Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

domingo, 28 de dezembro de 2014

ÊXODO - Sugestão de Filmes


 
 Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés , nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito e libertar mais de 600 mil escravos judeus do cativeiro e  opressão. Para isso ele tem de enfrentar seu irmão de criação Ramsés. Nessa batalha Moisés e os escravos partem em busca da Terra Prometida, passando pelo deserto em direção ao Mar Vermelho.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Atividade filme: O menino de pijama listrada.

ESCOLA ESTADUAL DR. LAVOSIER MAIA
DISCIPLINA – HISTÓRIA - PROFº ELISONALDO CÂMARA


O MENINO DO PIJAMA LISTRADO
 Baseado no livro de John Boyne, o filme mostra os horrores da Segunda Guerra Mundial no interior da Alemanha. E é através do olhar de uma inocente criança de oito anos que nada sabe sobre os confrontos e os nazistas que a história é contada.  Bruno é o menino que não entende sua repentina partida de Berlim, cidade bela e muito aconchegante, e a única coisa que sabe é que essa mudança está ligada ao grande trabalho de seu pai. Na verdade, o pai de Bruno é um oficial Alemão Nazista da alta hierarquia, subordinado a Hitler, e a nova casa é localizada nas vizinhanças do campo de concentração de Auschwitz. Bruno queria encontrar amigos e crianças, e foi quando ele encontrou uma cerca, porém não entendia porque as pessoas do outro lado vestiam um estranho pijama listrado, e em pouco tempo criou uma grande amizade com um garoto Judeu que usa esse uniforme. Bruno está sozinho quando conhece Shmuel, uma criança da mesma idade, Judia que nasceu no mesmo dia do amigo. Embora eles vivam situações diferentes, a amizade talvez seja o tema mais importante do filme.

1.             Bruno e Shmuel possuem visões diferentes sobre os Soldados - EXPLIQUE essa diferença.

2. Bruno e Shmuel representam os antagonismos de uma época de desconfianças, acusações e indiferença para com o próximo, mas enquanto crianças, a solidariedade, a amizade e a pureza não são permitidas naquele ambiente criado pelo adulto.  ANALISE o papel de pelo menos dois adultos na vida do personagem Bruno.


3. “Como suas mãos ficaram assim? perguntou Bruno. Não, sei”, disse Shmuel. Antigamente ela era mais parecida com a sua, mas eu não percebi a mudança. Todos do meu lado da cerca são assim agora. Bruno franziu a testa. Pensou a respeito de todas aquelas pessoas de pijama listrado e imaginou o que estaria acontecendo em Haja-Vista e, o que quer que fosse, devia ser uma má ideia, uma vez que fazia as pessoas ficarem com um aspecto tão debilitado. Nada daquilo fazia sentido para ele.” (BOYNE, 2007, p. 147) História 9º ano Acerca do protagonista do filme, o menino Bruno, é possível AFIRMAR que ele:

A) compreende que a situação das pessoas de pijama listrado era o resultado das funções que seu pai exercia no campo de Auschwitz.
B) evitava tocar em assuntos de natureza política por discordar dos rumos que os governantes nazistas davam à situação dos judeus.
C) toma consciência da triste situação de Shmuel e intervêm junto a seu pai para que o mesmo possa ajudá-lo do outro lado da cerca.
D) através de sua ingenuidade não é capaz de perceber o quanto a vida de Shmuel está atrelada ao trabalho de seu pai.
4. Na vida do menino Bruno nem todos defendiam o nazismo. Identifique o personagem que se opunha ao Nacional-Socialismo:
                           A)       B)         C)          D)
       


5. A história de Bruno e Shmuel nos transporta
A) à condição da juventude hitlerista, simbolizada por Bruno, que mesmo desconhecendo os atalhos da vida adulta já usa os recursos da maturidade para atingir seus objetivos.
B) a perspectiva de crianças que, assim como os adultos, aprendem a usar a razão como forma de se beneficiar em uma sociedade altamente complexa.
C) a inocência da infância que supera a todos os preconceitos que o adulto cria e as limitações que a sociedade nos impõe.
D) a atuação de adultos que usam as crianças com o intuito de garantir no futuro uma sociedade mais justa e igualitária.
   
6. “É provável que a busca da imortalidade seja um dos grandes sonhos da humanidade desde o início dos tempos... porém ela talvez só seja conseguida e conquistada na medida em que nossas sementes frutifiquem nessa terra.” O grande comandante do campo de Auschwitz perdeu a oportunidade de dar continuidade à sua geração e voltou a simples condição de mortal quando.

A) seu filho ultrapassa o limite da cerca.  B) sua família se muda para o campo.  C) ele é promovido.
D) sua esposa declara não poder mais gerar filhos.
7. Sobre o filme O Menino do Pijama Listrado marque a opção CORRETA:
A) A rebeldia da irmã de Bruno começou a afetar as relações da família que não aceitava sua oposição ao regime nazista.
B) O descascador de batatas judeu era relojoeiro antes de ser enviado ao campo de Auschwitz e era constantemente punido por suas tentativas de fuga.
C) O professor de Bruno passou dos limites ao ensinar uma ideologia contrária ao nazismo para o filho do Cel. Ralf.
D) Procurar o pai de Shmuel era uma forma de Bruno compensar sua omissão quando seu amigo foi punido pelo soldado nazista.
8. Em determinado momento do filme o jovem Bruno fala com Shmuel:
“(...) nós não podemos ser amigos, nós temos que ser inimigos...”
A partir dessa frase percebemos:
A) Que Shmuel fez algo que desagradou Bruno. B) Que Bruno está indeciso sobre a situação dos judeus.
C) Que o pai de bruno convenceu-o da maldade dos judeus. D) A falta de fidelidade dos judeus para com seus amigos

 9. O filme não faz uso de imagens chocantes dos campos de concentração. Ele não necessita desse recurso. “Simplesmente nos remete aos horrores do holocausto através do silêncio dos personagens...” Explique o que era um campo de concentração e de extermínio.

10. Todos os eventos retratados no filme são verdadeiros? Descreva as cenas que você achou especialmente bem coerentes e fiéis à realidade. Quais sequências que parecem menos realistas? Por quê?


E

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *