Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

ATIVIDADE FILME: OLGA.






Prof° Elisonaldo Câmara.
Tema: Filme Olga.
Sinopse: Olga Benário é uma militante comunista, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Recebe a missão de acompanhar Luis Carlos Prestes ao Brasil para liderar uma tentativa de implantar o regime comunista de 1935. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes e aliados. Grávida de sete meses é deportada pelo governo Vargas para Alemanha nazista. Tem uma filha na prisão, afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbruk.
1.Tempo /época/período. A história se desenrola, durante o período da Segunda Guerra Mundial, e durante o Estado Novo de Getúlio Vargas, época do surgimento dos regimes Totalitários.
2. Cronologia.
1908-  Nascimento de Olga, filha de um casal judeu,pai advogado, e sua mãe uma dama da alta sociedade. Com ideias revolucionárias, participa de vários protestos quando jovem.
1923 -  Entrada de Olga para o partido comunista.
1928 – Olga durante o julgamento de Otto Braum participa da liberação.
1934 – Participa de treinamentos militares em Moscou, recebe a missão de acompanhar Luis Carlos Prestes.
1935 – Como vingança de Felinto Muller e Getúlio Vargas, Olga mesmo grávida é deportada de volta a Alemanha.
1936 – Nasce Anita Leocádio Benário Prestes.
1938 – Anita é separada de Olga e adotada por sua avó, Olga é transferida para o campo de concentração de Lichtenburg.
1939 – Olga é levada para Ravensbruk campo de concentração feminino.
1942 – Olga é executada em uma câmara de gás em Bernburg.
3. Locais.  A história começa em Munique na Alemanha, depois Berlim, Moscou e Rio de janeiro – Brasil.
4. Personagens. Luis Carlos Prestes, Olga Benário, Felinto Muller, Getúlio Vargas.

1. Descreva as principais características da personagem Olga.
2. Quem foi Luis Carlos Prestes? Qual sua participação na história da política brasileira?
3. Porque Olga foi deportada para a Alemanha? E qual era o contexto desse país na época que se  passa o filme?
4. Explique como era a vida das pessoas  dentro dos campos de concentração Nazista.
5. Explique como se deu a morte de Olga Benário. 
6. O ano de 1930 tem grande significado na vida de Prestes; é o momento em que, diante da pressão para que assumisse a liderança do movimento que ficaria conhecido como a “Revolução de 30”, ele rompe com seus antigos companheiros, os “tenentes”, e se posiciona publicamente a favor do programa do Partido Comunista. ”Presente  em diferentes momentos da história do Brasil, Luiz Carlos Prestes tornou-se personagem importante da República Velha até a Redemocratização. Primeiramente integrante do movimento tenentista, durante os anos de exílio, após o fim da Coluna Prestes (1925-27), estuda e se aproxima do comunismo, regressando clandestinamente ao país como líder da Intentona Comunista (1935). Faça um breve resumo da Intentona Comunista de 1935.
7.Só muitos anos depois da morte de Olga é que Luís Carlos Prestes receberia a última carta que ela escrevera a ele e à filha. (ABRIL/1942)
              “Queridos:

                 Amanhã vou precisar de toda a minha força e de toda a minha vontade. Por isso, não posso pensar nas coisas que me torturam o coração, que são mais caras que a minha própria vida. E por isso me despeço de vocês agora. É totalmente impossível para mim imaginar, filha querida, que não voltarei a ver-te, que nunca mais voltarei a estreitar-te em meus braços ansiosos. Quisera poder pentear-te, fazer-te as tranças – ah, não, elas foram cortadas. Mas te fica melhor o cabelo solto, um pouco desalinhado. Antes de tudo, vou fazer-te forte. Deves andar de sandálias ou descalça, correr ao ar livre comigo. Sua avó, em princípio, não estará muito de acordo com isso, mas logo nos entenderemos muito bem. Deves respeitá-la e querê-la por toda a tua vida, como o teu pai e eu fazemos. Todas as manhãs faremos ginástica... Vês? Já volto a sonhar, como tantas noites, e esqueço que esta é a minha despedida. E agora, quando penso nisto de novo, a ideia de que nunca mais poderei estreitar teu corpinho cálido é para mim como a morte.
                  Carlos, querido, amado meu: terei que renunciar para sempre a tudo de bom que me destes? Corformar-me-ia, mesmo que não pudesse ter-te muito próximo, que teus olhos mais uma vez me olhassem. E queria ver teu sorriso. Quero-os a ambos, tanto, tanto. E estou tão agradecida à vida, por ela haver-me dado a ambos. Mas o que eu gostaria era de poder viver um dia feliz, os três juntos, como milhares de vezes imaginei. Será possível que nunca verei o quanto orgulhoso e feliz te sentes por nossa filha?
                  Querida Anita, meu querido marido, meu Garoto: choro debaixo das mantas para que ninguém me ouça, pois parece que hoje as forças não conseguem alcançar-me para suportar algo tão terrível. É precisamente por isso que esforço-me para despedir-me de vocês agora, para não ter que fazê-lo nos últimas e difíceis horas. Depois desta noite, quero viver para este futuro tão breve que me Resta. De ti aprendi querido, o quanto significa a força de vontade, especialmente se emana de fontes como as nossas. Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo. Prometo-te agora, ao despedir-me, que até o último instante não terão porque se envergonhar de mim. Quero que me entendam bem: preparar-me para a morte não significa que me renda, mas sim saber fazer-lhe frente quando ela chegue. Mas, no entanto, podem ainda acontecer tantas coisas... Até o último momento manter-me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã. “Beijo-os pela última vez”.

                                                                                                                                        Olga
Leia a carta que Olga escreveu a Prestes e sua filha, na noite da viagem de ônibus que a levaria à morte em Bernburg. O que você(s) considera(m) mais importante nas palavras de Olga? O que mais  tocou você(s) ? Justifique.


‘’ Lutei pelo bom,pelo justo,pelo melhor mundo’’



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *