Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O maior museu da Primeira Guerra

França inaugura o maior centro de memória do mundo dedicado ao conflito. Acervo conta com quase 50 mil peças.
Acaba de ser inaugurado na cidade de Meaux, na França, o mais completo museu da Primeira Guerra Mundial. A instituição, que fica a cerca de 40 km de Paris, abriga a mais importante coleção da Europa dedicada ao conflito, distribuída em uma área de 7 mil m2. O local foi escolhido por remeter a combates travados na região entre 1914 e 1918, como as batalhas de Barcy, Chambry e Chauconin-Neufmontiers.

A coleção exposta conta com quase 50 mil peças que pertenceram a Jean-Pierre Verney, reconhecido especialista em Primeira Guerra. Esse acervo foi adquirido pela comunidade de Meaux para a criação do museu. Durante muitos anos, Verney reuniu armas, uniformes de todos os países envolvidos no conflito e objetos do cotidiano dos soldados alemães, como espadas, artigos de primeiros socorros, jornais, fotografias, cartões-postais e cartas.

As histórias da guerra eram contadas ao colecionador por sua avó, e o tema adquiriu tamanha importância em sua vida que ele se tornou funcionário do Ministério da Defesa francês e chegou a escrever dez livros sobre o assunto, além de orientar a montagem de várias exposições sobre a Primeira Guerra. In: História Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *