Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 28 de novembro de 2015

Atividade: Os primeiros jogos olímpicos.






Um aspecto comum aos gregos antigos foram os jogos olímpicos. A partir de 776 a.C de quatro em quatro anos, gregos de diversas polis reuniam-se em Olímpia para realizar competições que ficaram conhecidas  como Jogos Olímpicos. Esses jogos sempre ocorriam no verão do hemisfério Norte, geralmente nos meses de junho, julho ou agosto, assim como acontece com os jogos olímpicos  ou as olimpíadas atuais.Os jogos eram cerimônias religiosas  e esportivas ao mesmo tempo. Realizavam-se em honra a Zeus ( o deus grego mais importante)  e incluíam sacrifícios de animais em homenagem aos desuses. O evento era também uma boa oportunidade para os comerciantes venderem seus produtos. Nas competições, havia corrida simples, em trajes de guerra e em carros puxados por cavalos; provas de saltos; arremessos de disco e lutas corporais, com os atletas quase sempre competindo nus. Primeiro, os homens adultos disputavam as provas e, em seguida, os meninos. Além dos esportes, havia também competições musicais e poéticas. Os gregos davam tanta importância às Olimpíadas que chegavam a interromper as guerras para não prejudicar a realização dos jogos. Pessoas de lugares distantes viajavam até  Olímpia a fim de assistir às competições. Mas as mulheres adultas eram proibidas de participar como esportistas ou como espectadoras.
     Para competir, era preciso ser livre e nunca ter sido condenado, além viver em uma cidade-estado grega. Os árbitros dirigiam-se aos competidores dizendo: “Livres helenos, enfrentai-vos como homens livres! Se existir entre vós concorrentes indignos, que eles se retirem, ainda é tempo. Se ficarem, que não acreditem encobertos porque Zeus os vê e sai vingança os espreita”. Concentrados em Olímpia para os treinos durante seis meses, os atletas eram respeitados pelos gregos de diversas polis. Os vencedores recebiam como prêmio coroas feitos com ramos de oliveira, o que era uma glória para o atleta. Nas cidades, eles eram recebidos com festas e, quando morriam, os atletas premiados nas Olimpíadas eram enterrados em túmulos especiais.
     Os jogos olímpicos da Antiguidade foram celebrados até o ano de 393 d.C., quando o imperador romano Teodósio I, que era  cristão e combatia os cultos pagãos ( não cristãos) , mandou fechar o templo de Zeus em Olímpia.     A partir do texto e de seus conhecimentos responda:

1-O que os jogos olímpicos representavam para os gregos antigos?

2- Os jogos olímpicos homenageavam a quem?  

3- Quais eram os tipos de competições que eles praticavam nos jogos olímpicos?

4- Cite alguns jogos  ( competições) das Olimpíadas de hoje.

5- O que os atletas premiados recebiam?

6- Quem tinha permissão para participar dos jogos olímpicos?

7-  Quais eram as exigências para o atleta competir?

8- Observe a imagem sobre as competições olímpicas da antiguidade e responda: o nome de cada.
                                                                                                                                                      
   9. Cada frase a seguir descreve uma característica dos Jogos Olímpicos da Grécia antiga. Escreva ao lado de cada número, assinale ‘’D’’ quando for diferente dos jogos dos dias de hoje ou ‘’S’’ quando for semelhante a eles.
·         Os jogos Olímpicos são uma homenagem aos Deus Zeus:__________.
·         Os Jogos Olímpicos são realizados de quatro em quatro anos:__________.
·         Somente os atletas do sexo masculinos podiam participar:__________.
·         Os atletas participavam das provas nuas:___________.
·         Os jogos são realizados sempre na mesma cidade:___________.
·         Os atletas recebem como prêmio uma coroa feita de folhas de louro:_______.
·         Entre as modalidades esportivas podem-se citar: corrida a pé, lutas corporais, arremesso de disco e arremesso de dardo:___________.
·          Apenas atletas gregos participavam das provas:___________. Delicados de uma mulher e
        10. Segundo a Mitologia grega, Apolo era o deus protetor dos atletas. Leia o trecho abaixo do mito grego de Apolo e Dafne e responda.  

‘’Apolo não era amado apenas por seus atos benéficos e sua beleza. Tinha os braços  de uma mulher e musculatura de um atleta.[...] a ninfa Dafne, filha do Rio Peneu,foi a primeira a abrasar seu coração. Essa paixão repentina lhe foi inspirada por Eros, que procurava se vingar de Apolo porque este surpreendera um dia esticando a corda de seu arco. Rindo  por ver aquela criança brincar com suas armas. Apolo as tomou dizendo que elas estavam reservadas para deuses mais poderosos. Eros pronunciou então estas palavras: ‘’Suas flechas não são as únicas que ferem quem atingem’’.
Eros atirou no deus uma seta que fez nascer o amor e,na ninfa, uma que gerou  o sentimento oposto. Dafne rejeitou as investidas de Apolo e fugiu do deus, que foi atrás dela. Quando ele achava que a estava alcançando, a ninfa escapava, e então recomeçava a corrida. Dafne logo se cansou e, temendo não ter mais forças para se esquivar ao perseguidor, suplicou ao pai que lhe ajudasse. Peneu ouviu o apelo desesperado da filha e lhe deu imediatamente outra aparência. No momento em que Apolo ia enfim agarrá-la, encontrou um tronco de arvore rugoso e misturou seus cabelos castanhos ás folhas escuras de um loureiro: a moça havia perdido para sempre sua forma humana. Com o coração partido, Apolo jurou amar eternamente aquela árvore, com cujas folhas fez uma coroa, que pôs na cabeça. Foi assim que a coroa de louros se tornou o símbolo de Apolo’’. POUZADOUX,Claude.Contos e lendas da mitologia grega.
A)    De que forma Apolo ofendeu Eros?

B)    Qual vingança Eros preparou para Apolo?

C)    Por que a coroa de louros se tornou um símbolo de Apolo?
                                                                                                                                                     



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *