Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESPAÇO DAS GRANDES FIGURAS: Cônego Antônio Antas

De uma família tradicional católica, logo cedo despertou a vocação sacerdotal e quando ordenou-se passou por algumas paróquias importantes como São Gonçalo e Touros. Recebeu convite para ser capelão militar no Rio deJaneiro, no entanto, na ocasião da emencipação política do município, veio ser vigário da nova paróquia.
Foi justamente na sua terra, onde pode desenvolver o seu sacerdócio: cuidando das almas, cuidando da educação do povo e preparando gerações.
Padre Antas era polivalente: conhecia o latim; o grego; a língua portuguesa; a literatura; a medicina; a música, em todas as dimensões; a mecânica e a pedagogia.
Todas as crianças conheceram no seu tempo, o mundo mágico e intelectual na Casa Paroquial. Lá aprendia-se a pedir licença para entrar e para sair, a tocar os instrumentos que mais a vocação se coadunasse, baralhos de escritores, poetas, ensaístas, músicos, teatrólogos, etc. Jogos de raciocínio, cântico, jogos de perguntas e respostas sobre a história, tênis de mesa (ping-pong), patins, bicicletas e conhecimentos gerais.
O sermão do padre Antas, na missa, não era proferido com palavras difíceis e, sim, com linguagem fácil, para que pudessem ser compreendidos seus ensinamentos e seus conselhos.
Sua obra social foi muito abrangente: cuidava da velhice, da infância e da adolescência. Abria espaço para os jovens pobres se projetarem sem cobrar nada, somente pelo seu apostolado.
A sua obra literária é voltada par a poesia. Algumas são musicadas por ele mesmo. Citarei: o Caboclo Nordestino, a Casa da Fazenda, o hino ao Bom Jesus dos Navegantes (Touros), o hino a São Paulo, sonetos, marchas, hino do município e outras músicas inéditas. Sua mais importante poesia é a 'Princesa do Sertão'. Essa jóia foi composta na madrugada do dia 23/12/48, dia da emancipação política do município, e foi oferecida ao grande pai da pobreza: Pedro Alves Bezerra.                        
                                  
Nos deixou ainda moço, ficando um vazio, que jamais alguém irá preencher. Padre Antas continuará no pódio e caminhará sempre no coração de cada paroquiano.
Na ocasião do seu falecimento em 18/10/1975, compus esse poema.(Fonte: Marcos Calaça)
                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *