Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Aníbal invadiu a Itália com seus elefantes?

Durante a Segunda Guerra Púnica, as tropas de Cartago atravessaram os Alpes montadas nesses enormes animais, certo? Errado!
Ao contrário dos combates travados na África, na península Itálica o general não contou com seus paquidermes
Durante cerca de um século, Roma e Cartago, duas das principais potências comerciais e militares do mundo antigo, se enfrentaram nas chamadas Guerras Púnicas. De todos os três conflitos, a Segunda Guerra Púnica (218 -202 a.C.) acabou se tornando a mais conhecida, já que dela participaram os dois maiores generais da época: o romano Cipião Africano e o cartaginês Aníbal.
A fama dessa guerra se deve principalmente à impressionante travessia dos Alpes, uma proeza que os cartagineses teriam realizado montados em seus elefantes. Mas essa história não aconteceu bem assim.
Sabendo que sua frota naval era inferior à romana, Aníbal decidiu levar o conflito para o coração do território inimigo, fazendo com que suas tropas cruzassem parte da atual Espanha, o sul da Gália e, finalmente, atravessassem a imensa cordilheira que protege a Itália pelo norte. Ele esperava também poder engrossar suas fileiras com mercenários bárbaros que encontrasse pelo caminho.
O cartaginês reuniu sob suas ordens 70 mil homens de infantaria, 10 mil cavaleiros e 40 elefantes de guerra, um número modesto comparado às centenas de paquidermes usados nas batalhas travadas por Cartago.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *