Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A fineza e a firmeza política da Imperatriz, papel crucial na Independência do Brasil.





Uma carta de Leopoldina ao seu secretário prova que no fim de 1826 ela se sentia desiludida pela ingratidão política do Imperador. Pois ele se havia conseguido fazer o país independente e ser coroado, em grande parte havia sido graças á sutil influência que ela exercia sobre ele depois que a corte portuguesa deixara o Rio de Janeiro rumo a Lisboa em 1821.Umas das interpretações foram que ela era quem tinha a vontade mais decidida e firme do casal nesse sentido. Não menos importante para a separação política do Brasil em relação a Portugal, foi o sutil cultivo da amizade de José Bonifácio, por sua formação tradicional européia e seu monarquismo moderado, podia ser o piloto que conduziria o Brasil a uma maior autonomia. No começo de 1822, Bonifácio escreveu a Dom Pedro: ‘’ Senhor, ninguém mais que vossa esposa deseja vossa felicidade, e ela vos diz que Vossa Alteza deve ficar e fazer a felicidade do povo brasileiro, que vos deseja como um soberano’’. A carta que a princesa escreveu para o marido em 2 de Setembro de 1822,’’ Pedro, o Brasil está como um vulcão.Até no paço há revolucionários portugueses. As cortes de Lisboa ordenam vossa partida imediatamente; ameaçam-vos e humilham-vos. O conselho de Estado vos aconselha ficar. Meu coração de mulher e de esposa prevê desgraças se partimos agora para Portugal. Sabemos bem o que tem sofrido nosso Brasil. O rei e a rainha de Portugal não são mais reis, não governam mais, são governados pelo despotismo das Cortes.
            O Brasil será em vossas mãos um grande país. Os brasileiros vos quer para seu monarca. Com vosso apoio ou sem, ele fará sua separação. O pomo está maduro, colhei-o já, senão apodrecerá. Já dissestes aqui o que ireis fazer em São Paulo. Fazei, pois’’. Fonte: Revista Aventuras na História.

U
m     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *