Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

domingo, 30 de setembro de 2012

Hoje na História

30 de Setembro de 1883 - Libertação dos escravos em Mossoró -RN
Elisonaldo Câmara - Profº de História.

O título de cidade libertária e pioneira é, sem sombra de dúvidas, o maior orgulho do povo mossoroense..A razão de tanto se dá a um fato ocorrido há exatamente 129 anos, quando a cidade libertou seus escravos, cinco anos antes da Lei Áurea (norma que obrigava a abolição dos escravos em todo o País, decretada em 1888). Apesar de haver controvérsias de historiadores que afirmam que Mossoró não foi a primeira cidade do Brasil a libertar seus escravos, no imaginário popular a história do pioneirismo foi propagada de uma maneira muito forte, tornando-se quase um dogma.Conforme registros históricos, Mossoró foi a primeira cidade do Rio Grande do Norte a abolir a escravatura. No dia 30 de setembro de 1883, a Sociedade Libertadora Mossoroense (entidade criada em 6 de janeiro de 1883, presidida provisoriamente por Romualdo Lopes Galvão, com o objetivo de articular a libertação dos cativos) entregou a Carta de Liberdade, em solenidade pública na Câmara Municipal de Mossoró, libertando todos os escravos que existiam no município, o feito ganhou uma proporção muito grande no município. O exemplo de Mossoró passou a ser seguido por outras comunidades do interior. Assú libertou seus escravos em 24 de junho de 1885; depois foi a vez de Carnaúba, em 30 de março de 1887, e, em seguida, Triunfo, 25 de maio de 1887, e Natal, em fevereiro de 1888.Pelo episódio ocorrido em 1883, o dia 30 de setembro sempre foi uma grande data cívica para a cidade de Mossoró. E em 13 de setembro de 1913, a data passou a ser feriado municipal através da Lei nº 30.

sábado, 29 de setembro de 2012

LUTERO E A REFORMA: O INÍCIO DO PROTESTANTISMO.



                                                                                                                      Por Ana Paula Sanvido

 
Nascido em 1483, na cidade de Eisleben, na Saxônia, o camponês Martinho Lutero foi o precursor do movimento maior, chamado Reforma Protestante. Para entender o movimento é preciso, primeiro, entender os motivos que levaram Lutero a um rompimento com a Igreja de Roma, e conseqüente criação de uma nova Igreja.
Tendo entrado para o convento dos padres agostinhos, em 1512 torna-se professor e doutor na Sagrada Escritura, na Universidade de Wittemberg·. Frade honesto, praticava as doutrinas com zelo, mas por possuir uma imagem de um Deus colérico e dominador, sua consciência o perseguia.
Conforme seguia em seus estudos, a importância da Bíblia crescia·. Apoiado nela, Lutero critica as superstições populares e o culto dos santos. Foi também durante seus estudos que se deparou com as palavras: “o justo viverá pela fé”, da epístola de São Paulo aos Romanos. Foi daí que tirou, posteriormente, que a salvação das almas se daria pela fé, e não pelas obras.
Em 1510, durante uma viagem a Roma, em negócios da sua ordem, Lutero se escandalizou com a leviandade e o luxo material do papado. Impressionou-se, sobretudo, com a venda de Indulgências que, segundo ele, desencaminhavam as almas simples: os ignorantes compravam as Indulgências acreditando que eles e seus entes seriam salvos – o dinheiro arrecadado com as vendas era usado na construção da Basílica de São Pedro.
Contra elas, Lutero escreveu suas 95 teses, nada mais que uma forma encontrada por ele de organizar as críticas contidas em seu espírito. Na véspera do dia de Todos os Santos, Lutero fixou suas 95 teses na porta da capela do castelo de Wittemberg, na intenção de que o grande número de fiéis que iriam  à cidade as visse.
Ao ficar sabendo disso, o arcebispo Alberto de Mongúcia, que se aproveitava do dinheiro resultante da venda de Indulgências, transmite ao Papa as 95 teses de Lutero, que conseguia um apoio cada vez maior do povo, além de ser protegido pelo Príncipe-eleitor da Saxônia, Frederico III.
Foi convocada então uma dieta em Augsburgo, no ano de 1518, que reuniria todos os potentados alemães, presididos pelo imperador Maximiliano. O cardeal Cajetan ficara incumbido, pelo papa Leão X, da tarefa de entrevistar Lutero e o obrigar a se retratar, ou sofrer as conseqüências de seus atos, e seria, então, levado a Roma como prisioneiro. Mas Lutero não se retrata.
Em 28 de novembro de 1518, apela ao papa um concílio geral da Igreja Cristã, tinha como objetivo a reforma espiritual e moral da cristandade. Tendo estudado a história do papado, encontrou bases para justificar sua dúvida quanto à suprema autoridade papal, contrastando-a com a da Bíblia. Começa a enviar uma série de panfletos, em alemão e latim, para um público cada vez maior: as pessoas começaram a ler seus escritos, e sua fama aumentava.
Em 15 de junho de 1520, é publicada a Bula Exsurge Domine, que condenava quarenta e uma proposições de Lutero como heréticas, e ordena que seus livros sejam queimados, além de estabelecer o prazo de dois meses para que ele se arrependa, ou seria excomungado.
No dia 10 de dezembro de 1520, Lutero queima, diante de cidadãos e membros da Universidade, os livros de direito canônico, os decretos papais e uma cópia da bula. Em 3 de janeiro de 1521, sua excomunhão foi tornada definitiva.
A disputa havia alcançado o campo da política européia. O imperador alemão Carlos V, vinte dias após a excomunhão de Lutero, convoca uma dieta em Worms, com a intenção de tomar as medidas necessárias para deter as idéias novas que circulavam na Alemanha, consideradas perigosas. Ali, Lutero foi convocado mais uma vez a se retratar, e novamente negou. Passado um mês, foi Lutero foi declarado excomungado do Império.
Lutero foi levado para o castelo de Wartburg, onde começa a traduzir o Novo Testamento para o alemão, defendendo que a Bíblia deveria entrar nas casas da gente simples, além de retomar seus estudos sobre os Salmos e comentários das Epístolas e Evangelhos.
Durante o período que permaneceu ali, o imperador proclama o édito de Worms, que baniu do Império Lutero e seus partidários. Isso significou a ruptura definitiva entre Lutero e a Igreja de Roma.
Na mesma época, as doutrinas luteranas começam a ser proclamadas em muitos cultos alemães. Começavam a ocorrer tumultos e ameaças contra padres e monges conservadores. O eleitor Frederico III, católico devoto, não gostou das notícias. Lutero também não.
Lutero não era extremista, mas parecia ser. Escrevia panfletos contra as revoltas, e arriscava a vida numa tentativa de deter a violência. Alguns homens afirmavam não desejar a reforma; seu próprio amigo, Staupitz, dizia que nenhuma reforma era justificável, se colocava em risco a unidade da Igreja.
Conforme rompia com a Igreja Romana, Martinho Lutero se via obrigado a organizar uma nova, cujos pilares são a Bíblia alemã e seus hinos. Ele não eliminou ou modificou o que não estava em desacordo com a palavra de Deus.
Em 1525, o culto em Wittemberg começa a ser celebrado de forma diversa; em 1526 foi publicado “A Missa Alemã”, que esclarece as modificações introduzidas, como por exemplo a substituição do latim pelo alemão, e o chamado aos fiéis a serem mais participativos, como por exemplo através do canto, principalmente no coral.


Hoje na História



A 29 de Setembro de 1964, a revista "Primera Plana" estreia a nova tira de banda desenhada da Mafalda, na Argentina. O seu autor, Quino, criou uma série de personagens que reflectem a classe média latino americana, com ideias progressistas dos anos 60.Mafalda é uma menina de seis anos muito especial que inicia a educação pré-escolar. Mafalda mostra-se constantemente preocupada com a Humanidade e com a paz mundial, pelo que o seu sonho é vir a ser intérprete das Nações Unidas.Hoje em dia, esta banda desenhada cómica continua a ser muito popular em toda a América Latina, Espanha, Itália, Grécia e França.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Hoje na História

26 de Setembro de 1580 -Drake efectua uma viagem de circunavegação
O marinheiro inglês Francis Drake volta a Plymouth, no "Golden Hind", tornando-se o primeiro navegante britânico a navegar à volta da terra. Drake, que partiu da Inglaterra numa missão para fazer uma incursão pelas colónias espanholas no Pacífico, em 1577, navega perto da costa do Novo Mundo.Dos cinco navios que partiram, só o "Golden Hind" chegou ao Pacífico, mas Drake continuou imperturbável, apoderando-se do tesouro espanhol e buscando em vão uma passagem nordeste para o Atlântico. Em 1579, lançou-se à proeza de cruzar o Pacífico.Depois de navegar o Oceano Índico, passou o Cabo africano da Boa Esperança, voltando ao Atlântico e posteriormente a Inglaterra. Em 1581, a rainha Isabel I visitou o seu navio e armou-o cavaleiro. O mais afamado dos marinheiros de Isabel, desempenhou, depois, um papel crucial na derrota da Armada espanhola.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Personalidades Históricas:Jaques Montesquieu



Charles de Montesquieu foi um importante filósofo, político e escritor francês. Nasceu em 18 de janeiro de 1689, na cidade de Bordeaux (França). É considerado um dos grandes filósofos do iluminismo.Montesquieu nasceu numa família nobre francesa. Estudou numa escola religiosa de oratória. Após concluir a educação básica, foi estudar na Universidade de Bordeaux e depois em Paris. Nestas instituições teve contato com vários intelectuais franceses, principalmente, com aqueles que criticavam a monarquia absolutista.Com a morte do pai em 1714, retornou para a cidade de Bordeaux, tornando-se conselheiro do Parlamento da cidade. Nesta fase,viveu sob a proteção de seu tio, o barão de Montesquieu. Com a morte do tio, Montesquieu assume o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux. Em 1715, Montesquieu casou-se com Jeanne Lartigue. Tornou-se membro da Academia de Ciências de Bordeaux e, nesta fase, desenvolveu vários estudos sobre ciências. Porém, após alguns anos nesta vida, cansou-se, vendeu seu título e resolveu viajar pela Europa. Nas viagens começou a observar o funcionamento da sociedade, os costumes e as relações sociais e políticas. Entre as décadas de 1720 e 1740, desenvolveu seus grandes trabalhos sobre política, principalmente, criticando o governo absolutista e propondo um novo modelo de governo.Em 1729, enquanto estava em viagem pela Inglaterra, foi eleito membro da Royal Society.Montesquieu morreu em 10 de fevereiro de 1755, na cidade de Paris.

Hoje na História

25 de Setembro de 1926 Ford reduz a semana laboral 
A 25 de setembro de 1926, Henry Ford, Presidente da empresa norte-americana Ford, reduziu a semana laboral de seis para cinco dias por semana e para as oito horas diárias.Para muitos, Ford foi um pioneiro no que toca ao bem-estar dos seus trabalhadores, tendo melhorado o seu nível de vida e os seus salários e reduzido a sua rotação.Com as alterações na metodologia do trabalho e a partilha dos lucros com os empregados, Ford conseguiu contribuir para a melhoria da Economia e para um melhor ambiente de trabalho.Passado algum tempo, este modelo empresarial foi copiado por milhares de empresas.

domingo, 23 de setembro de 2012

Sugestão de Filme: O Monge

Madri, século XVII. Abandonado à porta de um monastério, Ambrósio acaba sendo criado pelos frades Capucin. Após crescer, ele também se torna um frade e um excelente pregador, cujos sermões atraem multidões e o fazem ser admirado por todos. Vivendo sob extremo rigor e virtude absoluta, ele tem certeza de que sua vida está livre de qualquer pecado, até que o diabo decide tentá-lo.

Hoje na História

23 de Setembro de 1936
Olga Benario
Em 23 de setembro de 1936 - Aconteceu a deportação de Olga Benario e juntamente com ela Elise Ewert, para a Alemanha e entregue a Gestapo de Hitler.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Desafio Histórico

Quem sou eu?

1.Nasci em 1874 na Inglaterra.Meu pai foi ministro do reino,minha  mãe,uma socialite americana.Meu avô atuou como vice -rei da irlanda.
2.Antes de entrar para a política,fui jornalista correpondente de guerra em Cuba e na Índia.Cobri a Guerra dos Boêres,na África do Sul.
3.Em 1899,protagonizei uma fuga espetacular de uma prisão na África.A façanha está em meu livro ''De Londres a Ladysmith'',de 1900.
4.Minha carreira quase acabou na Primeira Guerra Mundial,eu era ministro da Marinha e insisti em tomar Galipoli,na Turquia,fomos massacrados.
5.Recebi o Nobel de Literatura de 1953 pelo conjunto da obra,''Memórias da II Guerra e História dos povos de Língua Inglesa'',são dois dos meu livros mais conhecidos.
6.Também me aventurei pela pintura e minhas telas ainda encontram bons preços nos leilões de arte.
7.Popularizei o V de vitória e imortalizei a expressão''Cortina de ferro'',usada para definir a divisão mundial durante a Guerra fria.Várias das minhas frases fiaram famosas,ainda que tivesse problemas de fala na infância.
8.Para você descobrir de uma vez:adoro charutos e uísque,dois companheiros inseparáveis.

Hoje na História

21 de Setembro de 1981 -Dia Internacional da Paz 
21 de setembro é o Dia Internacional da Paz desde que a Assembleia Geral das Nações Unidas o proclamou na Resolução 36/67, no dia 30 de novembro de 1981.A Assembleia quis que o dia comemorativo coincidisse com a abertura do período de atividades das Nações Unidas que, todos os anos, tem lugar na terceira terça-feira de setembro.Foi aprovado por unanimidade que o dia 21 de setembro seria o dia anual do cessar-fogo e da não-violência, além de incentivar atividades de educação e consciencialização do público sobre assuntos relacionados com a paz.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

O diabo no confessionário

Mary del Priori relata os incríveis casos de clérigos sem pudor que durante o período colonial usaram a privacidade das igrejas para seduzir fiéis.

 

As mulheres eram mantidas sob intensa vigilância social, que exigia recato sempre que estivessem em público. Uma senhora indo à missa numa cadeirinha, aquarela, Jean-Baptiste Debret, 1820-1825

Assim como a água cedo ou tarde encontra um caminho por onde escoar, o ser humano, movido pelo desejo, descobre formas de satisfazê-lo. Seria exagero dizer que, quanto mais intensa a proibição, maior a motivação para alcançar esse objetivo? Se o cerne do desejo é o impulso sexual, parece que a criatividade não tem limites. Sob a vigilância permanente de uma sociedade guiada por rígidos códigos de conduta impostos pela Igreja, que tornavam o templo um dos poucos lugares em que o contato social era permitido, a repressão acabou por dar lugar à permissividade em solo consagrado.Os séculos ditos “modernos”, do Renascimento, por exemplo, não foram tão modernos, assim. Um fosso era então cavado: de um lado os sentimentos e, do outro, a sexualidade. A concepção do sexo como pecado, característica do cristianismo, implicava a proibição de tudo o que propiciasse prazer. Desde as carícias que faziam parte dos preparativos do encontro sexual aos mais singelos galanteios. Na verdade, os casamentos contratados pelas famílias deixavam pouco espaço para as práticas galantes, uma vez que os noivos eram submetidos a constante vigilância. Apesar de, para a realização desses casamentos, ser irrelevante a existência ou não de atração entre os noivos, a repressão social tornava imperativo adaptar os jogos de sedução às regras impostas. Mensagens e gestos amorosos esgueiravam-se pelas frinchas das janelas ou sobrevoavam o abanar dos leques.Tanto controle transformava as cerimônias religiosas (uma das únicas ocasiões em que os jovens podiam se encontrar sem despertar suspeitas e reprimendas dos pais ou confessores) em palco privilegiado para o namoro. Não foram poucos os amores que começaram num dia de festa do padroeiro ou de procissão, havendo até os que esperavam a Quinta-Feira Santa e o momento em que se apagavam as velas, dentro da Igreja, em respeito à Paixão de Cristo, para aproximar--se um do outro. E no escurinho choviam beliscões, pisadelas e gestos eróticos. O intuito não era levar os amantes para a alcova, mas marcar encontros nas soturnas capelas.As igrejas paroquiais foram convertidas, nesse tempo, em espaço para namoricos, marcação de encontros proibidos e traições conjugais. Moleques corriam de um lado ao outro da nave levando recados. Não foram poucas as ordens dadas por bispos setecentistas exigindo a separação de homens e mulheres no interior das capelas. O clero temia os encontros e suas consequências. Compreende-se, assim, o porquê de uma carta pastoral como a de Dom Alexandre Marques, de 1732, proibindo a entrada nas igrejas de “pessoas casadas que estiverem ausentes de seus consortes”. Nas igrejas, brotavam romances sem limites. Não por acaso, um manual português de 1681, escrito por Dom Cristóvão de Aguirre, continha as seguintes perguntas: “Se a cópula tida entre os casais na Igreja tem especial malícia de sacrilégio? Ainda que se faça oculta-mente?”. Lugar de culto, lugar público, a Igreja seria também um lugar de sedução e de prazer. Onde, vez por outra, Deus dava licença ao diabo...Fonte: História Viva.


Hoje na História

18 de Setembro de 1851 -Fundação do "The New York Times"
A 18 de Setembro de 1851, foi fundado o jornal "The New York Times" por Henry Jarvis Raymond e George Jones.Mas seria alguns anos depois, em 1896, que o jornal adquiria renome internacional pela mão de Adolph Ochs. A instalação da sede do jornal numa torre na 42th Street de Nova Iorque implicou que a zona passasse a ser conhecida como Times Square em 1904. A torre Times foi vendida em 1961.Mais popularmente conhecido como o "Times", em 1918, recebeu o seu primeiro Prémio Pulitzer pelas reportagens e artigos sobre a Primeira Guerra Mundial. Em 1919, a publicação cruzou o Atlântico para lançar a sua primeira edição em Londres.Com os anos, foram-se acrescentando secções, como a das palavras cruzadas, em 1942, ou a secção de moda, em 1946, no mesmo ano que começou igualmente uma edição internacional que deixaria de ser publicada 21 anos depois. Em 1996, o "New York Times" criou um site, www.nytimes.com, para que os leitores do mundo inteiro tivessem acesso ao jornal.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Hoje na História

17 de Setembro de 1978 -Assinatura dos acordos de Camp David
O Presidente egípcio Anwar o-Sadat e o Primeiro-Ministro israelita Menachem Begin assinaram dois acordos de paz em Washington D.C. Negociados na Residência de Camp David do Presidente americano Jimmy Carter, foram os primeiros acordos de paz entre Israel e um dos seus vizinhos árabes.Seis meses depois, foi assinado um tratado de paz formal, na Casa Branca, que acabou com três décadas de hostilidades entre o Egipto e Israel, estabelecendo laços diplomáticos e comerciais. A ambos, Sadat e Begin, foi entregue um Prémio Nobel da Paz conjunto.No entanto, os esforços de Sadat pela paz não eram tão favoravelmente aclamados no mundo árabe, e ele foi assassinado em 1981 por extremistas muçulmanos no Cairo. A paz egípcio-israelita continua até hoje.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mitologia:Hera, a deusa das deusas

Na mitologia grega Hera é a deusa dos deuses, regente do casamento. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada, Hera algumas vezes ostenta em sua mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, um substituto para as cápsulas da papoula de ópio. Argos Panoptes foi um dos seus fieis ajudantes e em recompensa, após sua morte, ela o transformou em um pavão que passou a ser relacionado a ela. Iris era sua fiel servente e mensageira.Hera, a mais excelsa das deusas, é representada na Ilíada como orgulhosa, vaidosa, obstinada, ciumenta e rixosa. Possuía sete templos na Grécia e mostrava apenas seus olhos aos mortais, usando uma pena do seu pavão para marcar os locais que protegia. Como esposa de Zeus, Hera também tinha poder sobre os fenômenos celestes. Podia derramar chuvas benéficas ou desencadear tempestades. A união de Zeus e Hera era como um símbolo de toda a natureza. O calor, as chuvas e os raios do sol que penetravam no solo através do casal, fecundavam a Terra.Presidia a casamentos e nascimentos e era representada como uma respeitável matrona, conduzindo um cetro ou coroa. Em Roma seu festival era chamado Matronália, onde era tratada como Juno. Sua figura era considerada maléfica e vingativa, e Hera não poupava seus inimigos e suas rivais. Hera e Zeus tiveram as núpcias no Jardim das Hespérides, em eterna primavera. Como legítima esposa de Zeus, Hera foi considerada protetora das esposas e do amor legítimo. A deusa era excessivamente ciumenta e sempre estava irritada com as infidelidades do marido, perseguindo suas amantes e filhos gerados com deusas e mortais.O mito de Hera se consolidou numa época em que a Grécia passava a defender os princípios da monogamia e a adotava como regra, tornando necessário a personificação de uma divindade que defendesse esses princípios. Eles foram atribuídos a Hera, deusa-rainha, deusa-mãe, elevada à companheira de Zeus.





Hoje na História

14 de Setembro de 1960 -A fundação da OPEP
A 14 de setembro de 1960 foi fundada, em Bagdad, a capital do Iraque, a OPEP, a associação que reúne os países exportadores de petróleo e cuja sede principal se encontra em Viena. Liderados pela Venezuela e pela Arábia Saudita, os países acordaram a unificação e a coordenação das políticas petrolíferas para protegerem os seus interesses e a sua economia como nações produtoras. Um dos estatutos mais importantes que mantêm é "é garantir uns preços justos e estáveis para os produtores de petróleo, o abastecimento eficiente, económico e regular de petróleo aos países consumidores e um rendimento justo do capital dos investidores".

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Hoje na História

12 de Setembro de 1977 -Dia dos Mártires
A 12 de Setembro de 1977, Stephen Biko, o líder do movimento "a Consciência Negra" da África do Sul, morreu algemado no chão sujo de um hospital da polícia. No início desse mês, a polícia Afrikaner espancou-o quase até à morte em Porto Elizabeth pela sua "suposta subversão".As notícias da morte política, negadas pelo governo branco minoritário do país, levaram a protestos internacionais e as NAÇÕES UNIDAS impuseram um embargo de armas contra a África do Sul.A 12 de Setembro de 1978, o primeiro "Dia dos Mártires" anual foi celebrado pelos opositores do apartheid de todo o mundo, para recordar aqueles que deram as suas vidas na luta. O apartheid acabou finalmente na África do Sul, em 1991.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Personalidades históricas:Elizabeth I


Rainha da Inglaterra e da Irlanda (7/9/1533-23/3/1603). Filha de Henrique VIII e sua segunda esposa, Ana Bolena, nasce em Greenwich e passa a infância fora da corte. Em 1544, contudo, o Parlamento a coloca na linha de sucessão, depois de seus irmãos Eduardo VI e Maria I. Após a morte de ambos, Elizabeth sobe ao trono em 1558.Enérgica e autoritária, implanta definitivamente a Igreja Anglicana na Inglaterra, perseguindo católicos e membros da seita presbiteriana dos puritanos. Temendo conspirações, aprisiona Mary Stuart, sua prima e rival, rainha católica da Escócia, e manda decapitá-la em 1587.O fato é pretexto para desencadear uma guerra entre a católica Espanha, o mais poderoso império da época, e a Inglaterra protestante, países que já travavam disputas comerciais envolvendo as colônias no Novo Mundo. Quando a frota espanhola, chamada de A Invencível Armada, é derrotada por uma tempestade no litoral inglês, em 1588, a Inglaterra tem o caminho aberto para estabelecer colônias próprias e tornar-se uma potência mundial.Elizabeth desenvolve o comércio e a indústria, institui algumas leis trabalhistas e incentiva o renascimento das artes, que florescem em seu tempo. Por uma combinação de motivos pessoais e políticos, Elizabeth I reluta em escolher um marido e acaba não se casando, o que a deixa sem herdeiros. Já no leito de morte, indica como sucessor o filho de Mary Stuart, James IV da Escócia, que se torna James I da Inglaterra.

Hoje na História

11 de Setembro de 1973 -Allende morre no golpe 

Neste dia, morre o Presidente chileno Dr. Salvador Allende, durante o golpe militar apoiado pelos EUA. Como presidente do Chile, Allende foi o primeiro líder Marxista livremente eleito no continente americano.
Ele dirigiu um socialismo democrático, governando através de eleições e da Lei, em vez de realizar mudança violentas. Redistribuiu a terra e, para desagrado dos Estados Unidos, nacionalizou os negócios possuídos por estrangeiros. A Agência de Inteligência Central americana consolidou a oposição a Allende, fundando grupos em segredo e, a 11 de Setembro de 1973, apoiou um golpe militar levado a cabo pelo General Augusto Pinochet.Em vez de fugir, Allende permaneceu no gabinete presidencial, que estava sitiado pelas tropas do exército e pela artilharia. Quando acabou o cerco, Allende foi encontrado morto com ferimentos de balas.Os relatórios oficiais declararam que se tinha suicidado. O General Pinochet governou o Chile com mão de ferro durante os 18 anos seguintes.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Hoje na História

10 de Setembro de 1877 -Restos mortais de Colombo encontrados

A 10 de setembro de 1877 foram encontrados os restos mortais de Cristóvão Colombo numa caixa de chumbo, na Catedral de Santo Domingos, na República Dominicana.Ao que parece, a caixa continha fragmentos de ossos e a seguinte inscrição:
"Ilustre e distinto varão Cristóvão Colombo". Quase um século mais tarde, em 1992, os restos foram transladados para o Farol de Colombo, um monumento de proporções gigantescas construído pelo Governo dominicano.Vários especialistas afirmam que os restos mortais de Cristóvão poderiam estar em vários sítios, uma vez que, em Sevilha, se encontram 15% da totalidade do esqueleto de Colombo, cujas amostras de ADN coincidem com as do irmão e filho do descobridor da América.

sábado, 8 de setembro de 2012

Sugestão de Filme



300,  é um relato sangrento da Batalha das Termópilas, da Antigüidade, na qual o Rei Leônidas (Gerard Butler) e 300 espartanos lutaram até a morte contra Xerxes (Rodrigo Santoro) e seu numeroso exército persa. Enfrentando dificuldades insuperáveis, o sacrifí­cio desses homens levou toda a Grécia a se unir contra o inimigo persa, traçando um marco no caminho para a democracia, o filme é uma aventura  épica que fala de paixão, coragem, liberdade e sacrifí­cio, incorporados pelos guerreiros espartanos que lutaram em uma das maiores batalhas da história.

Hoje na História

08 de Setembro de 1941- Começa o cerco de Leningrado

O cerco de Leningrado realizado pela Alemanha Nazi começou com o cerco da cidade soviética a 8 de Setembro de 1941. Durou pouco menos de 900 dias. Ao acabar-se a comida e o combustível, alguns cidadãos foram obrigados a subsistir com pão feito de serradura enquanto outros trabalharam todo o inverno nas fábricas provisórias do exército sem aquecimento.Embora muitos tenham perecido por inanição, pelos bombardeamentos e pelo tremendo frio, a resistência determinada dos cidadãos manteve as tropas alemãs à distância, ajudando a mudar os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.Em Janeiro de 1944, a ofensiva soviética arrastou os alemães para os arredores da cidade e o cerco foi levantado. Calcula-se que 650 000 habitantes de Leningrad tenham perecido durante o cerco.O governo soviético outorgou a Ordem de Lenine ao povo de Leningrad em 1945, tributo prestado pela sua paciência durante um cerco arrasador.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O7 de Setembro,a Independência do Brasil.


Elisonaldo Câmara - Profº de História

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados  e proclamou: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência. O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Os 10 maiores revolucionários da história

10- VIRACASACAS
Jean-Jacques dessalines (1758-1806)
Anos antes dos movimentos de independência daAmérica Latina, um escravo nascido em Guiné venceuas tropas de Napoleão e transformou o Haiti um país independente. Dessalines envolveu-secom grupos armados na adolescência e foi aclamado como imperador do novo país em 1804. Morreu dois anos depois, com fama de ditador, tentando conter um grupo de rebeldes.
9 -LIBERTADOR DA AMÉRICA
Simon Bolívar (1873-1930)
Bolívar ajudou a libertar seis países (Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Venezuela e Peru). Além de liderar os exércitos locais contra a Espanha, ele também idealizou um país democrático, a Grã-Colômbia, que reunia os atuais Panamá, Venezuela, Equador e Colômbia. A nação surgiu em 1919 e rachou após sua morte.
8 - DERROTADO E INFLUENTE
Maximilien de Robespierre (1758-1794)
Nenhum outro movimento foi tão influente quanto a Revolução Francesa, que teve este intelectual entre seus principais líderes. Curiosamente, na própria França, o movimento durou pouco, provocou milhares de mortes na guilhotina e acabou com Napoleão assumindo o poder. Mas os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade permaneceram.
7 - MANTEVE A TERNURA
Fidel Castro (1926-)
Uma revolução é um movimento popular organizado para derrubar um governo – definição perfeita para a turma do Fidel. Começando com apenas 82 pessoas, ele atravessou Cuba, angariou apoio e chegou ao poder. O companheiro Che Guevara tentou repetir o exemplo no Congo e na Bolívia sem sucesso.
6 - O DONO DA CIDADE
George Washington (1732-1799)
Após a guerra pela independência, o grande líder militar dos EUA foi também o primeiro presidente da nova nação. Para garantir que o país não fosse invadido, não se desmembrasse e também não se transformasse em uma federação, ele recorreu a toda a sua habilidade política. De quebra, ainda escolheu o lugar para construir a capital, batizada em sua homenagem.
5 - LIBERDADE OU MORTE
Guilherme de Orange (1533-1584)
Se Holanda e Bélgica são hoje nações autônomas, é por obra deste homem. Orange iniciou o movimento para vencer o exército da Espanha, um dos mais poderosos da época. Ele morreu antes de ver os Países Baixos conseguirem a independência definitiva, que só viria em 1648. A bandeira de sua família inspirou a da Holanda.
4 - REVOLUÇÃO TIRÂNICA
Mao tsé-tung (1893-1976)
Nem todo revolucionário é democrático – ele pode chegar ao poder com apoio popular e depois instalar uma ditadura. Foi o que aconteceu com Mao. O líder começou a reunir simpatizantes na China em 1927, atravessou o país na década de 1930 e apenas em 1949 levou os comunistas ao controle da nação. Ficou no poder até o fim de sua vida e foi o responsável direto pela morte de estimados 50 milhões de pessoas.
3 - VITÓRIA PELA PAZ
Mahatma Gandhi (1869-1948)
É difícil imaginar uma revolução sem guerra, mas ele conseguiu. Com a política de não-violência, que durou 20 anos e o levou a encarar a prisão várias vezes, ele mobilizou a opinião pública internacional e criou condições políticas que permitiram que a Índia se tornasse independente depois de nove décadas dominada pelos ingleses.
2 - FOICE E MARTELO
Vladimir Lênin (1870-1924)
Muitos dos maiores líderes da história não eram militares, mas intelectuais bons de papo, que conseguiam mobilizar as pessoas. Lênin era um jovem sem interesse por política e com uma carreira garantida na Rússia dos czares. Aos 16 anos, quando seu irmão foi preso por tentar matar o imperador Alexandre III, ele adotou o marxismo e liderou a revolução mais influente do século 20.
1 - UM GRANDE IMPERADOR
Júlio César (100-44 a.C.)
Após vencer uma longa guerra civil contra o senador Pompeu, ele transformou a República Romana num império que só iria acabar oficialmente no ano 476. Foi uma mudança tão radical que levou os romanos, já muito poderosos, a reforçar seu exército e ocupar lugares tão distantes quanto a Inglaterra. Após 14 anos de governo e de grande popularidade, César foi assassinado, mas permaneceu influente: Roma continuou se expandindo e ajudou a moldar o Ocidente como nós o conhecemos.Fonte: Mundo Estranho.

Hoje na História

05 de Setembro de 1914 -Começa a Batalha do Marne
Neste dia da Primeira Guerra Mundial, os franceses atacam as forças avançadas alemãs a nordeste de Paris, e a Batalha do Marne começa. Após o início das hostilidades, na Europa em Agosto de 1914, a Alemanha levou a ofensiva para Ocidente, esperando derrotar a França antes dos russos avançarem demasiado no Leste. Os alemães entraram rapidamente na Bélgica, derrotando os Aliados e, em Setembro, o "Schlieffen Plan" - o ataque planeado sobre as forças francesas - parecia destinado a um desfecho triunfante. As forças alemãs cruzaram o Rio Marne, a nordeste de Paris, e o governo francês foi evacuado. Contudo, a 5 de Setembro de 1914, o exército francês começou a atacar o flanco direito exposto dos alemães e, no dia seguinte, o contra-ataque era total. A 9 de Setembro, os alemães exaustos começaram a sua retirada e Paris foi salva. Calcula-se que na Batalha de Marne tenham morrido ou ficado feridos cerca de 500.000 homens.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Hoje na História

04 de Setembro de 476 d.C -Queda do Império Romano ocidental 

Romulus Augusto, o último imperador do Império Romano Ocidental, é deposto por Odoacro rei dos Hérulos, um bárbaro alemão que se proclama Rei de Itália. Odoacro era um líder mercenário no exército imperial romano, quando lançou um motim contra o jovem Imperador. Em Piacenza, derrotou o General Romano Orestes, o poderoso pai do imperador, e tomou Ravenna, a capital do Império Ocidental desde 402. Embora o governo romano continuasse no Oriente, a coroação de Odoacro marcou o final do Império romano original com o seu centro em Itália.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Bandeiras e Brasões

A águia,a serpente e o cacto. 
A Bandeira: O tricolor vertical foi inspirado na bandeira francesa,mas as cores ( apesar de serem as mesmas da bandeira italiana) vêm do Exército das três garantias,formado para assegurar os ideais mexicanos durante a Guerra da Independência de 1810.

  • O Verde - simboliza a Independência da Espanha.
  • O Branco - representa a religião católica.
  • O Vermelho - é a união entre europeus e americanos.A versão atual foi oficializada em 1968,mas a forma do brasão foi motivo de discusssão.
  • O Brasão - Nasceu de uma lenda pela aqual os antecessores dos astecas precisavam encontrar um sinal divino que indicasse onde fundar sua capital.Um líder teve um sonho com Huitzilopochtli,o deus da guerra,que os mandou procurar por uma águia pousada em um cacto com uma serpente na boca.Eles avistaram a águia por volta de 1325,após 200 anos de procura,no lago texcoco,onde foi fundada Tenochtitlán,atual Cidade do México.

Hoje na História

03 de Setembro de 1821 -Chiapas independente 
A 3 de Setembro de 1821, o estado mexicano de Chiapas declarou a independência de Espanha. Termina assim uma época de movimentos independentistas da Nova Espanha, que durou de 1810 a 1821.Os municípios da província de Ciudad Real, a capital de Chiapas, foram avisados de que a cidade de Comitán da Coroa espanhola também tinha adoptado a independência uns dias antes e que, rapidamente, foi adoptado o sistema de Governo imperial do México. A partir dessa altura, as localidades contíguas, como Tuxtla ou Tapachula, também obtiveram a sua independência.E foi assim que, depois de um longo período de agitação, Chiapas conseguiu obter a sua independência e soberania.

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *