Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Atenas: A Pólis Democrática.

por André Wagner Rodrigues.
De origem jônica, Atenas se apresentou como um padrão para o desenvolvimento para outras cidades-estados gregas. A região cercada de montanhas, foi poupada de uma ocupação dos Dórios. Ao lado de Esparta, a cidade de Atenas é caracterizada como um modelo a ser seguido, isso pois, nessa cidade aconteceu a formação e o desenvolvimento da Democracia. Essa palavra em sua origem representa: DEMO (povo) KRATOS (poder), ou seja, poder do povo. A Democracia é até hoje o regime político utilizado na maioria dos países Ocidentais, inclusive no Brasil. Vamos conhecer nessa aula o desenvolvimento da Democracia e também o funcionamento desse sistema político na cidade de Atenas.
Em 621 a.C, o legislador Drákon foi o encarregado de escrever as primeiras leis escritas em Atenas, codificou portanto as antigas leis conhecidas pela tradição oral. Nada mudou em relação à legislação, os eupátridas continuavam sendo os que detinham os maiores direitos políticos, por isso, aconteceram em Atenas várias manifestações dos Thetas que queriam participar da política ateniense, lutando principalmente contra a escravidão por dívida que ainda existia em Atenas.
Somente em 594 a.C. com o legislador Sólon, aconteceu reformas políticas em Atenas mais próximas dos interesses dos Thetas. Sólon decretou a lei seisachtéia, a proibição da escravidão por dívida, além de determinar o confisco de terras dos eupátridas e uma divisão de terras para as famílias mais pobres, isso resultou numa grande paz e estabilidade social. No plano jurídico decretou a eunomia, a igualdade de todos perante a lei. Essa reforma foi decisiva para o desenvolvimento de um sentimento democrático em Atenas.
A Democracia em Atenas passaria ainda por algumas reformas, e isso aconteceu em 507 a.C com o legislador Clístenes, e tais foram suas reformas que recebeu o cognome de “pai da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *