Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A fundação de São Paulo



Por: Elisonaldo Câmara
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 459 anos de sua existência, contra os mais de quinhentos anos do país.  A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio jesuíta por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba"  O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, mesmo dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme disse o padre José de Anchieta em carta à Companhia de Jesus.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Por que o dia tem 24 horas?


A invenção das horas como medida de duração do dia é obra dos antigos egípcios - que transmitiram o sistema aos gregos e romanos.Eles dividiram o dia em 10 horas entre o nascer e o pôr do sol,com duas horas extras para a aurora e o crepúsculo.Para medir o tempo,contavam com uma invenção própria,o relógio de sol,criado por volta de 1500 a.C.Os egípcios dividiram a noite em 12 partes,a partir da observação das estralas.Com a invenção do relógio de água,a clepsidra,por volta de 1400 a.C,passaram a medir facilmente as horas durante a noite,como o dia e a noite não tem a mesma duração ao longo do ano ( o dia é mais curto no inverno e mais longo no verão ) as horas dos antigos tinham durações diferentes dependendo da estação.O astrônomo Hiparco,foi o primeiro a propor a divisão do dia em 24 horas idênticas,independente da estação do ano.Esse sistema só se tornou comum com a invenção dos relógios mecânicos,no século XIV.Fonte: Aventuras na História.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Sugestão de filme

                                                           Django livre                
                                       

O filme conta a história de um ex-escravo que se alia a um caçador de recompensas para resgatar sua esposa, prisioneira de um sádico fazendeiro no sul dos EUA, dois anos antes da Guerra Civil, 'Django unchained' traz o vencedor do Oscar Jamie Foxx como Django, um escravo cuja história brutal com seus ex-donos o coloca frente-a-frente com o caçador de recompensas alemão Dr. King Schultz (Christopher Waltz, vencedor do Oscar). Schultz está no encalço dos homicidas irmãos Brittle e apenas Django pode levá-lo a seu prêmio. O pouco ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando eles capturaram os Brittle, vivos ou mortos."

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Desafio Histórico


Quem sou eu?
  1. Nasci e morri longe do país do qual fui imperador.
  2. Falando em morrer,deixei este mundo aos 35 anos.
  3. Tive um irmão que foi meu inimigo desde a infância até a idade adulta.
  4. Minhas aventuras amorosas foram tantas que engravidei até uma freira.
  5. Virei herói aos 23 anos,tem quem me considere um vilão.
  6. Recusei duas coroas: a da Espanha ( três vezes) e a da Grécia.
  7. Fui casado duas vezes e nunca me casei com uma mulher qui amei

sábado, 12 de janeiro de 2013

Hoje na História


Descoberta do mistério da pirâmide - 1984
Peritos internacionais que supervisionam a restauração das pirâmides do Egito acabam com anos de frustração, ao abandonar finalmente as técnicas de construção modernas a favor dos métodos utilizados pelos antigos egípcios. Situadas em Gizé, nos arredores do Cairo, as pirâmides, algumas das construções mais antigas realizadas pelo homem, mostravam graves sinais de decadência nos princípios dos anos 80. Deu-se início a um projeto de restauração e preservação conjunto, que posteriormente demonstrou ser destrutivo quando a água, misturada no cimento moderno, fez com que as pedras calcárias se partissem. Em 12 de Janeiro de 1984, os restauradores abandonaram o método e adotaram o sistema praticado pelos construtores originais de travar blocos. Desde então, o projeto desenvolveu-se sem qualquer problema. Os esforços de preservação e conservação continuam atualmente e as câmaras internas da Grande Pirâmide de Kéfren foram reabertas recentemente após um extenso trabalho de restauro. 

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Personalidades Históricas: Michelangelo



Pintor, escultor, poeta e arquiteto italiano (6/3/1475-18/2/1564). Um dos maiores nomes do Renascimento. Nascido em Caprese, perto de Arezzo, aos 13 anos ingressa como aprendiz na oficina do pintor Ghirlandaio, um dos principais mestres do Quattrocento florentino. Em 1489 entra para a Escola de Escultura de Florença e lá permanece até a morte de Lorenzo de Medici, seu mecenas e amigo, em 1492. Nesse período se converte aos ideais de beleza e às concepções filosóficas da Grécia antiga.Estuda as esculturas gregas e romanas da coleção dos Medici e aprende anatomia humana. Em 1496 vai para Roma. Esculpe a Pietà, que se encontra ainda hoje na Basílica de São Pedro, no Vaticano. De volta a Florença, em 1501, faz a estátua David. Em 1505 o papa Júlio II encomenda-lhe seu túmulo.O artista passa oito meses escolhendo mármores para o mausoléu, mas não termina o projeto. Após a morte do papa, em 1513, esculpe duas grandes estátuas, Moisés e Os Escravos. De 1508 a 1512 pinta o teto da Capela Sistina com cenas do Velho Testamento.Nomeado primeiro arquiteto, pintor e escultor do Vaticano pelo papa Paulo III, projeta a enorme cúpula da Basílica de São Pedro. Já no fim da vida se dedica principalmente à arquitetura. Morre em Roma.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Mitologia: Morfeu,o deus dos sonhos.



 
Morfeu (do grego Μορφεύς, "moldador [de sonhos]") é o deus grego dos sonhos.Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, do sono. Os filhos de Hipnos, Morfeu foi mencionado na obra Metamorfoses de Ovídio como um deus vivendo numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada como flores. Assim como o seu pai, ele dispunha de grandes asas que o fazia vagar silenciosamente pelos mais distantes lugares do planeta Terra. Ao aproveitar do repouso dos homens, Morfeu assumia formas humanas e ocupava os sonhos de quem quisesse. Desse modo, os gregos acreditavam que uma noite bem dormida e seus vários efeitos positivos só seriam explicados pela presença dessa divindade em seus sonhos.Foi justamente por meio dessa expressão e da história de Morfeu que um dos mais potentes analgésicos existentes, a morfina, ganhou esse nome. No fim das contas, mesmo que a mitologia não tenha embasamento científico, sabemos que uma noite de bom descanso é simplesmente divino.

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *