Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Um olhar sobre o saber histórico.

O ensino de história está quase sempre condicionado a uma concepção ou corrente historiográfica. Isso quer dizer que o conhecimento histórico e o ensino da matéria se modificaram ao longo dos tempos.
Fonte: Revista Mundo Jovem/adaptação Elisonaldo Câmara
 É uma ciência, que estuda a ação do homem no tempo e espaço, a história e o historiador. A terminologia da palavra deriva do grego antigo historie  ( que significa: testemunho, aquele que vê). A história é coisa de fofoqueiro? É comum ouvirmos isso no nosso cotidiano, porque estudar sobre tanta gente que já morreu? Estudar história influencia na nossa vida pessoal e profissional? Essas e outras dúvidas estão presentes no imaginário da grande maioria dos jovens do nosso Brasil. Então que tal aproveitar o início do ano letivo para debater a importância de estudar história?
                        Antes de se constituir-se como disciplina escolar, a história se confundia com as narrativas bíblicas e dos deuses. Por isso da Idade Média até o século XVII, evidenciou-se uma história ancorada nos princípios religiosos. Embora já fosse ensinada pelos padres Jesuítas, foi somente no Século XVIII que ela ganhou contornos delimitados de conhecimento.  
                        A partir da fundação do Colégio Pedro II e do Instituto histórico e geográfico brasileiro (IHGB), em1938, a história enquanto conteúdo  especifico de ensino passou a ser difundida no Brasil. Elaborando um parâmetro de história nacional e oficial, influenciado pelas ideias do positivismo e princípios do catolicismo. Cabia a tais instituições elaborar uma identidade nacional. O objetivo dessa disciplina era despertar o patriotismo necessário para emergência de uma identidade nacional.
Enquanto disciplina escolar no Brasil, a história, desde sua gênese, foi usada como justificativa do poder da ordem dominante, como propagadora de determinada ideologia. Por isso é nossa tarefa batalhar por uma história que leve os estudantes  a compreender o contexto em que estão inseridos, contribuindo para a formação de uma visão crítica dos fatos e acontecimentos, permitindo que ultrapassem as barreiras da dominação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *