Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os escravos de Zumbi

Quilombo organizava incursões a fazendas para tomar cativos

Há poucas informações confiáveis sobre o quilombo de Palmares (1605-1695) e seu líder.Tudo que sabemos foi escrito por seus adversários,como o capitão holandês Johannes Blaer,enviado para atacar quilombo.Não há menção a Zumbi ter escravos pessoais,mas Blaer diz que os quilombolas tinham,sim escravos e mandavam  capitães-do-mato contra eles,caso fugissem.Plamares foi formado por escravos fugidos e quem chegasse ao quilombo por seus próprios meios era considerado livre.Mas os quilombolas faziam incursões contra fazendas vizinhas e quem fosse capturado nesses ataques continuava a ser escravos,o que incluía escravas ''brancas'',já que mulheres sempre estava em falta na colônia- e mais ainda em Palmares.A questão:Zumbi ter sido dono de escravos diminui sua importância?o único fato histórico sobre Zumbi é que ele foi um dos líderes de Palmares,uma sociedade autônoma,organizada por africanos aquilombolados,que fugiram do escravismo colonial.Se Zumbi tinha escravos ou não(algo que futuramente poderá ou não ser comprovado) não tem nenhuma importãncia em relação a esse fato histórico.Sua luta era contra o escravismo colonial.Por isso,as pessoas veem em Zumbi um ícone importante da sua história.Fonte:Aventuras na História.

5 comentários:

  1. Que contradiçao! Como pode nao fazer diferença um lider que lutava contra a escravidao possuir "irmaos de cor" e até mesmo fazer de pessoa brancas, igualmente escravas?? Entao a ideologia de que nenhum ser humano pode subjulgar outro (escraviza-lo) so se enquadra onde, nos moldes coloniais? Patético este artigo!

    ResponderExcluir
  2. Ficou estranho o inimigo escrevia para atacá-lo e o texto diz: "uma sociedade autônoma,organizada por africanos aquilombolados,que fugiram do escravismo colonial.", sei lá ficou mau escrito ou a pessoa não conseguiu fazer uma pesquisa melhor,

    ResponderExcluir
  3. O Diário de Blaer menciona apenas uma escrava que num momento estava acompanhando a filha do rei segundo lembro agora. Devemos lembrar todavia que, para os costumes da época, qualquer servo do rei ou da filha do mesmo deveria ser visto como um escravo. Logo, não penso que houvesse escravos com base apenas no testemunho do Diário de Viagens de Blaer.

    ResponderExcluir
  4. "Se Zumbi tinha escravos ou não(algo que futuramente poderá ou não ser comprovado) não tem nenhuma importãncia em relação a esse fato histórico"

    Em verdade isso tem toda a importância, tanto que muitos não negros e racistas usam essa ideia falsa de Zumbi escravocrata para diminuir o valor de um dos maiores expoentes da luta negra contra uma sociedade opressora e consequentemente desvalorizar a própria história do negro.

    ResponderExcluir
  5. "Se Zumbi tinha escravos ou não(algo que futuramente poderá ou não ser comprovado) não tem nenhuma importãncia em relação a esse fato histórico"

    Em verdade isso tem toda a importância, tanto que muitos não negros e racistas usam essa ideia falsa de Zumbi escravocrata para diminuir o valor de um dos maiores expoentes da luta negra contra uma sociedade opressora e consequentemente desvalorizar a própria história do negro.

    ResponderExcluir

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *