I
Império Inca teve início por volta do ano 1200, eram conhecidos como os filhos do sol. sucederam, na região das Cordilheiras dos Andes, grupos de tribos que habitavam a região como os waris, tiahuanacos e chimus.No século XIII (13), os incas conquistaram Cuzco e travaram lutas contra tribos vizinhas. No século XV(16) os incas conquistaram e definiram seu território onde hoje encontram-se os países do Chile, Peru, Bolívia e Equador. Em 1525, o trono foi ocupado por Atahualpa. Este imperador acabaria sendo capturado e executado pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro.
Classes
sociais.
Religião.
Politeístas, os incas acreditavam
existir forças do bem e do mal. O sol e as chuvas eram consideradas coisas
boas, forças positivas, deuses bons, pois faziam bem ao homem; já a seca, a guerra
ou as tempestades, eram consideradas forças do mal. Realizavam sacrifícios
humanos e de animais dedicados aos deuses, para agradecer uma boa colheita,
para aplacar a ira de determinado deus ou simplesmente sacrificavam
os vencidos nas batalhas para comemorar a vitória e como tributo à dominação.
Arquitetura.
Certamente a maior contribuição dos
incas foi no campo arquitetônico. Não apenas em seus grandiosos templos, mas
também suas cidades, estradas e plantações. Na arquitetura, desenvolveram
várias construções de enormes blocos de pedras encaixados, como templos, casas
e palácios. A cidade de Macchu Picchu (Matchu Pitchu) foi descoberta somente em
1911 e revelou toda a eficiente estrutura urbana inca.
A
VIDA COTIDIANA DAS CRIANÇAS INCAS.
Ao nascer, a criança inca era lavada com água fria, enrolada em uma manta e colocada em uma cova feita no chão. A chegada de uma criança inca era comemorada, pois era vista como uma futura força de trabalho. Quando completava 1 ano de vida, esperava-se que essa criança engatinhasse ou andasse. Aos 2 anos de vida, os cabelos da criança eram cortados, simbolizando o fim da infância. A partir daí, as crianças deveriam ajudar nas tarefas de casa e eram severamente castigadas caso se portassem mal. Aos 14 anos, os meninos eram vestidos com uma tanga e declarados adultos.Na sociedade inca, as escolas recebiam somente os filhos dos nobres. Aprendia-se sobre as leis, a arte da guerra, a religião. As crianças também estavam submetidas a castigos e exercícios físicos pesados. As crianças das camadas populares eram educadas pelos próprios pais, aprendendo a exercer o ofício dos pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário