Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A história das religiões: O budismo

O Budismo também compõe o quadro das religiões mais antigas do mundo. Tem como lider ou representante Siddhartha Gautama, ou Buda. Siddharta viveu e desenvolveu sua filosofia no nordeste do continente indiano entre os séculos VI e IV a. C. O Budismo pode ser dividido ou classificado em dois ramos: Theravada (“a doutrina dos anciões”), e Mahayana (“o grande veículo”). A tradição Theravada descende da escola budista Vibhajyavada do tronco Sthaviravada, sendo o mais antigo ramo da religião, e é bastante difundido em regiões como Sri Lanka e sudeste da Asía. Já a Mahayana é encontrada em toda Ásia oriental. O Budismo é considerado a quinta maior religião do mundo movimentando entre 230 e 300 milhões de fiéis em todo mundo. Os conceitos budistas são bastante complexos e visam o conhecimento do homem e sua natureza.
Exemplos:
• Carma: No budismo é à força de sansara sobre alguém. Sendo boas ou más ações, sementes são geradas na mente de cada individuo que irão aflorar nes-ta vida ou em um renascimento subsequente.
• Renascimento: refere-se a um processo em que os seres passam por uma su-cessão de vidas como uma das muitas formas de senciência. Cada renasci-mento ocorre em um dos seis reinos. São eles: Seres do inferno – Os que vivem em um dos muitos infernos. Preta - Reino onde os seres padecem necessidades. Animais – Espaço de divisão com os humanos, mas considerado como outra vi-da. Deva - Paraíso Semideuses – Demônios, Titãs, Antideuses. Seres Humanos – Onde é possível atingir o nirvana. A difusão do budismo a partir do seu local de nascimento espalhou-se para o norte e centro da Índia. Durante o reinado do imperador Mauria Asoka, que se converteu ao budismo, e liderava uma região parecida com a Índia contemporâ-nea, oficializou a religião. As inscrições budistas dividem-se em três chamados “triplo cesto de flores”. No entanto Buda não deixou nada escrito, um concílio foi feito, onde seus discípulos recitaram alguns ensinamentos diante de uma assembleia de monges. São eles:
1. Sutra Pitaka: agrupa os discursos do Buda tais como teriam sido recitados por Ananda no primeiro concílio. Divide-se por sua vez em vários subgrupos; 2. Vinaya Pitaka: reúne o conjunto de regras que os monges budistas devem seguir e cuja transgressão é alvo de uma penitência. Contém textos que mostram como surgiu determinada regra monástica e fórmulas rituais usadas, por exemplo, na ordenação. Estas regras teriam sido relatadas no primeiro concílio por Upali;
3. Abhidharma Pitaka: trata do aspecto filosófico e psicológico contido nos ensi-namentos do Buda, incluindo listas de termos técnicos. Quando se verificou a ascensão do budismo Mahayana, essa tradição alegou que o Buda ensinou outras doutrinas que permaneceram ocultas até que o mundo estivesse pronto para recebê-las; dessa forma a tradição Mahayana inclui outros textos que não se encon-tram no Theravada.Fonte: História Pensada,por Paulo Ulisses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *