Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

POR QUÊ ESTUDAR HISTÓRIA?


Até aquí vimos tentando descrever o que o estudo da história envolve, muitos estudantes, entretanto, desejarão também saber qual é a sua finalidade. "Por que estudar História?".

Em primeiro lugar temos que ver a história como uma herança, uma boa resposta é a de que a história é uma espécie de cofre de guardar jóias que contém a herança cultural de cada indivíduo nascido na civilização do mundo moderno.

Um momento de reflexão poderá nos mostrar que, se todos os conhecimentos, ideias, instituições e riqueza material acumulados no passado nos fôssem de súbito retirados, reverteriamos instantâneamente à condição de bêstas selvagens.

Que seria nossa civilização sem a arte da Grécia Antiga, da Índia Oriental ou da China? Que seria ela sem a Bíblia, ou a religião de cristo, ou os grandes ensinamentos religiosos de Buda e maomé? Que seria das catedrais góticas que herdamos da Era Feudal na Europa, ou a arte da era do renascimento? 

Que seriamos de nós sem a história de pessoas como: Shakespeare, Confúcio, Herodoto, Platão, ou mesmo aqueles que desafiaram seu tempo para proclamarem o seu novo modo de pensar e ver o meundo religioso como: Jerônimo Savonarola, Martinho Lutero, João Bunyan, Jônatas Edwards, João Wesley e entre outros.

Portanto estudar História nos dar uma visão ampla do passado tão valioso para o cidadão e indivíduo. Com o estudo da história este cidadão aprenderá a ver, como um todo, os problemas que surgem na vida social da humanidade, e aprenderá por meio da história os vários meios de resolve-los.

Portanto estudar história não se resumi em apenas uma máteria chata e decorativa que muita das vezes é necessário recorremos ao bom e velho processor de colar nas provas para se alcançar a nota final. So iremos aprender história quando aprendermos e reconhecermos que somos agentes ativos dentro da história. In: História nova.

4 comentários:

  1. temos que olhar para o passado para vermos o futuro. por que deixa uma coisa que passou para traz. uma cidade sem historia não é uma cidade quando tudo acabar avera só uma historia daquelas pessoas que ali viviam eternizadas em uma pintura,escutura ou em um livro para que todos saibam que ali estavão com seu filhos com toda a familia uma civilização com suas culturas, suas leis, com o seu modo de viver. Essa é minha opinião sobre estudar História.
    Kévila Adriana.

    ResponderExcluir
  2. Estudar história para mim é muito inportante pois é com o passado que apredemos a lidar com o futuro.É com o estudo da história que ficamos sabendo como uma civilização era à muito Anos atraz com suas leis é seus pensadores que viviam além do seu tempo.
    Ellen Camila.

    ResponderExcluir
  3. Jose de Arimateia de Souza Santos17 de fevereiro de 2012 às 08:43

    A história,é o conhecimento dos antepassados e o que esses antepassados podem contribuir para nois no presente ou no futuro.
    agora pergunto, o que seria o conhecimento do ser humano sem a historia?
    agora lhe respondo, pouca coisa pois o ser humano precisa conhecer o que houve ontem pra poder comentar hoje.
    como diz o meu professor de história precisamos da história pra tudo!

    ResponderExcluir
  4. Precisam cuidar da escrita de vocês. Nossa quanto erro ortográfico.

    ResponderExcluir

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *