Prof.° Elisonaldo Câmara

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Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O REGIME AUTORITÁRIO NO BRASIL (1964 -1985).

                             
                                             Por: Elisonaldo Câmara
A crise política Brasileira agravou-se em 1961 quando João Goulart assumiu a presidência, logo após a renúncia do então presidente Jânio Quadros. Os setores conservadores aliados aos militares deram início a uma campanha desestabilização do governo, pois não concordavam com as medidas propostas pelo presidente conhecido como reformas de base: Reforma Agrária, Reforma Urbana, Reforma Bancária. Reforma Eleitoral e Reforma Educacional.
O GOLPE MILIATAR
Em 31 de março de 1964, um golpe militar derrubou João Goulart, a partir de então os militares passaram a governar o país quebrando a normalidade democrática e institucional do país.
CONSTRUINDO A DITADURA
·         Em Abril de 1964, foi editado o Ato institucional  nº 1, pelos comandantes do exercito, marinha e aeronáutica.
·         Nomeação do General Humberto de Alencar Castelo Branco para a presidência do Brasil.
·         As constituições federais e estaduais em vigor seriam mantidas.
·         A eleição do presidente e vice-presidente da república passaria a ser efetuada pelo congresso nacional.
·         O presidente poderia remeter ao congresso nacional sugestões para alteração da constituição.
·         Os comandantes das forças armadas, poderiam suspender direitos políticos por um prazo de 10 anos e anular mandatos legislativos.
O GOVERNO CASTELO BRANCO (1964-1967)  
     Ao assumir a presidência afirmavam que seu objetivo era implantar uma ”DEMOCRACIA RESTRINGIDA”, atuar na reformulação da economia e política do estado, com o propósito de “COMBATER O COMUNISMO” e promover a consolidação da democracia. As principais medidas foram:
·         Serviço nacional de informação (SNI): supervisionar e coordenar as atividades de informação e contra-informação.
·         Ato institucional nº 2: o decreto colocava fim a todos os partidos existentes e autorizava a formação de apenas duas legendas a Arena e o MDB.
·         Programa de ação econômica do governo (PAEG): abertura para o exterior, alta na balança comercial, redução dos gastos públicos linha de crédito para o setor privado.
·         Fundo de garantia do tempo de serviço (FGTS): extinguiu a estabilidade no emprego.
·         Ato institucional nº3: estabeleceu eleições indiretas para governadores e prefeitos das capitais.
·         Ato institucional nº4: surgimento de uma nova constituição 1967 (lei de imprensa-lei de segurança nacional).

ARTHUR DA COSTA E SILVA (1967-1969)
            O novo presidente fazia parte “LINHA DURA” do exército e era defensor do nacionalismo. A insatisfação dos trabalhadores foi um dos pontos dificultosos enfrentados, pois a política deflacionária praticada pelo governo anterior ocasionara a diminuição dos salários e o aumento do desemprego.

·         Aumento da linha de crédito bancário para o setor privado.
·         Conselho interministerial (CIP): controle dos preços previa punições para os empresários que menosprezassem as instruções do governo.
·         Fixação dos valores dos salários do setor público e privado.
·         Ato institucional nº5: delegou ao presidente fechar o congresso nacional, as assembleias estaduais e municipais, caçar mandatos, suspender direitos políticos por 10 anos, demitir, remover ou aposentar funcionários públicos e juízes, DECRETAR ESTADOS DE SITIO  e confiscar bens como punição por corrupção, suspender  HABEAS CORPUS .
·         Criação do DOPS
EMÍLIO GARRASTAZÚ MÉDICI (1969-1974)
No início da década de 70, o Brasil vivia o período mais duro e violento da ditadura militar, a censura, a tortura e aos assassinatos tornaram-se comuns dentro dos presídios, a explosão da guerrilha urbana e rural, o governo Médici destacou-se por ter sido o mais repressivo.
·         O milagre econômico: sustentou-se sobre três pilares básicos: o arrocho salarial, os empréstimos externos e a repressão política.
·         Grandes obras públicas: ponte Rio Niterói, hidroelétrica de Itaipú, rodovia transamazônica.
·         DOI-CODI: órgãos de repressão.
·         Criação do INCRA.
·         Criação do MOBRAL.
·         PIS: plano de integração social.


ESNESTO GEISEL (1974-1979)
          O sucessor do presidente Médici foi outro general, indicado pelo alto comando militar e aprovado pela ARENA, o general Ernesto Geisel, que integravam um grupo de oficiais militares favoráveis á devolução gradual do poder aos civis. Conforme suas palavras “um processo gradual, lento e seguro”. Geisel assumiu o poder num país descontente com o regime político, assolado pelas dificuldades econômicas e a beira de uma crise social.
·         Eleições livres para o congresso: ampla vitória as forças da oposição.
·         Pacote de Abril (1977): fechou o congresso nacional, reforma do sistema judiciário alteração na legislação eleitoral, o mandato presidencial aumentou se 5 para 6 anos, um terço das vagas do senado foram concedidas aos “ senadores biônicos”.
·         II plano nacional de desenvolvimento: retomada do crescimento econômico por meio da expansão da indústria de base, setores de mineração e eletricidade.
·         Extinguiu o AI- 5 (1978): e os demais atos institucionais.
JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO (1979-1985)
          Último general-presidente, tinha por tarefas dar continuidade ao lento processo de abertura política. Iniciou seu governo no momento em que crescia no País a critica política ás decisões autoritárias e centralizadoras do governo militar.
·         Aumento da pressão social e greves do ABC paulista.
·         Anistia geral para todos os exilados.
·         Fim do bipartidarismo -PDS-PMDB-PTB-PDT-PT.
·         III plano nacional de desenvolvimento: promover crescimento da renda nacional, do emprego, controlar a divida externa e combater a inflação.
·         Pro álcool: substituir progressivamente o petróleo.
·         Divida externa inflação e desemprego.
·         Eleições diretas para governador (1982).
·         Emenda Dante de Oliveira direta já.
MOVIMENTO DAS DIRETAS JÁ (1985)
          A partir de 1983, as oposições lançaram a campanha pelas Diretas Já. O movimento consistia em reivindicar a aprovação de um projeto de lei de autoria do deputado federal Dante de Oliveira, que preconizava a realização de eleições diretas e livres para a presidência da república. Comícios foram realizados em todo o país, as ruas tingiram-se de amarelo ­­-- a cor escolhida como símbolo da campanha --- e personalidades importantes como artistas, jornalistas, intelectuais e políticos de todas as facções transformaram as Diretas Já num grito uníssono pela liberdade e pela democracia.
 Atividade 1
Observe a imagem a baixo e responda criticamente: No período da Ditadura Militar, tivemos Ordem e Progresso? Justifique



Atividade 2
 

Observe a imagem abaixo e discorra criticamente sobre a liberdade de expressão e a censura durante a ditadura no Brasil




quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Bandeiras e Brasões - A Lua crescente e a estrela

Fonte: Aventuras na História.

A Lua crescente e a estrela juntas formam um símbolo reconhecido do Islã - e aparecem em bandeiras de oito países, mas na origem não tem relação com os muçulmanos. A imagem apareceu entre diversos povos da antiguidade, como sumérios,babilônios,persas e gregos. A Lua sozinha, na horizontal, representava o tengrismo, a religião pagã dos turcos antes de se converterem ao islamismo, no Século XI, em posição vertical,tornou-se a bandeira do Império Otomano após a conquista de Constantinopla, em 1453. A segunda teoria o conjunto teria sido importado do Império Bizantino, a Lua era a deusa Àrtemis, a estrela acionada pelo imperador Constantino ao refundar a cidade em 330 d.C, para representar a virgem Maria.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Cordel: Vida de um professor.


Autor: JOSÉ ANTONIO DA SILVA, NILDO DA PEDRA BRANCA, Mossoró-RN

1
 O nosso Brasil tem sido
   palco de grandes valores
  tem astronauta, biólogo
  engenheiro, promotores
          mas para serem formados, 
      precisa dos professores.
2
Até juiz de direito
e o desembargador
o médico de medicina
capitão, aviador
            pra conseguir seus diplomas,
depende do professor.
3
    Dentre outras profissões
não é preciso falar
só falo se for preciso
algo mais acrescentar
só entra na faculdade
se o professor lecionar
4
O professor é a fonte
que enriquece a nação
          solta o verbo, rasga a mente
educando o cidadão
            entregando à pátria amada,
paz amor e união.
5
    Mas eu vejo que o povo
ainda não entendeu
ou não sabe cultivar
tudo quanto recebeu
se sabe coloque em prática
esse é um direito seu.
6
Em uma sala de aula
vi um professor tentando
explicar para o aluno
e o aluno resmungando
o professor paciente
e o aluno esnobando.
7
O aluno irritado
falou mal do professor
arranjou muito defeito,
mostrando seu mal humor,
tirando do seu bom mestre
a sua arte e valor.
8
E ficou só blasfemando...
com tamanha exigência
quando o professor é jovem
nada tem de experiência
se é velho está superado
e não tem mais paciência.
9
Se não possui automóvel,
chamam ele de coitado...
    Quando ele compra um carro
falam que comprou fiado,
ou então ele ganhou
de um amigo deputado.
10
Quando fala em alto tom
pra o aluno está gritando
quando ele fala normal
ninguém está escutando
quando ele está calado
já está se injuriando.
11
Quando ele falta o colégio
chamam ele de turista
se chega bem arrumado
é um borsal ou artista
quando vem mal arrumado,
é um miserável na vista.
12
Quando ele chega e conversa
com os outros professores
é taxado de folgado
está atrás de favores
abandonando a sala
pra ficar nos corredores
13
E quando ele é calado
é um demente, idiota...
Um pobre bem desligado
fica escorado na porta
quando está lendo alguém diz:
esse besta hoje se esgota.
14
Se passa muitas matérias
a turma também não gosta
Quando não escreve nada
não dá uma boa nota
se escreve razoável,
a turma já não suporta.
15
Se brinca com os alunos
dá uma de engraçadinho
Quando não brinca é um chato
e fica muito sozinho
se fala em religião
tá querendo ser santinho.
16
Se chama atenção da turma
tá querendo ser grosseiro
quando não chama atenção,
coitado não tem roteiro.
Se preserva a classe limpa,
dá uma de faxineiro.
17
Se aplica a prova longa
é um inexperiente...
quando a prova é curta
ele é incompetente
se fica dentro da sala
é um inconveniente.
18
Se o professor fala bem
foge do itinerário
Se fala a língua normal
não sabe nada, é otário
se esquece o dia do mês
não possui um calendário.
19
Se ele aplica uma prova
o aluno é aprovado
outro fica resmungando
o professor está errado
e ainda aumenta as críticas
quando é um reprovado.
20
Se o professor ganha bem
chora de barriga cheia
quando ele ganha mal
e a coisa fica feia
pensa logo em fazer greve
falando da vida alheia.
21
E mesmo assim vão vivendo
nossos bravos professores
estudam de dia e de noite
vão descobrindo valores
entre todas as profissões
eles são mais sofredores.
22
O professor para mim
é uma pérola bem fina...
Tudo que ele aprendeu
com vontade nos ensina
o professor é um ouro
extraído de uma mina.
23
Quase tudo que aprendi
agradeço ao professor
essa classe sofredora
mas tem um grande valor,
pois tudo que aprendeu
nos ensina com amor.
24
Se eu fosse um reformado
e tivesse uma grande patente
logo eu convocaria
um professor competente
e lhe daria um cargo
ao lado do presidente.
25
Professor eu agradeço
do fundo do coração
Deus abençoe vocês 
pra nos dar educação
pois é com seu compromisso
que se desenvolve a nação.
26
Se o aluno tem vontade
e quer ser um vencedor
siga em frente meu amigo
seu futuro começou
e se não conseguir vencer
a ler, contar e escrever,
não culpe o seu professor.











  

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