Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Bandeiras e Brasões.


Fonte: Aventuras na História.
 O reino do Butão é minusculo,mas sua bandeira é das mais impactantes. Druk, o dragão do trovão, é o nome do país para os butaneses, que chamam a si próprios de   Drukpa, ''povo do dragão'', e a seu monarca de Druk Gyalpo, '' rei do dragão''. O amarelo significa o poder secular e o laranja, a cor do budismo,religião oficial do país. As pérolas são a riqueza do Butão. Segundo a lenda, ao decidir o local para um novo monastério, Tsangpa Gyare   (1161-1211) ouviu três trovões, o som do dragão. A fundação do monastério marca a origem do país.

sábado, 19 de outubro de 2013

Escola Dr. Lavoisier Maia realiza aula de campo.

A escola Estadual Dr. Lavoisier Maia, Mossoró -RN, realizou no último dia 15 data de comemoração nacional ao dia  do professor, uma aula de campo-passeio com  destino a cidade de Fortaleza capital do Estado do Ceará,que contou com a participação dos professores Elisonaldo Câmara, Clécio Cristian,Roselly Silva, Irene, Ivanete Queirós,Elizabeth, Sandra Falcão, Cléber, da coordenadora Emília e dos alunos das séries 9 ano, 8 ano e Correção de Fluxo I. Visitamos na capital cearense a Academia Estadual de Letras,a catedral metropolitana Nossa senhora da Assunção, o o Mercado Municipal, o Teatro José de Alencar e finalizamos a aula passeio no Museu do Estado do Ceará,que contamos com excelente aula ministrada pela estagiária do curso de história da UFC Isabelle,  para descontrair a viagem fomo passear no shopping Iguatemi.E as 18:00 horas retornamos para a cidade de Mossoró.

Aluna da UFC, Isabelle guia na aula no Museu,


Quadro do Imperador D. Pedro II, acervo do Museu do Ceará.





Museu do Estado do Ceará.
Bandeira da cidade de Fortaleza.

professor Clécio Cristian e o famoso Rafael Clélio.


Teatro Municipal José de Alencar.

Foto registrada na estátua da escritora Raquel de Queirós.






Nossa senhora da Assunção,padroeira da cidade de Fortaleza.

O famoso bode ioio, que foi eleito pela população de Fortaleza.
































































segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homenagem ao Dia do Professor.

Dedico esta postagem exclusivamente a todos os profissionais de educação do Brasil,bravos guerreiros, heróis,vencedores que apesar das dificuldades enfrentadas no seu cotidiano pela falta de condições de trabalho, de valorização por parte dos governantes,de respeito e a maioria das vezes reconhecimento de uma minoria da sociedade, se dedica a educar,ensinar e a forma cidadãos críticos e participativos,contribuindo para o crescimento da vida pessoal e profissional dos jovens,que são o futuro do nosso querido e mamado Brasil. Parabenizo aos docentes  de todas as regiões do imenso pais chamado Brasil,pelo nosso dia. FELIZ DIA DOS PROFESSORE'S, ''Podemos transformar pessoas apenas com um professor,um livro e uma caneta'' Malala. Profº Elisonaldo Câmara






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Segunda Guerra Mundial 1939-1945.

Atividade  Avaliativa de História
    Aluno(a):________________________Nº_____ Série______ Turma_____
    Profº Elisonaldo Câmara.
    1. Analise a foto, leia o texto abaixo e responda as questões:


’ Hitler para deus: _ ‘’Você pode ter criado o homem, porém eu, Adolf Hitler, acabarei com ele!’’ é a legenda da caricatura de Davi Low, publicada no jornal Evening Standard, de Londres, em setembro de 1939. O artista pressentiu a tragédia provocada pelos nazistas,que,durante a guerra,enviaram judeus,homossexuais,ciganos e opositores do nazismo para os campos de concentração.Até o final da guerra cerca de 6 milhões de judeus e milhares de outros prisioneiros haviam sidos mortos em câmaras de gás ou simplesmente de fome e frio.As autoridades nazistas referiam-se ao extermínio de judeus como ‘’Solução Final’’ do problema judaico’’.Elabore um pequeno texto sobre a ideia defendida pelos nazistas,que justificava ‘’A solução final’’.
2. Leia relatos de sobreviventes da bomba atômica

‘’ (...) A pressão imediata foi tamanha que, no raio de um quilômetro, todo o ser humano que se encontrava do lado de fora, ou num local aberto, morreu instantaneamente ou dentro de poucos minutos. A 500 metros da explosão, uma jovem mãe foi encontrada com o ventre aberto, seu futuro bebê entra as pernas. Muitos cadáveres perderam suas entranhas, cabeças foram arrancadas e ,por vezes o olhos saltaram das órbitas, os crânios fraturados deixavam destilar o sangue pelos ouvidos. O calor chegou a tal violência que, os rostos foram atingidos a ponto de ficarem irreconhecíveis. A um quilômetro, as queimaduras atômicas tinham dilacerado a pele, fazendo-a cair em tiras, dando-lhe um tom  marrom avermelhado e deixando á vista a carne sangrenta. A primeira impressão não foi, segundo parece, a de calor, mas a de intensa dor, seguida de frio excessivo. A pele levantada era frágil e saía facilmente. A maioria das vitimas morriam com rapidez’’ (Depoimento de Takashi Nagai).

Responda:
A)    Que cidades japonesas foram atingidas pelo lançamento da bomba atômica?
B)    Descreva sua sensação ao observar o relato apresentado. Escreva um pequeno texto sobre o assunto.
3.Faça uma pesquisa sobre a bomba atômica utilizando jornais, revistas e a internet .Em seguida, responda:
A) Quando e quantas vezes bombas atômicas já foram usadas em guerras?
B) Quais países têm produzido bombas nucleares na atual atualidade?
C) Crie um  pequeno texto expressando o que você pensa sobre esse tipo de armamento.
4. . Preencha as lacunas com as palavras que estão faltando e marque a alternativa correta.
·         O avanço do__________________________ foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial.
·         O______________________ foi responsável pela entrada dos EUA na segunda Guerra Mundial.
·         O Brasil entrou na Guerra ao lado dos_____________________________________.
·         O pacto____________________ foi assinado entre a Alemanha e a _____________________.
·          ______________________ defendia a purificação da raça ariana.
·         Os ____________________ eram enviados para os campos de extermínio.
·         _____________________ foi preso e morto pelas tropas de resistência.
·         A __________________ era símbolo do nazismo alemão.
A)    (  ) Socialismo, eixo, aliados, germânico-soviético, URSS, Hitler, ciganos, Stálin e Suástica.
B)    (  ) Socialismo, Japão, aliados, URSS, Hitler, Mussolini, Judeus, suástica, Stálin.
C)    (  ) Socialismo, Japão, aliados, germânico-soviética, URSS, Hitler, Judeus, Mussolini e suástica.
D)    (  ) Capitalismo, Japão, eixo, germânico-soviético, Rússia, Hitler, homossexuais, Reich.
5. Qual foi o motivo imediato para o inicio da segunda Guerra Mundial.
A) (  ) O assassinato de Francisco Ferdinando. B) (  ) a anexação da Checoslováquia pela Alemanha. C) (  ) a invasão da Polônia pelas tropas alemãs. D) o fim do pacto entre Alemanha e URSS.
  6. . Analise as imagens e responda o que se pede.








quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mitologia: Nike, a deusa da vitória.



Por: Elisonaldo Câmara
Nike, (em grego Νίκη, Níkē ou Niké – "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, representada por uma mulher alada, Os romanos designaram o nome de Victória para Nice. Nice também pode representar asas e Seres alados. Era filha do Titã Palas e de Estige, e tinha como irmãos Bia, a Força, Crato, o Poder, e Zelo, o Ciúme. Conta-se que fazia parte do cortejo de Atena e que era a personificação do triunfo da guerra. Tinha por atribuição presidir os jogos atléticos e os trabalhos artísticos. Nas estátuas, sempre era mostrada tendo asas e levando uma coroa e uma palma, considerados os símbolos da vitória. Nas batalhas, era vista guiando feitos guerreiros dos deuses e semideuses para ajuda-los a realizar grandes. Uma das mais famosas. Retratada e homenageada nas medalhas dos Jogos Olímpicos nos tempos atuais, Nike é testemunha das lutas e competições que se travam nos ginásios esportivos mas também de nossa luta diária para superar dificuldades e conquistar os nossos objetivos. Ela voa baixo, beija a testa dos vencedores que lhe sorriem e não se sensibiliza com os gritos dolorosos dos fracassados.  .

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *