Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Como era o treinamento de um gladiador?

O treinamento incluía pão com cinzas na dieta e técnicas para encarar a morte em combate.
Escolhidos entre escravos, soldados fugitivos e prisioneiros de guerra, os gladiadores romanos dormiam em celas apertadas, mas comiam muito bem e tinham acesso a médico e massagista. Esses guerreiros são mais antigos que Roma.
Os etruscos, que viviam na atual região da Itália antes que a cidade fosse fundada, promoviam torneios entre escravos até a morte durante rituais funerários de pessoas importantes. Foi com os romanos, porém, que esse tipo de combate se transformou em um grande espetáculo público. Começando em 264 a.C., continuaram até o século 5, mas o auge das batalhas aconteceu entre os séculos 1 a.C. e 2 d.C. – nessa época, o império tinha mais de 100 escolas de esportistas, espalhadas desde a Espanha até o Oriente Médio. “Eram centros de treinamento para prisioneiros que sabiam que iriam morrer”, afirma Mike Loades, historiador britânico especialista em batalhas da Antiguidade. “O treinamento consistia em formar homens capazes de se movimentar com agilidade na arena e aplicar golpes precisos, que limitassem a capacidade de ataque do adversário”.O treinamento começava com uma corrida em círculos – quem usava armamentos mais leves dava mais voltas. Os golpes eram treinados com réplicas das armas, só que mais pesadas e feitas de madeira. Os lutadores acertavam sacos de areia pendurados em postes giratórios (“palus”). Combates simulados fechavam o dia

Os atletas eram divididos em três níveis de acordo com a experiência em combate
NOVICIUS
Após a avaliação médica e a aprovação do“lanista” (o dono dos gladiadores),o novato treinava com muita corrida, para adquirir condicionamento, e poucos combates.
VETERANI
Quem vencia a primeira luta ganhava o respeito dos colegas, já que era comum morrer na estreia. Até que ele superasse outros adversários, porém, o treino mudava pouco.
PRIMUS PALUS
Nível de quem sobreviveu a várias lutas (de três a cinco por ano). Tinha privilégios, como um quarto maior e o direito de usar armas reais, pouco afiadas, em alguns treinos.Fonte: Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *