Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 19 de outubro de 2013

Escola Dr. Lavoisier Maia realiza aula de campo.

A escola Estadual Dr. Lavoisier Maia, Mossoró -RN, realizou no último dia 15 data de comemoração nacional ao dia  do professor, uma aula de campo-passeio com  destino a cidade de Fortaleza capital do Estado do Ceará,que contou com a participação dos professores Elisonaldo Câmara, Clécio Cristian,Roselly Silva, Irene, Ivanete Queirós,Elizabeth, Sandra Falcão, Cléber, da coordenadora Emília e dos alunos das séries 9 ano, 8 ano e Correção de Fluxo I. Visitamos na capital cearense a Academia Estadual de Letras,a catedral metropolitana Nossa senhora da Assunção, o o Mercado Municipal, o Teatro José de Alencar e finalizamos a aula passeio no Museu do Estado do Ceará,que contamos com excelente aula ministrada pela estagiária do curso de história da UFC Isabelle,  para descontrair a viagem fomo passear no shopping Iguatemi.E as 18:00 horas retornamos para a cidade de Mossoró.

Aluna da UFC, Isabelle guia na aula no Museu,


Quadro do Imperador D. Pedro II, acervo do Museu do Ceará.





Museu do Estado do Ceará.
Bandeira da cidade de Fortaleza.

professor Clécio Cristian e o famoso Rafael Clélio.


Teatro Municipal José de Alencar.

Foto registrada na estátua da escritora Raquel de Queirós.






Nossa senhora da Assunção,padroeira da cidade de Fortaleza.

O famoso bode ioio, que foi eleito pela população de Fortaleza.
































































segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Homenagem ao Dia do Professor.

Dedico esta postagem exclusivamente a todos os profissionais de educação do Brasil,bravos guerreiros, heróis,vencedores que apesar das dificuldades enfrentadas no seu cotidiano pela falta de condições de trabalho, de valorização por parte dos governantes,de respeito e a maioria das vezes reconhecimento de uma minoria da sociedade, se dedica a educar,ensinar e a forma cidadãos críticos e participativos,contribuindo para o crescimento da vida pessoal e profissional dos jovens,que são o futuro do nosso querido e mamado Brasil. Parabenizo aos docentes  de todas as regiões do imenso pais chamado Brasil,pelo nosso dia. FELIZ DIA DOS PROFESSORE'S, ''Podemos transformar pessoas apenas com um professor,um livro e uma caneta'' Malala. Profº Elisonaldo Câmara






sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Segunda Guerra Mundial 1939-1945.

Atividade  Avaliativa de História
    Aluno(a):________________________Nº_____ Série______ Turma_____
    Profº Elisonaldo Câmara.
    1. Analise a foto, leia o texto abaixo e responda as questões:


’ Hitler para deus: _ ‘’Você pode ter criado o homem, porém eu, Adolf Hitler, acabarei com ele!’’ é a legenda da caricatura de Davi Low, publicada no jornal Evening Standard, de Londres, em setembro de 1939. O artista pressentiu a tragédia provocada pelos nazistas,que,durante a guerra,enviaram judeus,homossexuais,ciganos e opositores do nazismo para os campos de concentração.Até o final da guerra cerca de 6 milhões de judeus e milhares de outros prisioneiros haviam sidos mortos em câmaras de gás ou simplesmente de fome e frio.As autoridades nazistas referiam-se ao extermínio de judeus como ‘’Solução Final’’ do problema judaico’’.Elabore um pequeno texto sobre a ideia defendida pelos nazistas,que justificava ‘’A solução final’’.
2. Leia relatos de sobreviventes da bomba atômica

‘’ (...) A pressão imediata foi tamanha que, no raio de um quilômetro, todo o ser humano que se encontrava do lado de fora, ou num local aberto, morreu instantaneamente ou dentro de poucos minutos. A 500 metros da explosão, uma jovem mãe foi encontrada com o ventre aberto, seu futuro bebê entra as pernas. Muitos cadáveres perderam suas entranhas, cabeças foram arrancadas e ,por vezes o olhos saltaram das órbitas, os crânios fraturados deixavam destilar o sangue pelos ouvidos. O calor chegou a tal violência que, os rostos foram atingidos a ponto de ficarem irreconhecíveis. A um quilômetro, as queimaduras atômicas tinham dilacerado a pele, fazendo-a cair em tiras, dando-lhe um tom  marrom avermelhado e deixando á vista a carne sangrenta. A primeira impressão não foi, segundo parece, a de calor, mas a de intensa dor, seguida de frio excessivo. A pele levantada era frágil e saía facilmente. A maioria das vitimas morriam com rapidez’’ (Depoimento de Takashi Nagai).

Responda:
A)    Que cidades japonesas foram atingidas pelo lançamento da bomba atômica?
B)    Descreva sua sensação ao observar o relato apresentado. Escreva um pequeno texto sobre o assunto.
3.Faça uma pesquisa sobre a bomba atômica utilizando jornais, revistas e a internet .Em seguida, responda:
A) Quando e quantas vezes bombas atômicas já foram usadas em guerras?
B) Quais países têm produzido bombas nucleares na atual atualidade?
C) Crie um  pequeno texto expressando o que você pensa sobre esse tipo de armamento.
4. . Preencha as lacunas com as palavras que estão faltando e marque a alternativa correta.
·         O avanço do__________________________ foi uma das causas da Segunda Guerra Mundial.
·         O______________________ foi responsável pela entrada dos EUA na segunda Guerra Mundial.
·         O Brasil entrou na Guerra ao lado dos_____________________________________.
·         O pacto____________________ foi assinado entre a Alemanha e a _____________________.
·          ______________________ defendia a purificação da raça ariana.
·         Os ____________________ eram enviados para os campos de extermínio.
·         _____________________ foi preso e morto pelas tropas de resistência.
·         A __________________ era símbolo do nazismo alemão.
A)    (  ) Socialismo, eixo, aliados, germânico-soviético, URSS, Hitler, ciganos, Stálin e Suástica.
B)    (  ) Socialismo, Japão, aliados, URSS, Hitler, Mussolini, Judeus, suástica, Stálin.
C)    (  ) Socialismo, Japão, aliados, germânico-soviética, URSS, Hitler, Judeus, Mussolini e suástica.
D)    (  ) Capitalismo, Japão, eixo, germânico-soviético, Rússia, Hitler, homossexuais, Reich.
5. Qual foi o motivo imediato para o inicio da segunda Guerra Mundial.
A) (  ) O assassinato de Francisco Ferdinando. B) (  ) a anexação da Checoslováquia pela Alemanha. C) (  ) a invasão da Polônia pelas tropas alemãs. D) o fim do pacto entre Alemanha e URSS.
  6. . Analise as imagens e responda o que se pede.








quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mitologia: Nike, a deusa da vitória.



Por: Elisonaldo Câmara
Nike, (em grego Νίκη, Níkē ou Niké – "Vitória") era uma deusa grega que personificava a vitória, representada por uma mulher alada, Os romanos designaram o nome de Victória para Nice. Nice também pode representar asas e Seres alados. Era filha do Titã Palas e de Estige, e tinha como irmãos Bia, a Força, Crato, o Poder, e Zelo, o Ciúme. Conta-se que fazia parte do cortejo de Atena e que era a personificação do triunfo da guerra. Tinha por atribuição presidir os jogos atléticos e os trabalhos artísticos. Nas estátuas, sempre era mostrada tendo asas e levando uma coroa e uma palma, considerados os símbolos da vitória. Nas batalhas, era vista guiando feitos guerreiros dos deuses e semideuses para ajuda-los a realizar grandes. Uma das mais famosas. Retratada e homenageada nas medalhas dos Jogos Olímpicos nos tempos atuais, Nike é testemunha das lutas e competições que se travam nos ginásios esportivos mas também de nossa luta diária para superar dificuldades e conquistar os nossos objetivos. Ela voa baixo, beija a testa dos vencedores que lhe sorriem e não se sensibiliza com os gritos dolorosos dos fracassados.  .

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sugestão de Filme.

O Tempo e o Vento, é baseado na maior obra do escritor Erico Verissimo. O filme conta a história da família Terra Cambará e de sua principal opositora, a família Amaral, durante 150 anos, começando nas Missões até o final do século XIX. Sob o ponto de vista da luta entre essas duas famílias, são retratadas a formação do Rio Grande do Sul, a povoação do território brasileiro e a demarcação de suas fronteiras, forjada a ferro e espada pelas lutas entre as coroas portuguesa e espanhola. É uma profunda discussão sobre o significado da existência, da resistência humana diante das guerras.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mossoró resistiu ao bando de Lampião.




 

                                             Por: Elisonaldo Câmara.
Mossoró é conhecida como a única cidade do Nordeste a expulsar Lampião com o seu bando sem a ajuda das forças militares e unicamente com a coragem e a participação do povo da cidade que se armaram e abateu um dos mais importantes bandos do cangaço do Nordeste, a cidade era uma das mais prósperas cidades do Rio Grande do Norte. O coronel Rodolfo Fernandes, o prefeito, já havia alertado, nos últimos dias, sobre o perigo do ataque do rei do cangaço ao município, Lampião tinha 53 cangaceiros no seu bando. Não imaginava, porém, que iria enfrentar pelo menos 150 homens armados na defesa da cidade.
Dia 13 de junho de 1927, após dizer não a Lampião, que cobrou 400 contos de reis  para não invadir a cidade, começava um tiroteio entre moradores da cidade e os cangaceiros, que se dividiram em 03, forçando a cidade a levantar várias trincheiras, sendo as principais: a Estação Ferroviária, hoje uma casa de cultura; a sede da prefeitura, hoje Palácio da Resistência e a trincheira no Campanário da Capela de São Vicente de Paula, que Lampião denominou de “ Igreja da Bunda Redonda” .
 No ataque, o bando perdeu importantes cabras, outros foram capturados e presos, Colchete teve parte do crânio esfacelado por balas, e Jararaca, depois de capturado, foi praticamente enterrado vivo.  Em menos de uma hora após o início da luta, o capitão do sertão como era conhecido,  sentiu que dominar a cidade seria praticamente impossível. Ordenou então a retirada da tropa, para evitar a perda de mais homens e não manchar ainda mais sua reputação. Deveria ter pensado duas vezes antes de tentar invadir e ser expulso de forma humilhante, assim historicamente a cidade ligou seu nome ao famoso personagem Virgulino Ferreira da Silva, Lampião, a exemplo de Juazeiro do Norte, que jamais ousou invadir, pois temia Padre Cícero com seu poder religioso e político.
O mito do Lampião invencível caíra por terra, o que reanimou a força policial, que passou a enfrentar o rei do cangaço com menos temor. Era o começo do declínio da carreira de Virgulino. Por causa do desastre no Rio Grande do Norte, as deserções no grupo foram consideráveis. Mossoró, cidade conhecida por marcas pioneiras (como quando foi o primeiro município brasileiro a admitir o voto feminino, em 1934), passaria também à história por esse acontecimento que assombrou todo o Nordeste. Até hoje, os filhos daquela terra se orgulham do feito de braveza ao contar que seus antepassados “botaram Lampião para correr”. Os inimigos do cangaceiro, entretanto, ainda teriam que esperar mais 11 anos pela morte do capitão, assassinado somente em 1938, na chacina da gruta de Angicos, em Sergipe.




Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *