Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Quem foram os primeiros habitantes da América?




Fonte: Aventuras na História/adaptação: Elisonaldo Câmara
 Há uma grande discussão nos meios acadêmicos e científicos, no que se refere a origem dos primeiros habitantes do Continente  americano. O debate teve origem no final do ano passado, uma analise de DNA dentes de dois crânios de índios botocudos, encontrados no acervo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, levantou um grande debate: o genoma era Polinésio. Os nativos botocudos ou aimorés, viviam na atual região onde esta localizado os estado brasileiros de Minas Gerais e Espírito Santo. Baseado na mais provável teoria, os antepassados do homem americano teriam saído da ilha de Páscoa e cruzado o Oceano Pacífico e, depois, atravessado a Cordilheira dos Andes.
A nova evidencia traz á luz uma antiga discussão: Quem são os verdadeiros antepassados dos americanos? Durante muito tempo, acreditava-se que os indígenas fossem descendentes de um único grupo asiático que cruzou o estreito de Bering. O grupo seria o ancestral da chamada cultura Clóvis – com base em achados arqueológicos e paleontológicos. A descoberta da arqueologia brasileira em Lagoa Santa MG, de Luzia, o fóssil tem 13 mil anos e tem características negroide, ou seja, teria vindo do Continente Africano ou da Oceania.
Temos outra teoria baseada nas pesquisas e estudos da pesquisadora e arqueóloga Niede Guidon, na serra da capivara, no sul do Estado do Piauí. Niede encontrou artefatos humanos e traços do que ela acredita serem fogueiras de 45 mil anos.
A recente hipótese sobre os nativos botocudos polinésios contribuiu para acirrar os questionamentos sobre a origem do povoamento do continente americano, todas as teorias sobre a ocupação humana das Américas devem ser analisadas e revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *