Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 21 de março de 2014

Internet, que universo é esse?



                                                                 Por: Elisonaldo Câmara
A internet é o nome dado á complexa rede de conexões que, utilizando a tecnologia da informática, permite o acesso e a transferência de múltiplos conteúdos (textos, números, sons, imagens e dados diversos) entre computadores. Criada na década de 1960 nos Estados Unidos, como sistema para proteger e armazenar informações militares em computadores interligados em rede continua se desenvolvendo até os nossos dias. Anos mais tarde, estendeu-se para diversos setores da sociedade, principalmente após a invenção do PC (personal computer). Depois, vieram os telefones celulares, os tablets etc..., com os quais o uso da internet não cessa de crescer em todo o mundo. Na escola acelera o ensino aprendizagem, sendo uma nova modalidade para ser usado como metodologia pelo corpo docente, e nas casas para que ela serve? Para comodidade dos usuários na compra de produtos, no pagamento de contas, no recebimento de cartas eletrônicas, na consulta de material didático?
            As relações sociais aumentaram com o surgimento de alguns aplicativos e sites de relacionamentos, mas será que as relações humanas continuam com o mesmo calor que seriam longe das frias redes sociais? Por que trocamos o útil pelo fútil? O humano pela máquina. Será que estamos sendo dominados pela tecnologia? Afinal em que espaços nós vivemos? Será o virtual ou o real?
            Como podemos utilizar essa ferramenta na pratica pedagógica na disciplina de história e nos demais componentes curriculares? Sempre pesquisando fontes seguras de conteúdo didático, avaliando as informações postadas, respeitando o autor, sem fazer cópia dos textos, não podemos deixar de utilizar essas novas TICS, na sala de aula, pois no mundo das transformações da web as informações chegam rapidamente.
            A Internet, desde sua origem vem cada vez mais encurtando distâncias entre povos e países numa sociedade globalizada, será um espaço infinito de oportunidades, curiosidades e armadilhas, As redes sociais não são um obstáculo, mas o habitat natural dos alunos Deve-se  usa-la mais com segurança e moderação. Portanto o grande desafio da escola no século XXI é transformar as tecnologias da informação e comunicação em conhecimento e cultura digital.
                                    ‘“Não existe uma mudança prática, sem uma mudança de mentalidade”





Um comentário:

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *