Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Atividade filme: 1492, a conquista do paraiso.



 

 
Sinopse: 1492, A viagem de Cristóvão Colombo, que acreditava ser possível atingir  o Oriente navegando ara o Ocidente, é o cenário épico desse filme de Ridley Scott. A aventura de Colombo está presente no filme através do cotidiano desgastante, dos motins da tripulação e de toda incerteza que cercava uma expedição daquela época quanto ao rumo e ao prosseguimento da viagem. Sem apoio financeiro de Portugal, a maior potência da época, Colombo dirigiu-se à Espanha e associou-se aos irmãos Pinzon, recebendo ainda uma ajuda dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina), o navegador de origem controversa (genovês ou catalão) partiu do porto de Palos em 3 de agosto de 1492 fazendo escala nas ilhas Canárias para reparo de uma das embarcações. Em 12 de outubro do mesmo ano avistou a ilha de Guanani (atual São Salvador). Sem duvidar que estava no Oriente, realizou ainda mais quatro viagens, tentando encontrar os mercados indianos. O filme focaliza também espírito vanguardista de Colombo, suas negociações com a coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias na América, retratando até a velhice, aquele que é considerado um dos navegantes mais ousados de sua época. CONTEXTO HISTÓRICO A viagem de Cristóvão Colombo insere-se no cenário da expansão ultramarina liderada por Portugal e Espanha entre os séculos XV e XVI, constituindo-se em um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna.


1)Sobre a conquista da América fica claro alguns objetivos de Colombo. Assinale a correta;
a) novas rotas comerciais para as Índias, especiarias, riqueza e poder.
b)novas rotas para a Europa,especiarias, riqueza
c)conhecimento ,rotas comerciais, ajuda aos povos nativos.
d) novas rotas comerciais para as Índias, especiarias, riqueza, poder, palavra de deus.
2)Colombo inicia sua expansão marítima depois de muitos negócios e acertos com a ajuda ;
a) rainha Isabel e rei Fernando  da Espanha
b)Reis protestantes da Espanha.
c) do navegador português Fernão de Magalhães financiado pela Espanha.
d) Reis da Itália e Igreja Católica.
3)No filme mostra algumas tecnologias de navegação e instrumento de medição do tempo; ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA;
a) astrolábio e relógio solar. b) bússola quadrante;  c) astrolábio e relógio; d)quadrante e ampulheta.

4)Que outro navegador importante aparece no filme?
a) Vasco (da Gama; b)  Marco Polo; c)Afonso de Albuquerque;d) Martin Afonso Pinzon.


5)Sobre a conquista espanhola da América nos séculos XV e XVI, assinale a afirmativa CORRETA.
a) Da conquista participaram soldados, clérigos, cronistas, marinheiros, artesãos e aventureiros, motivados pelo desejo de encontrar riquezas como o ouro e a prata e também de expandir a fé católica expulsando os muçulmanos da América.
b) O ano de 1492 foi crucial não só pela chegada de Colombo à América, como também pela conclusão da unidade da monarquia espanhola levada adiante pelos reis católicos com a conquista de Granada, último reduto muçulmano na península.
c) Hernán Cortés conquistou facilmente o império Asteca, na região do alto Peru, à época governado por Montezuma, com quem se aliou para derrotar outros povos indígenas que resistiram à dominação espanhola.
d) Desde o início da conquista, os indígenas contaram com a proteção da Igreja católica que os reconhecia como seres humanos que possuíam alma e, portanto, não deveriam ser subjugados.
 

 6 ) Explique porque a Colonização de Colombo ficou conhecida como a colonização da “CRUZ E DA ESPADA’?

 
7)Descreva, brevemente, os três momentos principais do filme: a preparação da viagem, a viagem propriamente dita, o regresso e as outras viagens.


 
8)A cena do encontro entre os europeus e os índios: “a maravilha da terra nova” é muito boa para se trabalhar conceitos da antropologia, de choque cultural. Responda: Em qual região os espanhóis chegaram? Que nome foi dado?

 
9)Explique o que Colombo e os burgueses europeus queriam fazer na Ásia e também com o ouro- prata dos indígenas americanos?



10. Cite as cenas do filme que você considera mais importante.





29 comentários:

  1. Eu tenho essa prova anha e nao sei nada

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe qual é a resposta da questão 7?

    ResponderExcluir
  3. Que contribuição das descobertas para as rodas marítimas que temos hoje e como os marinheiros sobreviviam tanto tempo em alto mar?

    ResponderExcluir
  4. Por favor alguém poderia mim dar as respostas

    ResponderExcluir

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *