Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Atividade Impérios Orientais: China.

                                                      

                                           Por: Elisonaldo Câmara. 

1. O texto a seguir é do professor Zhou Nanzhao, membro do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos da China, em Beijing. Leia com a atenção.
            ‘’O gosto de aprender é um traço milenar das culturas asiáticas [...] Confúcio afirmava que a educação podia conduzir o homem no caminho direto á perfeição. [A educação segundo ele, é um meio poderoso para formar o cidadão e melhorar a sociedade [...] não existe uma mãe em toda a Ásia que, com as costas alquebradas pela cultura do arroz, não alimente a esperança de ver seus filhos escaparem da pobreza graças á educação. Histórias e imagens de vários países testemunham essa aspiração, desde a personagem clássica da mãe japonesa que considera como primeiro dever a educação de seus filhos, passando pela mãe chinesa que,durante anos,percorre grandes distâncias para seguir cursos noturnos e fazer anotações para,ao voltar para casa,com elas,instruir seu filho inválido,até a mães coreanas que vendiam bezerros,vacas e porcos para pagar os estudos de seus filhos[...]
            Portanto, não surpreende constatar que pais e professores depositam grandes esperanças em seus filhos. Algumas pesquisas já demonstraram que essas esperanças mantêm-se a par de bons programas de ensino, longas horas de estudos [...] firme apoio dos pais no ambiente doméstico. Esse local privilegiado reservado á educação permite compreender melhor por que os estudantes asiáticos frequentemente conseguem atingir um alto nível de escolaridade’’.
Baseado na leitura do texto responda as questões abaixo:
A) Como o filósofo chinês Confúcio via a educação?Você concorda com ele? Justifique sua resposta.
B) segundo o texto, por que estudantes asiáticos conseguem atingir alto nível de escolaridade?
C) Produza um texto relacionando o valor dado á educação na China ao crescimento econômico desse país na atualidade. ( 6 linhas)
2. Faça uma pesquisa sobre os conhecimentos culturais e científicos da civilização chinesa. Escreva um pequeno texto citando as principais heranças deixadas pelos chineses para a história da humanidade.


China- Trajetória Milenar
Ao controlar as enchentes do rio amarelo, que atormentava a população, o Rei Davi se consagrou como o primeiro herói da China e fundou a dinastia Xia (2100-1600).A história é tida como lenda para alguns historiadores.Para outros,ela aponta para vestígios dessa civilização,considerada a mais antiga do mundo.Sua trajetória no tempo é dividida pelos impérios.O destaque fica   para o primeiro imperador da dinastia Qin(lê-se Chin,221-206 a.C),que deu o nome ao país.Qin Shi Huangdi(260-210 a.C) foi o responsável pelo inicio da unificação do território.Para evitaras invasões de povos que vinham do norte,ele mandou unir as fortificações  localizadas de leste a oeste.A obra foi depois batizada de Grande Muralha e tornou-se um Patrimônio da Humanidade. Ao longo de 19 dinastias, os chineses produziram seda e inventaram a bússola e embarcações sofisticadas. No século XIX, o país foi descoberto pelo ocidente, que queria explorá-lo e ocupar seus territórios. O país começou o século XX com uma enorme população de camponeses submetidos ao sistema.   Após duas Guerras Mundiais, a China voltou a se  unir sob a liderança de Mao Tse-tung(1883-1976),que encabeçou a Revolução Comunista ao norte do país.Ele proclamou a República Popular da China em 1949,tornou-se presidente e iniciou a transição para o socialismo.Em 1966, a Revolução Cultural tentou consolidar as ideias comunistas,afastando os que ainda resistiam ao novo regime.A partir dos anos 1980,Deng Xiaoping( 1905-1997) iniciou a mudança social e política,abrindo a economia chinesa para o mundo e dirigindo-a para o crescimento tecnológico.  (Fonte: Revista Nova Escola, março/2008, p.76.). COM BASE NO TEXTO, RESPONDA:
3. Durante as várias dinastias de Imperadores, que tiveram inicio por volta  a  2000 aC, moldou-se a tradição política,tecnológica e cultural da nação.Retire do texto os nomes das dinastias que fizeram parte da história dos chineses.
4. A Grande Muralha da China foi construída por qual dinastia e com que objetivos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *