O
ensino de história está quase sempre condicionado a uma concepção ou corrente
historiográfica. Isso quer dizer que o conhecimento histórico e o ensino da
matéria se modificaram ao longo dos tempos.
Fonte: Revista Mundo Jovem/adaptação Elisonaldo Câmara |
É
uma ciência, que estuda a ação do homem no tempo e espaço, a história e o
historiador. A terminologia da palavra deriva do grego antigo historie
( que significa: testemunho,
aquele que vê). A história é coisa de
fofoqueiro? É comum ouvirmos isso no nosso cotidiano, porque estudar sobre
tanta gente que já morreu? Estudar história influencia na nossa vida pessoal e
profissional? Essas e outras dúvidas estão presentes no imaginário da grande
maioria dos jovens do nosso Brasil. Então que tal aproveitar o início do ano
letivo para debater a importância de estudar história?
Antes de se
constituir-se como disciplina escolar, a história se confundia com as
narrativas bíblicas e dos deuses. Por isso da Idade Média até o século XVII,
evidenciou-se uma história ancorada nos princípios religiosos. Embora já fosse
ensinada pelos padres Jesuítas, foi somente no Século XVIII que ela ganhou
contornos delimitados de conhecimento.
A partir da fundação do
Colégio Pedro II e do Instituto histórico e geográfico brasileiro (IHGB),
em1938, a história enquanto conteúdo especifico
de ensino passou a ser difundida no Brasil. Elaborando um parâmetro de história
nacional e oficial, influenciado pelas ideias do positivismo e princípios do catolicismo.
Cabia a tais instituições elaborar uma identidade nacional. O objetivo dessa
disciplina era despertar o patriotismo necessário para emergência de uma
identidade nacional.
Enquanto
disciplina escolar no Brasil, a história, desde sua gênese, foi usada como
justificativa do poder da ordem dominante, como propagadora de determinada
ideologia. Por isso é nossa tarefa batalhar por uma história que leve os
estudantes a compreender o contexto em
que estão inseridos, contribuindo para a formação de uma visão crítica dos
fatos e acontecimentos, permitindo que ultrapassem as barreiras da dominação.
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