmo e o Hinduísmo) têm raízes na Antiguidade e, por isso, não possuem um fundador específico. Mas as outras três (Budismo, Cristianismo e Islamismo) têm origens mais recentes e há registros de quem as estabeleceram. O fundador do Budismo chama-se Sidarta Gautama, que nasceu em Lumbini, no norte da índia (hoje Nepal). Ele era filho de um abastado rajá e se casou muito jovem, aos dezesseis anos de idade, com uma prima da mesma idade. Sidarta foi criado num ambiente luxuoso palácio e cercado de conforto material. Mas isso não lhe bastava e ele vivia insatisfeito. Ao seu redor, a maioria das pessoas era pobre e sempre passava necessidade. Mesmo entre os ricos, havia pessoas infelizes. E a morte era certa para todos. Sidarta decidiu, então, criar uma nova filosofia religiosa, que livrasse o espírito, senão o corpo, das aflições mundanas Aos 29 anos de idade, ele teve várias visões e se convenceu de que deveria abandonar o palácio, sua esposa e seu filho recém-nascido, renunciar a todas as propriedades mundanas e sair, com um andarilho, em busca da "verdade". Ele visitou muitos religiosos e passou anos jejuando e meditando com o objetivo de superar todos os desejos do corpo, incluindo a fome, e adquirir o total controle de sua mente. Depois percebeu que isso não adiantava nada e voltou a se alimentar normalmente.
A verdade que Sidarta tanto perseguia lhe apareceu numa noite de maio, por volta de 528 a.C., quando, sentado sob uma árvore, ele recebeu o que os budistas chamam pelo nome de Iluminação. Sidarta compreendeu que os sofrimentos poderiam ser derrotados. Uma das doutrinas básicas do Hinduismo é o ciclo da reencarnação. As almas de todas as coisas vivas que morressem renasceriam em outras coisas vivas. Este ciclo continua para sempre, com a alma evoluindo desde um inseto, passando por um animal, até chegar à forma humana. Se um homem é ruim durante sua vida, ele renasceria como uma forma de vida inferior. Se não, ele renasce como outra pessoa. Este ciclo de reencarnação é infinito, mas Sidarta concluiu que, ao seguir o caminho correto (dharma) da meditação e devoção, a alma poderia chegar ao nirvana, um estado final não diferente do conceito judaico-cristão de Paraíso.
Sidarta adotou o nome de Buda, que significa "o iluminado", e saiu pelo mundo para ensinar sua filosofia. Após sua morte, seus seguidores espalharam a filosofia budista pela Ásia, encontrando na China, no Japão e no sudeste da Ásia um número de adesões muito maior do que na própria Índia. Hoje, há quase 300 milhões de budistas no mundo, 99,5% deles na Ásia.


Hoje na História


13/ABRIL
Primeira execução do Hino Nacional Brasileiro - 1931

Neste dia é executado pela primeira vez o Hino Nacional Brasileiro. O Hino Nacional é um  canto patriótico associado a cerimônias públicas. Constitui a exteriorização musical que proclama e simboliza uma Nação. Apenas a partir do século XIX os povos da Europa criaram o hábito de cantar seus hinos, quando um movimento de opinião levou a que cada estado estabelecesse uma composição, com letra e música que fosse representativa e oficial. Até então os povos e os exércitos conheciam apenas os cantos e os toques guerreiros próprios de cada corpo e as canções relativas aos acontecimentos dignos de memória. A letra do Hino Nacional do Brasil foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 - 1927) e a música é de Francisco Manuel da Silva (1795-1865). Tornou-se oficial no dia 1 de Setembro de 1971, através da lei nº 5700. Existe uma série de regras que devem ser seguidas no momento da execução do hino. Deve ser executado em continência à Bandeira Nacional, ao presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. É executado em determinadas situações, entre elas: cerimônias religiosas de cunho patriótico, sessões cívicas e eventos desportivos internacionais.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nascer em Roma

Ser bebê em Roma não era nada fácil! Talvez fosse a etapa da vida mais difícil a vencer. O todo-poderoso pai da família era quem primeiro determinava o destino do recém-nascido: viver ou morrer?
Ao nascer, o bebê era colocado no chão. Se o pai reconhecesse o filho como seu, ele o tomava nos braços e o levantava para todo mundo ver. Isso queria dizer  que o bebe estava  salvo. Caso ficasse no chão, era abandonado ou morto. Isso significava que ele tinha algum defeito físico ou então que não podia ser educado pelos pais (quando eram muito pobres). Mas nem tudo estava perdido, pois a criança poderia ser educada por alguém menos pobre da família ou ser “aproveitada” por um mercador de escravos.
Os bebês em Roma eram tratados de forma muito severa e estranha.
Logo no primeiro mês, para que ficasse durinha, a criança era enfaixada dos pés ao pescoço (pernas e braços ficavam presos); no segundo mês, apenas o braço direito era liberado, só assim ela não viraria canhota. Diariamente o bebê recebia  um banho de água fria para não ficar mole. Em seguida, recebia uma massagem no rosto e no corpo.
Aos três anos,  a criança era separada de sua ama-de-leite (mulher que amamenta). Dissemos criança, mas, na verdade, nem isso ela era considerada. Só depois de de aprender a falar, comer e andar é que poderia ser considerada como tal. Recebia então um coração (podia ser uma bola), em ouro ou em coro, que era pendurado em seu pescoço. Dentro dele, uma espécie de figa ou amuleto, para afastar os maus espíritos.

Hoje na História

12/ABRIL
Missão Espacial - 1961


Nesta data a primeira missão espacial tripulada, a cápsula soviética Vostok 1, é lançada e transformou o coronel Yuri Alekseyevich Gagarin no primeiro homem no espaço a completar uma órbita em 89,1 minutos. Foi a primeira experiência humana a defrontar-se com algo fora do Planeta Terra.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

A história lendária de: Rômulo e Remo


Segundo a mitologia romana Rômulo e Remo são dois irmãos gêmeos, um dos quais, Rômulo, foi o fundador da cidade de Roma e seu primeiro rei. Conta a lenda, que Rômulo e Remo, eram filhos do deus grego Ares, ou Marte seu nome latino, e da mortal Réia Sílvia (ou Rhea Silvia), filha de Numitor, rei de Alba Longa.
  Amúlio, irmão do rei Numitor, deu um golpe de estado, apoderou-se da coroa e fez de Numitor seu prisioneiro. Réia Sílvia foi confinada à castidade, para que Numitor não viesse a ter descendência. Entretanto Marte desposou Réia que deu a luz aos gêmeos Rômulo e Remo. Amúlio, rei tirano, ao saber do nascimento das crianças as jogou no rio Tibre. A correnteza os arremessou à margem do rio e foram encontrados por uma loba, que teria os amamentado e cuidado deles até que estes foram achados pelo pastor Fáustulo, que junto com sua esposa os criou como filhos.
Rômulo e Remo e o mito da fundação.
Quando Remo tornou-se adulto se indispôs com pastores vizinhos, estes o tomaram e levaram a presença do rei Amúlio que o aprisionou. Fáustulo revelou a Rômulo as circunstâncias de seu nascimento, este foi ao palácio e libertou ao irmão, matou Amúlio e libertou seu avô Numitor. Numitor recompensou os netos dando-lhes direito de fundar uma cidade junto ao rio Tibre. Os dois consultaram os presságios e seguiram até a região destinada a construção da cidade. Remo dirigiu-se ao Aventino e viu seis abutres sobrevoando o monte. Rômulo indo ao Palatino avistou doze aves, fez então um sulco por volta da colina, demarcando o Pomerium, recinto sagrado da nova cidade. Remo, enciumado por não ser o escolhido, zombou do irmão e, num salto, atravessou o sulco sendo morto por Rômulo, que o enterrou no Aventino.
Rômulo, após a fundação da cidade, preocupou-se em povoá-la. Criou o Capitólio um refúgio para todos os banidos, devedores e assassinos da redondeza. A notícia da nova cidade se espalhou e os primeiros habitantes foram chegando, principalmente Latinos e Sabinos. Rômulo, após longa batalha com os Sabinos, firmou acordo com Tito Tácio, seu rei e com este reinou sob uma só nação na grande cidade de Roma. 



Hoje na História

11/ABRIL
Deposto o ditador Idi-Amin - 1979


 Ditador de Uganda Idi Amin Dada foge de Kampala enquanto as tropas da Tanzânia e forças da Frente de Libertação Nacional de Uganda se aproximam dele. Dois dias depois, Kampala cai perante os rebeldes, abrindo a passagem a um governo de coligação composto por alguns políticos que regressaram do exílio. Amin, chefe do exército e da aviação de Uganda desde 1966, tinha assumido o controle do país africano em 1971. Ditador tirano extremamente nacionalista, durante o seu mandato promoveu o genocídio das tribos Lango e Acoli. Igualmente, em 1972, expulsou todos os Asiáticos que não tinham pedido previamente a nacionalidade ugandesa. Cerca de 60.000 Hindus e Paquistaneses viram-se obrigados a fugir do país, provocando o colapso da economia ugandesa já que representavam o grupo da mão-de-obra da nação. Em Outubro de 1978, Idi Amin lançou sem êxito uma campanha armada contra a Tanzânia, num esforço por distrair a atenção dos problemas internos do seu país. No ano seguinte, oito anos de governo caótico terminavam subitamente quando o exército da Tanzânia e grupos ugandeses anti-Amin derrubaram o seu regime. Amin, de crenças muçulmanas, escapou para a Líbia e posteriormente estabeleceu-se na Arábia Saudita. É responsável pela morte de mais de 300.000 ugandeses.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Titanic: 100 anos depois

O Titanic foi lançado ao mar em 10 de abril de 1912 sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão de chegada a seu destino era de uma semana, mas essa viagem nunca terminou acontecendo uma tragédia que entraria para a história humana como sendo uma das suas maiores ele foi atingido por iceberg e poucas horas depois aconteceu o naufrágio.
Para seu tempo o Titanic era considerado a grande obra da engenharia pós moderna e por isso foi considerado o navio que jamais naufragaria, o navio tinha 270 metros e era constituído por campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de 'Café Parisiense', era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.
O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith, que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países.
A viagem transcorreu calma durante 4 dias, durante esse tempo o navio era alertado por outros que os mares do Atlântico estava cheio de icebergs e que seria melhor ter cautela, mas mesmo assim o comandante mandou manter a velocidade máxima 40Km horários.Até que topou de cara com o grande iceberg de imediato as medidas foram tomadas para evitar o naufrágio, mas as medidas usadas não foram precisas e o barco bateu contra a imensa montanha de gelo rasgando o casco do navio.De imediato foi dado a ordem de abandonar o navio, mas os barcos eram insuficentes para todos os tripulantes apenas 20 boates que caberiam 1178 mas os boates não saíram com sua capacidade máxima é apenas 750 se salvaram o restante da tripulação morreram e apenas alguns sobreviveram. Muitas pessoas se perguntam como um navio tão grande e luxuoso afundou em sua primeira viagem os historiadores dizem que as condições climáticas e a imprudência dos marinheiros por não terem naquela noite binóculos para observar o oceano.
Em 1985 o explorador Robert Ballard encontrou o lugar do naufrágio do Titanic no fundo do Oceano Atlântico. Estando os restos dessa imensa maquina de transporte a 3,5 e meio no fundo do mar.

Qual a diferença entre comunismo e socialismo? Existiu algum país realmente comunista?

As expressões "comunismo" e "socialismo" recebem significados nem sempre muito precisos. Numa explicação bem resumida, daria para dizer que, segundo a teoria marxista, o socialismo é uma etapa para se chegar ao comunismo. Este, por sua vez, seria um sistema de organização da sociedade que substituiria o capitalismo, implicando o desaparecimento das classes sociais e do próprio Estado. "No socialismo, a sociedade controlaria a produção e a distribuição dos bens em sistema de igualdade e cooperação. Esse processo culminaria no comunismo, no qual todos os trabalhadores seriam os proprietários de seu trabalho e dos bens de produção".
Mas essas duas expressões também pode assumir outros significados. "Pode-se entender o socialismo, num sentido mais limitado, significando as correntes de pensamento que se opõem ao comunismo por defenderem a democracia. Em contraposição, o comunismo serviria de modelo para a construção de regimes autoritário. Os especialistas são quase unânimes em afirmar que nunca houve um país comunista de fato. Alguns estudiosos vão mais longe e questionam até mesmo a existência de nações socialistas. Os países ditos comunistas, como Cuba e China, são assim chamados por se inspirarem nas idéias marxistas.
Contudo, para seus críticos de esquerda, esses países sequer poderiam ser chamados de socialistas, por terem Estados fortes, nos quais uma burocracia ligada a um partido único exerce o poder em nome dos trabalhadores. Logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), formou-se na Europa, sob liderança da União Soviética, um bloco de nações chamadas de comunistas. "Esses países tornaram-se ditaduras, promovendo perseguições contra dissidentes. A sociedade comunista, justa e harmônica, concebida por Marx, não foi alcançada.

Hoje na História

10/ABRIL
Zapata é assassinado no México - 1919
Emiliano Zapata, dirigente dos camponeses e dos indígenas durante a revolução mexicana, é assassinado durante uma emboscada em Morelos. Filho de camponeses, Zapata não teve outro remédio senão alistar-se no exército, em 1908, numa tentativa de recuperar as terras do povo usurpadas por um latifundiário. Após o início da revolução, em 1910, convocou um exército de camponeses no estado do sul de Morelos sob o grito de "Terra e Liberdade". Ao pedir apenas simples reformas agrárias, as suas guerrilhas foram capazes de enfrentar o governo mexicano dirigido por Madero, mais tarde por Victoriano Huerta e, finalmente, por Venustiano Carranza. Zapata e os seus seguidores nunca ganharam ao governo mexicano, mas nos territórios que eles controlavam redistribuíram a terra e elaboraram um sistema de ajuda para os lavradores mais pobres. A influência de Zapata prolongou-se além da sua morte, e os seus princípios sobre a reforma agrária, conhecidos como zapatismo, continuam vivos para grande parte da povoação mexicana de hoje em dia.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Santos Dumont (1873-1932?


O mais notável é importante inventor brasileiro. No Brasil e na França ele é considerado como o Pai da Aviação. Sua grande façanha foi fazer um aparelho mais pesado que o ar conseguisse erguer voo. Isso aconteceu em 23 de outubro de 1906 no Campo de Bagatelle.
Movido à propulsão própria, o 14 Bis conseguiu realizar um voo com mais de 50 metros de distância, a 2 metros de altura do chão, durante 7 segundos, diante de uma comissão fiscalizadora do aero clube da França que premiou santos Dumont em dinheiro.
Nos outros países do mundo os irmãos Wright são considerados os pioneiros da aviação por terem voados antes de Santos Dumont, a diferença dos dois aviões e que os dos irmãos Wright foi catapultado contra o vento e somente depois conseguiu –se sustentar no ar.
Mesmo depois do grande sucesso do 14 bis em 1906, o aviador não parou de tentar aperfiçõar sua maquina voadora mais tarde ele testou o aeroplano chamado de Modemiselle, desse modelo saíram quase todos os aviões fabricados depois.
Mas aos poucos o genial Santos-Dumont começa a dar sinais de depressão, aliada aos terríveis sintomas de uma doença que provocava fraqueza nas pernas e braços ele vai a suíça fazer tratamento depois que volta ao Rio de janeiro na cidade de Petrópolis, o Brasil estava em guerra interna , ao ver os aviões que ele inventado, sendo usado para fins militares ele se mata no enforcado no banheiro do Hotel La Plage, no Guarujá ele tinha 59 anos.In:História Interessante.

Hoje na História

9/ABRIL
A Alemanha invade a Noruega - 1940

A Alemanha nazista invade a Noruega durante a II Guerra Mundial, surpreendendo tanto os Noruegueses como os defensores britânicos, e assentando-se em vários pontos estratégicos da costa norueguesa. Tropas alemãs entram na Dinamarca através de diferentes pontos da costa. Durante as fases preliminares da invasão, Vidkun Quisling, líder de um partido norueguês de crenças nazistas, atuou como apoio para os invasores alemães, procurando as principais vias de comunicação, difundindo rumores falsos e ocupando bases militares e outras localizações. Em Junho, a Noruega caiu definitivamente perante os Alemães. Quisling passou a ser a cabeça visível de um governo dirigido pelos nazistas, perante o qual rapidamente se organizou a resistência, sendo o mais efetivo da Europa ocupada. Após a rendição da Alemanha, em 1945, Quisling foi preso, julgado e condenado por traidor e, no dia 24 de Outubro de 1945 foi executado.

sábado, 7 de abril de 2012

Troia,uma guerra real ou lendária?

Por: Elisonaldo Câmara

eisonaldoA guerra é uma invenção do homem, mas perguntamos por que os homens fazem as guerras?Por disputas territoriais, fonte de recursos naturais, conflitos étnicos raciais, rivalidades entre crenças religiosas, será que o amor de uma mulher também gerou uma guerra? Sim, foi na antiguidade, mais precisamente no mundo grego a Guerra de Troia. Existem várias controvérsias sobre a guerra de Troia, teria sido uma guerra entre as várias cidades-estados da Grécia ocorridas entre os anos de 1500 a 1200 a.C,ou porque a história desse conflito, narrada em vários poemas épicos da Antiguidade, mistura poucos fatos reais com muitas doses de mitologia grega. Até meados do século XIX, acreditava-se que tudo não passava de ficção. Em 1871, porém, foram encontrados os restos superpostos de nove cidades numa colina na Turquia. Uma dessas cidades soterradas apresentava evidências de ter sido uma comunidade fortificada, destruída por volta de 1250 a.C. Apesar de ainda não haver um consenso entre os especialistas, alguns consideram essas ruínas como a prova de que Tróia existiu mesmo e a guerra também.
Baseado na mitologia grega e nos poemas épicos de Homero a Ilíada e a Odisseia, a Guerra de Troia, foi um conflito travado entre gregos e troianos, provocado pelo amor de uma mulher Helena esposa de Menelau rei de Esparta, que raptada por Páris (príncipe de Troia, filho do rei Príamo).A história da guerra do conflito começa numa festa para a qual são convidados os principais deuses gregos, com exceção de Éris, deusa da discórdia. Como vingança, Éris oferece uma maçã de ouro à convidada mais bela da festa, gerando uma disputa entre as várias deusas presentes. Para resolver a questão, Zeus, o grande chefe dos deuses, exige que o príncipe Páris, filho do rei de Tróia, escolha a vencedora. Afrodite, deusa do amor, é apontada como a mais bela, mas para conseguir isso ela ofereceu antes um presente a Páris: o direito de ter a mais bela mortal do mundo, Helena, esposa do rei de Esparta, uma cidade-estado grega. Após seduzir e raptar a beldade, Páris atraiu a ira dos espartanos, que conseguiram o apoio de outras cidades-estados para invadir Tróia e recuperar Helena.
Apesar de os gregos serem militarmente mais fortes os conflitos se arrastaram por dez anos,até que conseguiram penetrar nas fortes muralhas de Troia, graças a uma ideia do herói mítico Ulisses,que teria construído um grande cavalo de madeira e presenteado os troianos,de o cavalo era uma oferenda á deusa Atena.Os troianos considerava o cavalo um animal sagrado,recolheram o presente e levaram para dentro da cidade.De seu interior saíram os guerreiros de Ulisses ,que saquearam e destruíram a cidade de troia,o rei Príamo foi morto,Helena foi levada de volta para Esparta e Páris matou o semideus Aquiles com uma flecha no calcanhar que era seu ponto mortal.
Alguns estudiosos tentam observar a história real por trás dos mitos da Guerra de Troia que um conjunto de conflitos realmente existiu, os gregos lutavam não por Helena, mas pelo controle do estreito de Daradanelos, uma estratégica passagem marítima que ligava o mar Egeu ao mar Negro,uma importante rota comercial da época.Diante de tantas referências literárias e dos estudos arqueológicos,ainda não há nenhuma evidência. inquestionável de que a Guerra de Troia realmente existiu. Acreditar ou não nela ainda é uma questão de crença nos indícios encontrados até o momento.

Hoje na História

D. Pedro I abdica ao trono em favor de seu filho, Pedro. - 1831


Após ser proclamado como Imperador, em 12 de outubro de 1822, D.Pedro I inicia o primeiro reinado do Brasil, marcado por um governo centralizador, que mantém os privilégios das elites e o regime escravocrata. Ainda que tenha convocado uma Assembléia Constituinte, acaba por dissolvê-la e a primeira Constituição do Brasil é outorgada em 1824. A perda da Província Cisplatina, após derrota na guerra do mesmo nome, e as dificuldades econômicas abalam o prestígio do imperador. Além disso, ele acaba se envolvendo na contenda do trono de Portugal, que ficara vago com a morte de seu pai, D.João VI, mas acaba abdicando de seus direitos em favor de sua filha D.Maria da Glória. O assassinato do jornalista oposicionista Libero Badaró, a mando de policiais ligados ao governo, aumenta a pressão da opinião pública contra D.Pedro I. Diversos incidentes eclodem em várias províncias, o mais sério dos quais ficou conhecido como a Noite das Garrafadas, em 12 de março de 1831, quando portugueses e brasileiros lutaram nas ruas do Rio de Janeiro. Sem apoio político, D.Pedro I é aconselhado a renunciar e desiste do trono em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho Pedro, que tinha apenas 5 anos de idade. Em razão da pouca do príncipe, é formada uma regência tríplice provisória para administrar o país.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Por que o ovo e o coelho são símbolos da Páscoa?

A maior celebração cristã (junto com o Natal) tem sua origem na festa judaica do Pessach - que significa "passagem" em hebraico, uma referência à saída dos judeus do Egito e sua libertação da escravidão, com a chegada à terra prometida sob a liderança de Moisés. Durante a festa judaica, o ovo - um dos únicos alimentos que não perde a forma depois de cozido - é utilizado como símbolo do povo de Israel. Em determinado momento, o chefe de família se levanta e diz: "O povo de Israel é como esse ovo, que, quanto mais cozido na dor e no sofrimento, mais preserva sua unidade e sua identidade". (Evidentemente, naquela época o ovo ainda não era de chocolate.) A comemoração foi adaptada pelo cristianismo para relembrar a ressurreição de Cristo, que também representa a renovação da vida. "Já o coelho foi uma forma de popularizar a festa". Desde o antigo Egito, o animal era símbolo da fertilidade devido à sua incrível capacidade de procriação. "O Pessach teve origem em ritos tribais, cujo objetivo era celebrar a paz entre os povos. O cordeiro era repartido entre os chefes das tribos, num jantar comunitário que reforçava suas alianças. Nesse contexto, o coelho veio substituir o cordeiro".

Doce pecado

Na nossa sociedade é de costume se desejar “Feliz Páscoa” a alguém dando de presente um ovo de chocolate. Mas nem sempre esta delícia de cacau foi bem recebida pela religião.
Em nossa tradição, é impossível não associar o chocolate à Páscoa, festa maior do cristianismo. Desejar “Feliz Páscoa” a alguém é um costume que quase sempre vem acompanhado de um presente previsível: um ovo de chocolate – ou, simplesmente, um “ovo de Páscoa”. Mas a relação entre a iguaria e a religião que está na base da cultura ocidental nem sempre foi pacífica.
 A guloseima, originalmente consumida por “pagãos” americanos e que caiu no gosto das altas rodas da Europa, era cercada de mistérios, como no caso dos chocolates aromáticos das cortes italianas, como revela Eddy Stols nesta edição. Os Médici, titulares do grão-ducado da Toscana, mantinham segredo absoluto sobre a receita do chocolate com aroma de jasmim, cobiçado por outras casas européias. Sua fórmula era guardada em uma caixa-forte. A Igreja, como se sabe, não via com bons olhos mistérios que não estavam sob sua guarda.
 Mas o apreço pelo produto não era resultado apenas do aroma irresistível ou do paladar inigualável. Além de saboroso, o chocolate era apreciado por suas virtudes terapêuticas. Em meio a um verdadeiro frenesi, não tardaram a surgir, no século XVII, as primeiras denúncias de abuso na sua ingestão. E numa época profundamente marcada pela religião, o debate se dava na esfera da Igreja. De um lado, jesuítas cantavam as delícias do cacau; do outro, os dominicanos lamentavam o novo vício europeu.
 A Europa, terra do vinho, era aos poucos invadida por legiões de beberrões de chocolate – inicialmente a Espanha, e posteriormente o resto do continente; nos cafés que se multiplicavam no rastro de outra bebida famosa, homens amanheciam em busca das primeiras doses do líquido turvo; nos palácios e nas casas mais refinadas, as xícaras passavam a figurar ao lado das taças, em lugar de destaque. Quente ou gelado, líquido ou pastoso, puro ou com aguardente, tomava-se chocolate de todas as maneiras, com o objetivo de estimular os sentidos de formas inusitadas.
Os próprios jesuítas, que elogiaram seu uso na Itália, chegaram a dizer em Portugal, onde o hábito de beber chocolate se alastrou no século XVIII, que o produto era um estimulante sexual. Contrariando a interpretação tradicional de S. Tomás de Aquino, para quem líquidos não quebravam o jejum, exigiram sua proibição durante o período da Quaresma, quando os cristãos deveriam se afastar dos prazeres da carne (em todos os sentidos). Tentativa inútil, pois o papa, em Roma, cedendo à pressão dos primeiros chocólatras, e para a felicidade de quase todos, autorizou o pecado durante o ano inteiro. In: RHBN.
 

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *