Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 2 de março de 2012

A Questão Palestina x Israel




A Questão entre Israel e Palestina se remonta desde a antiguidade, pois os dois entram em choque não é de hoje, os Filisteus (Palestinos) e os Hebreus (Israelenses), Os Hebreus conquistam os Filisteus na Antiguidade e se situam no atual território, mais tarde os Hebreus viram alvo de perseguições do Antigo Império Egípcio, dos Persas, Mesopotâmicos e mais tarde do Império Romano, com isso se espalharam pelo mundo fugindo dessas perseguições e principalmente da perseguição católica que queria se legitimar como única religião. 
Na 2° guerra mundial Hitler reacende esse sentimento contra os Judeus e os perseguem onde o mesmo defendia que a praga da Alemanha eram os Judeus. Hitler massacra os Judeus e os perseguem descontroladamente. Com o fim da 2° guerra mundial Israel reivindica a criação do Estado Palestino e a ONU com pressão dos Estados Unidos da América os concede e os situam segundo os Judeus em um território que são deles por direito, Território esse que fica entre Líbano, Egito e Palestina, com o tempo Esses três países perdem territórios de uma forma drástica para Israel sendo o mais Prejudicado os Palestinos que além de perderem seu território ainda teriam que aceitar o Estado de Israel.
Imagine alguém invadir o seu terreno, construir uma casa e com o tempo tomar na marra seu quintal, destruir sua cultura, roubar as economias de sua família que estavam escondidas em um cofre dentro de sua casa e além do mais fazer você reconhecer esse “invasor” em um território que é seu por direito? Complicado né!
Agora vamos pensar como se fossemos palestinos, perderam sua nacionalidade, cultura e suas riquezas e além do mais para judeus na sua maioria com traços Ocidentais.
A causa entre Israel e Palestina não vai se resolver de uma hora para outra, pois como vimos esse conflito vem desde a Antiguidade, e o mais difícil é que Israel tem o apoio dos EUA, pais que fora Israel tem a maior comunidade Judaica do Mundo e por razões econômicos, políticas, estratégicas e religiosas também tem seu apoio.
Quando o Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, diz não ter existido o holocausto, os judeus ficaram arrepiados de raiva. Mas, porque razão eles ficam assim com tanto repúdio, uma vez que eles próprios levam a cabo um verdadeiro holocausto na Palestina há tantos anos! Uma verdadeira hipocrisia! E hipócritas são, também, muitos dos governantes mundiais que ora condenam uma ou outra das partes envolvidas, mudando até mesmo de lado conforme a direção dos ventos.
A Realidade é o povo deste Planeta tem que começar a inteirar-se sobre as realidades de problemas como este e pressionar os seus respectivos governantes a debater e a agir com lucidez sem que sejam alienados por interesses políticos de outros países.
                                                        

2 comentários:

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *