Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O inferno atômico.



As


bombas lançadas há setenta anos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki antecipou o fim da Segunda Guerra Mundial e expuseram ao mundo os efeitos da radioatividade. Após a explosão na primeira cidade em 6 de Agosto de 1945, a revista americana The New Yorker contou o que se passou com o pastor Kiyoshi Tanimoto, da Igreja Metodista, quando tentava levar os feridos para o hospital. ‘’ Ele dirigiu o barco até a margem do rio e chamou os que estavam ali para subir a bordo. Ninguém se moveu, e ele se deu conta de que estavam muitos fracos para se levantar (Tanimoto) desceu e pegou uma mulher pelas mãos, mas a pele dela se desfez  em grandes pedaços, como uma luva. Suas costas e peito estavam pegajosos, e ele se lembrou das grandes queimaduras que tinha visto durante o dia: amareladas no começo, depois vermelhas e inchadas, enrugadas e, finalmente, de noite, supuradas e fedidas... ‘’ele repetia para si mesmo: esses são seres humanos’’ publicou a revista.Sem que o imperador japonês aceitasse a rendição ( na Europa a guerra já acabara), em 9  de Agosto os americanos lançaram outra bomba atômica, assim como a primeira, ela gerou ondas de radiação,calor e vento que destruíram e incendiaram prédios,deceparam e incineraram corpos e elevaram a temperatura a insuportáveis 4000 graus,causando um total de mais de 200 mil mortos nas duas cidades. As dolorosas histórias contadas pelos sobreviventes e parentes das vidas estão expostas num museu em Hiroshima. Em 2014, em hospitais nas duas cidades destinados a tratamento de sobreviventes, mais de 10 mil pessoas receberam tratamento para câncer, sendo o mais comum de pulmão.
                     Olhadas através da lente da história de hoje, as duas bombas nucleares lançadas no Japão podem trazer imagens distorcidas, segundo analistas,as mortes teriam sido provocadas apenas Poe um capricho dos Estados Unidos, desejosos de mostrar seu poder aos soviéticos. Na noite de 14 de Agosto de 1945, generais tentaram dar um golpe e impedir que o imperador Hiroito falasse pelo rádio sem sucesso. Muitos japoneses choraram por ouvi-lo pela primeira vez. ‘’ O inimigo começou a usar uma nova e cruel bomba, com um poder de destruição ainda incalculável e capacidade de ceifar muitas vidas inocentes’’, disse o imperador. Era o fim da II Guerra Mundial. Fonte: Duda Teixeira/ Revista Veja.
 

2 comentários:

  1. O blog vai publicar uma série de postagens para relembrar os 70 anos do maior conflito da História da humanidade.

    ResponderExcluir
  2. O blog vai publicar uma série de postagens para relembrar os 70 anos do maior conflito da História da humanidade.

    ResponderExcluir

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *