Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

GUERRA DAS DUAS ROSAS

Guerra Civil ocorrida na Inglaterra gerada pela disputa do Trono Inglês. Este confronto ficou conhecido Como “Guerra das Duas Rosas” porque as duas famílias rivais usavam como emblema uma Rosa.
A Guerra das Duas Rosas envolveu a Família Lancaster contra a Família York. Os Lancaster tinham desenhado em suas vestimentas uma rosa vermelha, já os York tinham como desenho uma rosa branca.
Ricardo de Plantageneta pretendia ser o sucessor de Henrique IV, mas, viu o seu plano cair por água abaixo quando nasceu o herdeiro do monarca.
Consciente que não alcançaria o Trono Inglês de forma legal, Ricardo resolveu tomar o poder com ajuda de outros nobres contrários ao governo de Henrique VI. O inicio das hostilidades ocorre em 1453 após “Ricardo de Plantageneta”, também conhecido como o Duque de York, tentar destronar o Rei “Henrique VI” que tinha problemas mentais
Rei “Henrique VI” que tinha problemas mentais.

O inicio desta guerra marca também o fim de outro confronto. Por estar envolvida numa guerra interna, a Inglaterra termina a “Guerra dos Cem Anos” contra a França. No inicio das lutas a Família York obteve êxito conseguindo encarcerar Henrique VI, porém, a tropas leais ao reinado de Henrique continuaram a lutar e derrotaram o Duque Ricardo. O Duque de York morreu lutando em Wakefield em 1460. Os York so conseguiriam chegar ao poder no ano seguinte.
Em 1461, Eduardo de York, filho de Ricardo de Plantageneta, venceu os Lancaster na “Batalha de Towton Field“. Com a derrota de seus partidarios, Henrique VI fugiu para a Escócia e Eduardo foi coroado Rei da Inglaterra com o nome de “Eduardo IV“. Ao termino das batalhas era comum o extermínio de pessoas ligadas as duas famílias em guerra. A luta tornou-se brutal com os massacres que ocorreram.
Mesmo com Henrique IV vivendo no Exílio, os partidários da Família LancasterRicardo III“, irmão de Eduardo IV, subiu ao trono depois de afastar do poder seus dois sobrinhos, legítimos herdeiros do falecido Rei Eduardo IV. continuaram a lutar contra os York que agora estavam no poder. Em 1471 Henrique IV e seu filho foi assassinado a mando de Eduardo IV. Em 1483 “
Em 1485 Henrique de Tudor, também conhecido como o “Conde de Richmond“, comandando o seu Exército particular enfrentou as Tropas de Ricardo III na “Batalha de Bosworth Field“. O Rei Ricardo de York morreu no campo de batalha. Com o apoio dos Lancaster, Henrique de Tudor foi coroado novo Rei da Inglaterra com o Titulo de “Henrique VII”. Uma vez no poder o novo soberano eliminou aqueles que eram a favor da continuação da guerra e procurou unir as duas famílias rivais.
Visando este objetivo Henrique VII casou-se com com Isabel, filha de Eduardo IV de York, a união entre os dois deu origem a uma nova Dinastia Real, a Dinastia de Tudor. Na Guerra das Duas Rosas um grande numero nobres morreram. Com a diminuição do poder dos Senhores Feudais a Inglaterra passaria por profundas transformações. A Inglaterra deixou de lado os costumes feudais da Idade Média e com a ajuda da burguesia que estava em crescimento transformou-se numa Nação Moderna.

2 comentários:

  1. Me ajudou mto.. Obg!!

    ResponderExcluir
  2. É muito interessante a história da Guerra das Rosas e as guerras pelo poder travadas entre a família Lancaster e York.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *