Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Os períodos de Tempo dentro da História


Idade antiga Iniciando-se aproximadamente em 4.000 a. C, ela é considerada por muitos historiadores como um grande marco dentro da história, com o advento da escrita este período se estende ate a queda de Roma 476. Durante esta fase, encontramos as escrituras de servidão coletiva, típicas do Oriente e as estruturas escravistas do Ocidente Clássico.
Idade média
Inicia-se em 476 e estendendo-se ate 1453, quando terminou a Guerra dos Cem Anos, na Europa, e a cidade de Constantinopla caiu em mãos dos turcos otomanos. Durante o período medieval prevaleceu à estrutura socioeconômica feudal no Ocidente. O mais interessante deste período é como ele é representado, como o período das trevas.
Idade Moderna
Inicia-se em 1453 e estendendo-se até 1789, quando teve início a Revolução Francesa. Durante esta época, consolidou-se progressivamente uma nova estrutura socioeconômica que ainda conservava poderosos resquícios da ordem feudal medieval. Esta estrutura é comumente denominada capitalismo comercial.
Idade Contemporânea
Esta é iniciada em 1789 e estende-se até os dias atuais, em nosso século, o capitalismo atingiu a sua maturidade e plena dinamização, alcançando progressivamente a sua globalização. Portanto, considerando que essa divisão da história tem função didática, isto é, a de facilitar e organizar o estudo do passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *