Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PORQUE VISITAR MUSEUS?

Infelizmente ainda estão distante de serem um dos locais mais desejados e visitados pelo público brasileiro em geral. Nos referimos aos museus, que permite sim uma grande satisfação para quem tem verdadeiro interesse em fazer e desenvolver uma análise de diferentes períodos de nossa história. Não necessariamente de nosso passado. Os museus possuem também a capacidade de revelar para o visitante que ele mesmo - como tal - faz parte do processo histórico. É aí que este humilde artigo pretende revelar, de forma sucinta, o que está envolvido numa simples visita a um museu. Talvez respondendo perguntas como: o que podemos aprender indo aos museus? O que podemos fazer antes de irmos a um determinado museu?
  Origens

A primeira exposição de objetos organizada ocorreu há muitos séculos por meio do então Papa Pio XI. Tratava-se de um acervo composto de artefatos religiosos. Até hoje, em Roma, existem inúmeros objetos antigos que ilustram verdadeiras relíquias da religiosidade cristã, muitos deles podem ser vistos no Museu do Vaticano. Outro exemplo que merece destaque fica por conta do Museu de Alexandria é um verdadeiro templo cultural, freqüentado por figuras ilustres como o filósofo Aristóteles. Sim, tratava-se do filósofo que educou Alexandre o grande. Dentre os bibliotecários havia podemos destacar Aristófanes de Bizâncio (257 - 180a.C). Este museu oferece um leque muito diversificado no que diz respeito às atividades culturais. Em seu interior aprendia-se muito, pois a biblioteca contava com aproximadamente 500.000 volumes. Toda área foi destruída pelo fogo em 641 d.C. Temos abaixo uma ilustração do Farol de Alexandria.(Fonte: História Viva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *