Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Titanic: 100 anos depois

O Titanic foi lançado ao mar em 10 de abril de 1912 sua viagem inaugural de Southampton (Inglaterra) rumo a Nova Iorque. A previsão de chegada a seu destino era de uma semana, mas essa viagem nunca terminou acontecendo uma tragédia que entraria para a história humana como sendo uma das suas maiores ele foi atingido por iceberg e poucas horas depois aconteceu o naufrágio.
Para seu tempo o Titanic era considerado a grande obra da engenharia pós moderna e por isso foi considerado o navio que jamais naufragaria, o navio tinha 270 metros e era constituído por campos de squash, piscina, sala escura para fotógrafos e elevadores. O famoso restaurante, chamado de 'Café Parisiense', era decorado ao estilo jacobino, com colunas douradas e objetos de prata finamente fabricados. O barco estava equipado, também, com o sistema Marconi, a mais nova forma de comunicação sem-fios da época.
O navio zarpou com 2.227 pessoas a bordo entre homens, mulheres e crianças, sob o comando do experiente capitão Edward J. Smith, que realizaria sua última viagem antes de se reformar. Os passageiros da terceira classe eram, na maioria, imigrantes que iam para a América em busca de uma chance de trabalho ou fugindo de um passado difícil em seus países.
A viagem transcorreu calma durante 4 dias, durante esse tempo o navio era alertado por outros que os mares do Atlântico estava cheio de icebergs e que seria melhor ter cautela, mas mesmo assim o comandante mandou manter a velocidade máxima 40Km horários.Até que topou de cara com o grande iceberg de imediato as medidas foram tomadas para evitar o naufrágio, mas as medidas usadas não foram precisas e o barco bateu contra a imensa montanha de gelo rasgando o casco do navio.De imediato foi dado a ordem de abandonar o navio, mas os barcos eram insuficentes para todos os tripulantes apenas 20 boates que caberiam 1178 mas os boates não saíram com sua capacidade máxima é apenas 750 se salvaram o restante da tripulação morreram e apenas alguns sobreviveram. Muitas pessoas se perguntam como um navio tão grande e luxuoso afundou em sua primeira viagem os historiadores dizem que as condições climáticas e a imprudência dos marinheiros por não terem naquela noite binóculos para observar o oceano.
Em 1985 o explorador Robert Ballard encontrou o lugar do naufrágio do Titanic no fundo do Oceano Atlântico. Estando os restos dessa imensa maquina de transporte a 3,5 e meio no fundo do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *