Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 29 de março de 2012

O que foi o Muro de Berlim?

Ele dividiu em dois a cidade de Berlim, na Alemanha, entre 1961 e 1989. Para entender seu surgimento é preciso voltar ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Após a derrota nazista, a Alemanha foi repartida em quatro zonas de ocupação, controladas por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e União Soviética, as potências que venceram o conflito. Diferenças ideológicas afastaram os comunistas soviéticos dos outros três aliados, que eram capitalistas. Na prática, o país de Hitler acabou dividido em dois: Alemanha Oriental, sob influência da União Soviética, e Alemanha Ocidental, sob o domínio dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e França. Berlim ficou do lado soviético, mas, como era a capital, também acabou dividida em dois. Nos primeiros anos após o desenho dessas fronteiras artificiais, muitos alemães orientais debandaram para Berlim Ocidental, por discordarem do regime comunista adotado na parte do país em que viviam.
Entre 1949 e 1961, quase 3 milhões de pessoas mudaram de lado, sendo mais de 3 mil médicos, 17 mil professores e 17 mil engenheiros. Essa fuga de trabalhadores qualificados ameaçava a economia da Alemanha Oriental e as autoridades do país decidiram conter o êxodo isolando aos poucos a parte ocidental de Berlim. Primeiro, foram instaladas barricadas em 200 ruas que ligavam os dois lados da cidade e criados postos de controle policial. Depois, o tráfego de ônibus e bondes foi suspenso e as ligações telefônicas, cortadas. Em novembro de 1953, a Alemanha Oriental transformou a entrada não-autorizada de seus cidadãos nos setores ocidentais em infração punível com até quatro anos de prisão. Como as fugas continuavam, a opção foi o fechamento total da fronteira entre os dois lados de Berlim em 1961.
Na madrugada entre os dias 12 e 13 de agosto daquele ano, a construção do muro começou com a colocação de barricadas e cercas de arame farpado. Em questão de horas, todos os pontos de acesso a Berlim Ocidental estavam completamente fechados. A reação das potências capitalistas foi morna.
"O presidente americano John Kennedy nada fez para deter isso por receio de provocar uma guerra", diz o historiador americano Ed Peterson, da Universidade de Wisconsin-River Falls, nos Estados Unidos, autor de vários livros sobre o Muro de Berlim, como Russian Commands, German Resistance ("Comandos Russos, Resistência Alemã", inédito em português). A construção da muralha em 1961 durou poucos meses e, nos anos seguintes, ela seria constantemente reforçada, passando por três grandes reformas em 1962, 1965 e 1975. Mesmo assim, mais de 5 mil alemães orientais conseguiram escapar para o lado ocidental e outras 239 pessoas morreram tentando fazer o mesmo. Na década de 80, as relações entre União Soviética e Estados Unidos melhoraram e, aos poucos, os habitantes dos países europeus comunistas tiveram o trânsito facilitado para o resto do continente. No dia 9 de novembro de 1989, foram suspensas todas as restrições impedindo alemães orientais de irem para o outro lado do país.
Menos de um ano depois, as duas Alemanhas seriam unificadas e o muro, definitivamente destruído. Hoje, restam apenas ruínas simbólicas em alguns pontos de Berlim.In: Mundo Estranho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *