Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Como funciona uma Bolsa de Valores?



Ações são títulos que correspondem a frações de determinada empresa e representam uma parte de seu capita. Quem possui ações é dono de uma parte da empresa e, por isso, recebe uma quantia proporcional dos lucros.
Por exemplo: se um investidor compra 5% das ações de uma empresa, ele passa a ser proprietário de 5% de todo o patrimônio dessa empresa e, portanto, recebe o correspondente a 5% dos lucros que ela alcança.
As ações de uma empresa são negociadas na Bolsa de Valores. Na lógica que determina a compra e venda de ações em bolsa, quem investe costuma adquirir ações de empresas que podem gerar lucro e vendê-las quando os preços estão em alta.
Quanto maior o número de interessados em comprar ações de uma empresa, mais elas são valorizadas. Se a procura for pequena ou zero, os preços das ações caem, isto é, elas diminuem de valor.
O desenvolvimento da tecnologia digital e de comunicações revolucionou a compra e a venda de ações no mercado internacional atual, pois um grande volume de ações passou a ser negociado nos pregões eletrônicos. Os investidores podem negociar suas ações de maneira simples, rápida e a distância, utilizando meios de comunicação por satélite, como o telefone e a internet.
Isso faz as bolsas de valores ao redor do mundo ficarem diretamente ligadas entre si, tornando uma dependente da outra. É possível investir em ações em bolsas pelo mundo nas 24 horas do dia, acompanhando os fusos horários dos diversos países.
Uma crise mundial pode se desencadear em horas por conta da atual interdependência das economias globais com as empresas que atuam internacionalmente e têm ações negociadas em bolsa ou no mercado financeiro. É o efeito cascata ou dominó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *