Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Crimeia, a terra de todo mundo.



Fonte: Aventuras na história.

A Crimeia teve vários dominadores ao longo de 3 mil anos, a península hoje palco de uma tensão Geo- política entre Rússia, Ucrânia e o Ocidente, é uma região que já passou por muitas mãos em sua longa história milenar. Os cimérios foram o primeiro povo a ocupar o lugar, em 1000 a.C, mas os gregos fundaram colônias ao longo da costa do Mar Negro, e os romanos estabeleceram cidades que resistiram a várias tentativas de invasão de tribos do norte da Àsia. Na Idade Média, a região foi reivindicada pelo principie Vladimir I, de Kiev, a atual capital da Ucrânia - mas acabou na mão dos tártaros, etnia que durante o regime soviético foi transferida em massa para a Sibéria. Os bizantinos, assim como os mongóis, também estiveram por ali, no século XIII, genoveses e venezianos brigaram pela soberania do comércio no Mar Negro. Com ascensão do islamismo, a Crimeia caiu sob o domínio do Império Otomano - e assim ficou até o século XVII, quando o Czar Pedro, o grande, deu inicio a uma série de conflitos entre a Rússia e os otomanos que desencadearia na Guerra da Crimeia. Qual o grande interesse?
O acesso ao Mar Negro e, por meio dele,uma saída para o Mar Mediterrâneo pelo Estreito de Bósforo.Sabastopol abriga a maior base marítima da Rússia, além de uma posição estratégica. A atual confusão tem uma explicação, quando Nikita Krushchev era o comandante da União Soviética, resolveu fazer um agrado a  República Ucrânia - região faz ligação entre a Rússia e a Europa e era considerada o celeiro da URSS. Um decreto assinado em 19 de Fevereiro de 1954, transferiu a região para a Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *