Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Obras apreendidas vão para museus

Projeto de lei autoriza Instituto Brasileiro de Museus a encaminhar objetos de arte recolhidos pela Justiça a museus e centros culturais.

Os bens de valor artístico, histórico e cultural apreendidos pela Justiça terão agora seu destino decidido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), assim que o Senado referendar o projeto de lei que autoriza repassar obras para museus federais, estaduais e municipais. A proposta já foi aprovada por unanimidade, em caráter conclusivo, pela Câmara dos Deputados e aguarda uma decisão do Senado.
Com a nova lei, o Ibram, ao lado do Conselho de Patrimônio Museológico, passará a decidir o destino dos bens apreendidos em troca do pagamento de dívidas, sonegação de impostos, controle aduaneiro e casos de lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades. “Em vez de o juiz decidir com quem fica o bem, seu destino mais adequado será determinado pelo Ibram”, afirma José do Nascimento Júnior, presidente do instituto. Como exemplo, ele cita o caso da falência do Banco Santos e o que aconteceu com a vasta coleção de obras de arte de seu antigo dono, Edemar Cid Ferreira. “O destino dessas obras ainda não foi decidido”, conta, mesmo passados anos da falência do banco. “É muito positivo criar uma política cultural para resolver esse tipo de situação, para evitar que o patrimônio seja tratado de forma inadequada”, completa.(Fonte: História Viva)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *