Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Religião: O Candomblé


Vestidas de branco, seguidoras do Candomblé dançam e cantam em cerimônia religiosa
Religião afro-brasileira que baseia sua prática religiosa no culto aos orixás, divindades associadas às forças da natureza. Foi introduzida no Brasil por escravos originários das regiões que hoje correspondem à Nigéria e ao Benin.Os cultos africanos preservados pelos negros no Brasil foram condenados e perseguidos pela Igreja Católica durante o período do tráfico de escravos africanos, entre os séculos 15 e 19. As práticas, quase sempre clandestinas, foram consideradas feitiçaria e desqualificadas pelas autoridades. Para tentar escapar às perseguições, os praticantes passaram a associar os orixás aos santos católicos. Ainda hoje, quando o número de praticantes e simpatizantes é expressivo, os cultos afro-brasileiros ainda enfrentam o preconceito de alguns segmentos da sociedade.
Olorum é considerado pela mitologia Yorubá como ser supremo, o princípio das coisas. Os orixás, emanações de Olorum, originam-se dos ancestrais dos clãs africanos, divinizados há mais de 5 mil anos.
Os cultos são realizados no terreiro, também denominado roça ou casa de santo, usado simultaneamente como templo e moradia. Algumas cerimônias, especialmente quando há oferenda de animais sacrificados, são restritas aos iniciados.
Tanto os devotos dos orixás quanto os simpatizantes do candomblé recorrem aos terreiros em busca de proteção, saúde, prosperidade, paz e ajuda para a solução de problemas existenciais

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Isabel Ferrazoli e sou editora assistente do selo infantojuvenil Mundo Mirim. No momento estamos produzindo um livro, cujo autor utiliza como referência uma imagem deste blog. Gostaria muito de obter autorização para reprodução desta imagem. Caso seja possível, a quem devo encaminhar os termos de cessão de imagem?
    muito obrigada pela atenção
    Isabel Ferrazoli (11) 3823-1060

    ResponderExcluir

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *