Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Desafio histórico: Copa do Mundo.

Em clima de competição do maior evento do futebol mundial, sediado aqui no Brasil, o blog resolveu postar um desafio histórico para recordar os outros mundiais realizados nas décadas passadas, postando os mascotes das copas anteriores que reapresenta uma característica de cada país.Responda: o significado de cada um para o país que realizou a Copa do Mundo.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

REPÚBLICA VELHA (1889-1930)


                                    
OO
 Primeiro período da República Brasileira ficou conhecido por República Velha (1889-1930). Esse primeiro período da República foi marcado por três fases políticas: Governo Provisório (1889-1891), República da Espada (1891-1894) e República das Oligarquias ou do Café-Com-Leite (1894-1930). GOVERNO PROVISÓRIO Assim que o Império foi derrubado, foi proclamada a República, no dia 15 de novembro de 1889, formando-se um Governo Provisório cuja chefia coube ao Marechal Deodoro da Fonseca (1889-1891).O novo regime herdou do Império um sistema econômico financeiro caótico. A dívida externa e interna era altíssima. A economia era de base agrária e os gastos com importações, especialmente de produtos industrializados, eram enormes. Diante desse quadro econômico financeiro, Rui Barbosa, que na época exercia o cargo de Ministro da Fazenda, tomou algumas visando reverter a situação. O primeiro passo dado pelo Ministro foi em direção à elevação das tarifas alfandegárias, com o objetivo de proteger a indústria nacional da concorrência externa. Em seguida, realizou uma ampla reforma bancária, com a criação da vários bancos, com poderes de em emitir papel- moeda. Essas emissões estimuladas pelo governo não teriam lastro em ouro, mas assim em títulos da dívida pública. Com essas emissões, o governo pretendia promover a expansão do crédito para estimular o processo de industrialização. A política emissionista do governo resultou num verdadeiro fracasso. A emissão de papel-moeda foi muito superior à produção interna, o que acabou por provocar uma inflação desenfreada. As facilidades para a obtenção de crédito oferecidas pelo governo forma responsáveis pelo surgimento de empresas fantasmas e pelo lançamento de ações sem nenhum valor no mercado. Essa reforma financeira ficou conhecida como Encilhamento: .Diante do tamanho fracasso da reforma financeira, Rui Barbosa renunciou em janeiro de 1981.Durante a fase do Governo Provisório, outras medidas forma tomadas, entre elas:
• Fim do controle do Estado sobre a Igreja: a Igreja deixou de ser subordinada ao Estado;
• Instituição do casamento civil;
• Transformação das províncias em estados;
• A facilidade de naturalização, que permitia aos estados estrangeiros obter cidadania brasileira;
• Criação de uma nova bandeira para o Brasil.
A Constituinte
Em 1980 forma convocadas eleições para formação da Assembleia Nacional Constituinte. Nessas eleições forma eleitos os representantes para o Congresso Constituinte, formado por republicanos, monarquistas, militares, cafeicultores e positivistas. Em 24 de fevereiro de 1981, foi promulgada a primeira Constituição Republicana do Brasil, marcada por forte influencia da Constituição dos Estados Unidos e pelos ideais do positivismo francês de Augusto Comte.
Principais Determinações da Constituição de 1891
• Forma de governo: República, Federativa, Presidencialista e Representativa;
• Independência entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário;
 • Direito de voto aos maiores de 21 anos, alfabetizados e do sexo masculino. Voto de Cabresto,    isto é, aberto.
• Mandato presidencial de 4 anos, Câmara dos Deputados com 3 anos de mandato e Senado com mandato de 9 anos.
REPÚBLICA DA ESPADA
O governo de Deodoro da Fonseca (1891)
Manuel Deodoro da Fonseca era natural de Alagoas. Seu vice-presidente era Floriano. Após a promulgação da Constituição, a Assembleia Nacional Constituinte transformou-se em Congresso Nacional. A nova Constituição estabelecia que a primeira eleição presidencial fosse indireta, cabendo ao Congresso Nacional eleger o presidente da República e o vice- presidente. A ameaça de golpe militar pressionou o Congresso a eleger Deodoro da Fonseca, e Floriano Peixoto vice- presidente. O breve governo de Deodoro da Fonseca teve duração de apenas nove meses, marcados por forte crise econômica e ferrenha oposição política. A hostilidade do Congresso ao governo levou Deodoro a dissolvê-lo em 03/11/1891, fato que acirrou ainda mais a oposição política. No plano econômico, o país ainda vivia sob forte impacto do encilhamento. Além disso, o poder estava com os militares, mas o poder econômico continuava nas mãos das oligarquias. Parte dos militares  eram contrários ao governo de Deodoro, entre eles o Contra-Almirante Custódio de Melo, que liderou a primeira Revolta Armada, em que ameaçava bombardear a cidade do Rio de Janeiro, caso Deodoro não renunciasse. Diante dos fatos, Deodoro da Fonseca renunciou ao cargo de Presidente da República.
O governo de Floriano Peixoto (1891-1894)
Com a renúncia de Deodoro da Fonseca, o governo do país foi assumido pelo vice-presidente, Floriano Peixoto, de forma inconstitucional. De acordo com a Constituição, artigo 42, deveria ser convocado nova eleição. “Se o caso de vaga, por qualquer causa, a Presidência ou Vice-Presidência não houverem transcorridos dois anos do período presidencial, proceder-se à nova eleição ”.No plano político, Floriano teve que enfrentar vários movimentos armados de reação ao seu governo: A Revolução Federalista (RS), A Segunda Revolta Armada (RJ) e a Revolução dos Treze Generais do Exército . No plano político, Floriano suspendeu a dissolução do Congresso Nacional e depôs todos os governadores que apoiaram o golpe de Deodoro da Fonseca. Para satisfazer parte das necessidades das baixas camadas, Floriano determinou o tabelamento dos preços dos alimentos e baixou o valor dos aluguéis.
A REPÚBLICA DAS OLIGARQUIAS OU DO CAFÉ-COM-LEITE (1894-1930)
Prudente de Moraes (1894-1898)

Em 1894, assumiu a presidência o paulista e civil Prudente José de Moraes Barros, foi eleito pelo voto direto. O governo foi marcado por uma grave crise econômica. Em1823 a saca de café era 4,09 libras para exportação, passou para 2,91 libras em 1986 e chegou a 1,48 libras em 1897. No plano político, a anistia dada aos federalistas do Rio Grande do Sul levou Prudente a sofrer forte oposição por parte dos militares e do governador gaúcho Júlio de Castilhos. Diante da forte oposição militar, o presidente decretou o fechamento do Clube Militar.. O presidente Prudente de Moraes também enfrentou o Movimento de Canudos, na Bahia, entre 1896 e 1897.


CAMPOS SALES ( 1898/1902)
Em seu governo procurou reorientar a política econômica para atender os interesses das oligarquias rurais: café, algodão, borracha, cacau, açúcar e minérios. Adotando o princípio de que o Brasil era um país essencialmente agrícola, o apoio à expansão industrial foi suspenso. Já em seu governo, a inflação e a dívida externa eram problemas sérios. Seu ministro da Fazenda, Joaquim Murtinho, deu início ao chamado saneamento financeiro: política deflacionista visando à valorização da moeda. Além do corte de crédito à expansão da indústria, o governo deixou de emitir moeda e criou novos impostos, aumentando os que já existiam. Procurou-se uma redução dos gastos públicos e foi adotada uma política de arrocho salarial. Outra medida para o equilíbrio econômico foi o funding-loan, acordo de negociação da dívida externa: o Brasil teria um novo empréstimo; suspensão, por 13 anos do pagamento das dívidas e de 63 para liquidar as dívidas. Para conseguir apoio do Congresso na adoção do saneamento financeiro, Campos Sales colocou em funcionamento a política dos governadores.

RODRIGUES ALVES (1902/1906)
Período conhecido como "quadriênio progressista", marcado pela modernização dos portos, ampliação da rede ferroviária e pela urbanização da cidade do Rio de Janeiro - preocupação de seu prefeito, Pereira Passos. Houve também a chamada Campanha de Saneamento, dirigida por Osvaldo Cruz, buscando eliminar a febre amarela e a varíola. Para combater a varíola, foi imposta a vacinação obrigatória, provocando um descontentamento popular. Os opositores ao governo aproveitaram-se da situação, eclodindo a Revolta da Vacina. No quadriênio de Rodrigues Alves foi aprovada as decisões do Convênio de Taubaté, visando a valorização do café. Destaque para o surto da borracha que ocorreu em seu governo. A extração e exportação da borracha atendiam os interesses da indústria de pneumáticos e de automóveis. No entanto, a extração da borracha não se mostrou como alternativa ao café. A economia da borracha provocou uma questão externa, envolvendo Brasil e Bolívia, a chamada Questão do Acre. A solução veio com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em que o Brasil anexou o Acre, pagando uma indenização de dois milhões de libras para a Bolívia.
AFONSO PENA ( 1906/1909)
Implantação do plano para a valorização do café, onde o governo compraria toda a produção de café e armazenando-a, para depois vendê-la. Faleceu em 1909, tendo seu mandato presidencial terminado por Nilo Peçanha, seu vice-presidente.
NILO PEÇANHA (1909/1910)
Criação do Serviço de Proteção ao Índio, dirigido pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Seu curto governo foi marcado pela sucessão presidencial. De um lado, representando a máquina oligárquica, estava o candidato Hermes da Fonseca, de outro, como candidato da oposição, estava Rui Barbosa. O lema da campanha de Rui Barbosa era Campanha Civilista, visto que Hermes da Fonseca era marechal do exército. Rui Barbosa defendia a reforma eleitoral com o voto secreto, a revisão constitucional e a elaboração do Código Civil. Apesar de grande votação, Rui Barbosa não venceu as eleições.

HERMES DA FONSECA ( 1910/1914)
Imposição da chamada Política das Salvações: intervenção federal para derrubar oligarquias oposicionistas, substituindo-as por outras que apoiassem a administração. Esta política de intervenção provocou a chamada Revolta de Juazeiro, ocorrida no Ceará, e liderada pelo padre Cícero. Ainda em seu governo, na cidade do Rio de Janeiro, eclodiu a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro João Candido, contra os castigos corporais e excesso de trabalho na Marinha. A rebelião militar foi duramente reprimida. O seu governo foi marcado por uma acentuação da crise econômica - queda nas exportações do café e da borracha - levando o governo a realizar um segundo funding loan.
VENCESLAU BRÁS ( 1914/1918)
Em seu governo ocorre, no sul do país, um movimento social muito semelhante à Guerra de Canudos. O conflito, denominado Guerra do Contestado, apresentava como causas a miséria e a fome da população sertaneja, nas fronteiras de Santa Catarina e Paraná. O movimento teve um caráter messiânico, pois liderado pelo "monge" João Maria. O exemplo de Canudos, o movimento foi duramente reprimido pelo governo. O principal evento, que marcou o quadriênio de Venceslau Brás, foi a Primeira Guerra Mundial (1914/18). A duração da guerra provocou, no Brasil, um surto industrial. Este processo está ligado à política de substituição de importações: já que não se conseguia importar nada, em virtude da guerra, o Brasil passou a produzir. Este impulso à industrialização fez nascer uma burguesia industrial e o operariado. A classe operária, por sua vez, vivia em precárias condições, não possuindo salário mínimo, não tendo jornada de trabalho regulamentada, havia exploração do trabalho infantil e feminino. Muitos acidentes de trabalho aconteciam. Contra este estado de coisas, a classe operária manifestou-se, através de greves. A maior delas ocorreu em 1917, sendo reprimida pela polícia. Aliás, a questão social na República Velha, ou seja, a relação capital/trabalho era vista como "caso de polícia". Até a década de 30 o movimento operário terá como bandeira os ideais do anarquismo e do anarcossindicialismo.
RODRIGUES ALVES/ DELFIM MOREIRA (1918/1919)
O eleito em 1918 fora Rodrigues Alves que faleceu (gripe espanhola) sem tomar posse. Seu vice-presidente, Delfim Moreira, de acordo com o artigo 42 da Constituição Federal, marcou novas eleições. O vencedor do novo pleito foi Epitácio Pessoa.
EPITÁCIO PESSOA ( 1919/1922).
Seu governo é marcado pelo início de graves crises econômicas e políticas, responsáveis pela chamada Revolução de 1930. A crise econômica foi deflagrada com o início da queda - gradual e constante - dos preços das matérias primas no mercando internacional, por conta do final da Primeira Guerra Mundial. O setor mais afetado no Brasil foi, como não poderia deixar de ser, o setor exportador do café. No plano militar, Epitácio Pessoa resolveu substituir ministros militares por ministros civis, em pastas ocupadas por membros das Forças Armadas. Para o Ministério da Marinha foi indicado Raul Soares, e para o Ministério da Guerra, Pendia Calógeras. A nomeação causou descontentamento militar. A oposição militar às oligarquias desencadeou o chamado Tenentismo. O tenentismo foi um movimento que propunha a moralização do país, mediante o voto secreto e da centralização política. Teve um forte caráter elitista-muito embora suas propostas identificavam-se com os interesses das camadas médias do país. Os tenentes julgavam-se os únicos capazes de solucionarem os problemas do país: o chamado "ideal de salvação nacional". O primeiro levante do tenentes ocorreu em 05 de julho de 1922, episódio conhecido como Levante do Forte de Copacabana ( os 18 do Forte). O motivo deste levante foi a publicação de cartas, cujos conteúdos, ofendiam o Exército. O autor teria sido Artur Bernardes, recém eleito presidente da República.
ARTUR BERNARDES ( 1922/1926).
Apesar do episódio das "cartas falsas", Artur Bernardes foi declarado vencedor em março de 1922 . O descontentamento no meio militar foi muito grande. O levante do forte de Copacabana foi uma tentativa de impedir a sua posse. No ano de 1924 uma nova revolta tenentista ocorre. Desta feita em São Paulo - Revolução Paulista de 1924. A reação do governo foi violenta, forçando os rebeldes a fugirem da cidade. Os revoltosos encontraram-se com outra coluna militar (gaúcha) é comandada por Luís Carlos Prestes. Originou-se assim, a Coluna Prestes, que percorreu cerca de 25 mil quilômetros no interior do Brasil, denunciando os problemas da República Oligárquica. No ano de 1927 a Coluna foi desfeita, tendo a maioria dos líderes buscado refúgio na Bolívia. O governo de Artur Bernardes foi palco da Semana de Arte Moderna, inaugurando o Modernismo no Brasil. A expansão industrial, o crescimento urbano, o desenvolvimento do operariado inspiraram os modernistas.
WASHINGTON LUÍS ( 1926/1930)
Governo marcado pela eclosão da Revolução de 1930.
NN
o ano de 1929, a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebrou, causando sérios efeitos para a economia mundial. A economia norte americana fica arruinada, com pesadas quedas na produção, além da ampliação do desemprego. A crise econômica nos EUA fez-se sentir em todo o mundo. Os efeitos da crise de 1929, para o Brasil, fizeram-se sentir com a queda brutal nos preços do café. Os fazendeiros de café pediram auxílio ao governo federal, que rejeitou, alegando que a queda nos preços do café seria compensada pelo aumento no volume das exportações, o que, aliás, não ocorreu. No plano interno, em 1930, ocorriam eleições presidenciais. Washington Luís indicou um candidato paulista - Júlio Prestes, rompendo o pacto estabelecido na política do café-com-leite. Os mineiros não aceitaram ( Washington Luís representava os paulista e, seguindo a regra, o próximo presidente deveria ser um mineiro, aliás o governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada ). O rompimento da política do café-com-leite vai fortalecer a oposição, organizada na chamada Aliança Liberal. A Aliança Liberal era uma chapa de oposição, tendo Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice-presidente. Esta chapa contava com o apoio das oligarquias do Rio Grande do Sul, Paraíba e de Minas Gerais, além do Partido Democrático, formado por dissidentes do Partido Republicano Paulista (PRP). O programa da Aliança Liberal vai de encontro aos interesses das classes dominantes marginalizadas pelo setor cafeeiro e, aumentando sua base de apoio, defendia a regulamentação das leis trabalhistas, a instituição do voto secreto e do voto feminino. Reivindicava a expansão da industrialização e uma maior centralização política. De quebra, propunha a anistia aos tenentes condenados, sensibilizando o setor militar. Porém, mediante as tradicionais fraudes eleitorais, o candidato da situação, Júlio Prestes, venceu as eleições. A vitória do candidato situacionista provocou insatisfação das oligarquias marginalizadas, dos tenentes e da camada média urbana. Alguns tenentes, como Juarez Távora e João Alberto, iniciaram uma conspiração para evitar a posse de Júlio Prestes. Temendo que a conspiração pudesse contar com a participação popular, os líderes oligárquicos tomaram o comando do processo. "Façamos a revolução antes que o povo a faça", esta fala de Antônio Carlos Andrade, governador de Minas, sintetiza tudo. O estopim do movimento foi o assassinato de João Pessoa. Em 03 de outubro, sob o comando de Góes Monteiro eclode a revolta no Rio Grande do Sul; em 04 de outubro foi a vez de Juarez Távora iniciar a rebelião na Paraíba. Por fim. Em 24 de outubro de 1930, temendo-se uma guerra civil, o alto-comando das Forças Armadas no Rio de Janeiro desencadeou o golpe, depondo Washington Luís, impedindo a posse de Júlio Prestes e formando uma junta pacificadora, composta pelos generais Mena Barreto, Tasso Fragoso e pelo almirante Isaías Noronha. No dia 03 de novembro Getúlio Vargas era empossado, de forma provisória, como presidente da República.
SIGNIFICADO DA REVOLUÇÃO DE 30.
O movimento de 1930, apesar de sua complexa base social ( oligarquias dissidentes, tenentes, camadas médias urbanas ) não deve ser visto como uma ruptura na estrutura social, política e econômica do Brasil. A revolução não rompeu com o sistema oligárquico, houve tão somente uma substituição de oligarquias no poder. A revolução de 30 colocou um novo governo compromissado com diversos grupos sociais. Sob este ponto de vista, pode-se dizer que o movimento de 1930 patrocinou um "rearranjo" do Estado brasileiro.
Coronelismo :   O coronelismo surge com o fim da Guarda Nacional. Os que detinham cargos na guarda permanecem com o poder mesmo com o fim dela. Os coronéis eram mediadores entre o povo e o Estado e muitas vezes protegiam o povo das punições do Estado. Além disso realizavam favores aos seus “clientes”. Tudo isso para que seu “cliente” votasse nele, ou em quem ele quisesse nas eleições (o chamado voto de cabresto). Vale ressaltar que essa relação era assimétrica, apesar de ceder favores ao “cliente” o coronel era extremamente violento e fazia o que bem entendesse com o seu “cliente”. O coronelismo é fruto da desigualdade social, da aristocracia rural, miséria, precariedade dos serviços do estado e a impossibilidade do acesso aos direitos.
Movimentos sociais de resistência da Republica Velha
Revolta da vacina: O estado de Rio de Janeiro era precária, a população sofria a falta do saneamento básico, o que desencadeou constantes epidemias, entre elas, a febre amarela, a peste bubônica, a malária, o tifo, a tuberculose e a varíola. Como resultado, o então presidente Rodrigues Alves colocou em pratica um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. Ao seu lado, o medico e sanitarista Oswaldo Cruz foi denominado chefe do Departamento Nacional de Saúde Publica, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade. Logo, em novembro de 1904, a grande campanha de vacinação obrigatória foi colocada em pratica. Embora seu objetivo fosse extremamente positivo, ela foi aplicada e interpretada de forma autoritária e violenta. Em extremos casos, os agentes sanitários invadiam as casa e vacinavam as pessoas à força, assim desencadeando revolta nas pessoas.  Guerra do Contestado:  foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. A guerra envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares federais e estaduais. O conflito foi nomeado como Guerra do Contestado, pois as guerras ocorreram entre os estados do Paraná e Santa Catarina, em uma disputa territorial. Uma das principais causas que desencadeou a guerra foi a perda de terras de milhares de famílias de camponeses, dado à construção da estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul. Consequentemente, a construção gerou muito desemprego entre os camponeses da regiam, que, assim, ficaram sem terras para trabalhar. Além disso, muitas famílias foram expulsas de suas terras pela compra de uma grande área per grupos ligados à empresa construtora da estrada de ferro. Outro motivo essencial da revolta foi a finalização da estrada de ferro. Com o fim da obra, o grande número de trabalhadores que tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil ficaram desempregados, e em resultado, permaneceram na região sem qualquer apoio. Em 1912, um monge, muito conhecido como Jose Maria, juntou-se aos sertanejos revoltados e suportou as revoltas que focavam em ganhar as terras tiradas dos camponeses. O Cangaço: Cangaceiros foram grupos de homens armados que apareceram por causa das péssimas condições socias da região do Nordeste. Os latifúndios, grandes pedaços de terra, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população. Os participantes eram todos eram cangaceiros, mas o “chefe” era o lampião, Virgulino Ferreira da Silva (o mais famoso) ou Rei do Cangaço. Ocorreu entre o final do século XIX e começo do XX, início da República, surgiu, no nordeste brasileiro até o final da década de 1930. Os objetivos dos cangaceiros era ganhar condições melhor de vida e igualdade. Como os cangaceiros não seguiam as leis era perseguido constantemente pelos policiais. Eles usavam roupas e chapéus de couro para protegerem os corpos dos policiais. Usavam todos os conhecimentos que possuíam sobre o território nordestino para fugirem para os esconderijos. Revolta da Chibata: Uma das principais causas da Revolta da Chibata, iniciada em 22 de novembro de 1930, foi a punição do marinheiro Marcelino Rodrigues, que foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais, e a revolta logo se desencadeou. Apos a ocorrência, os marinheiros chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O líder da revolta, João Cândido, muito conhecido como o Almirante Negro, redigiu a carta exigindo o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Guerra de Canudos: A guerra dos Canudos  ocorreu nos primeiros tempos da República. Aconteceu no interior da Bahia, entre 1893-1897. As principais causas deste conflito foram as condições socias e as geográficas da região da região do nordeste formaram um conjunto de motivos em qual levou a um conflito, conhecido como a guerra dos canudos. Toda a região era composta por latifúndios, ou gigantes pedaços de terras improdutivos. E as terras eram grandes demais para poucos proprietários de terra, ou coronéis. Os participantes eram os conselheiristas, e as tropas federais e estaduais. . Os objetivos dos revoltosos eram lutar pela terra e para que uma comunidade seja igualitária. Eles queriam melhores condições de vida, melhores empregos justiça social, liberdade, educação e igualdade. O governo tentou acabar com todos os revoltosos  várias vezes, mais devida ao tamanho da população, não conseguiu.
História da Imigração no Brasil
Após a abolição da escravidão (1888), o governo brasileiro incentivou a entrada de imigrantes europeus em nosso território. Com a necessidade de mão-de-obra qualificada, para substituir os escravos, milhares de italianos e alemães chegaram para trabalhar nas fazendas de café do interior de São Paulo, nas indústrias e na zona rural do sul do país.  No ano de 1908, começou a imigração japonesa com a chegada ao Brasil. Estes também buscavam os empregos nas fazendas de café do oeste paulista.  Todos estes povos vieram e se fixaram no território brasileiro com os mais variados ramos de negócio, como por exemplo, o ramo cafeeiro, as atividades artesanais, a policultura, a atividade madeireira, a produção de borracha, a vinicultura, Em busca de oportunidades na terra nova, para cá vieram os suíços, que chegaram em 1819 e se instalaram no Rio de Janeiro (Nova Friburgo), os alemães, que vieram logo depois, em 1824, e foram para o Rio Grande do Sul (Novo Hamburgo, São Leopoldo, Santa Catarina, Blumenau, Joinville e Brusque), os eslavos, originários da Ucrânia e Polônia, habitando o Paraná, os turcos e os árabes, que se concentraram na Amazônia. O processo imigratório foi de extrema importância para a formação da cultura brasileira. Esta, foi, ao longo dos anos, incorporando características dos quatro cantos do mundo. Basta pararmos para pensar nas influências trazidas pelos imigrantes, que teremos um leque enorme de resultados: o idioma português, a culinária italiana, as técnicas agrícolas alemãs, as batidas musicais africanas e muito mais. Graças a todos eles, temos um país de múltiplas cores e sabores. Um povo lindo com uma cultura diversificada e de grande valor histórico.



sexta-feira, 6 de junho de 2014

Seminário de História: 50 anos do Golpe, a ação militar que mergulhou o país em 21 anos de ditadura.



Passados 50 anos, o Brasil mergulhou em uma Ditadura que iria perdurar por mais de duas décadas, momento oportuno de  fazer uma análise histórica do Golpe e do Regime Militar recordar e revelar para algumas gerações que não vivenciaram , a partir do ano de 1964, que perdurou até 1985, mostrando as monstruosidades cometidas durante aquele período sombrio da história do Brasil e fazermos uma reflexão crítica dos fatos, realizamos um seminário com os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Prof.ª Maria Madalena da Silva, GUAMARÉ-RN, com o tema: 50 anos do Golpe, a ação militar que mergulhou o país em 21 anos de ditadura. Finalizamos o seminário com uma confraternização com os alunos, professores e funcionários da escola. Foi organizado  um “ Festival de música dos anos 70’’, que retratava a realidade da sociedade brasileira. Queremos agradecer especialmente a todos os alunos do 3º ano “A’’, pela organização, dedicação e empenho na realização do evento, aos demais funcionários pela logística, aos colegas professores e a Direção da escola, um cordial abraço Profº Elisonaldo Câmara.  ’O período militar no Brasil, precisamos nunca esquecer, para nunca mais acontecer. ’’



















Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *