Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O DESCASO PÚBLICO E CIVIL EM MOSSORÓ-RN: POLUIÇÃO EM PAUTA.



Anderson Matheus Melo da Silva[1]
Bruno Matheus de Medeiros Silva²
Durval Carneiro de Morais Filho²
Elias Lidson de Sousa Rocha²
Emerson Nunes dos Santos²
Mario Henrique de Medeiros Filho²
Vinicius Ribeiro Rocha²
Aryon Charl[2]

RESUMO: A preocupação no tratamento da poluição está diminuindo gradativamente. Embora ocorram muitas propagandas, passeadas sobre os efeitos e consequências sociais, econômicas e ambientais do crescimento populacional desordenado na cidade de Mossoró- RN, estão chegando a dados muito relevantes a poluição ambiental, onde os pontos comerciais são os locais onde é perceptível a grande demanda de materiais tóxicos e prejudiciais à saúde sendo descartados ilegalmente, sem qualquer fiscalização. E, portanto, em meio de entrevistas e pesquisas de artigos já existentes sobre o assunto destacamos como que a população está reagindo aos problemas e como podemos solucioná-los. Obtemos por parte do estudo informações populares o quanto a população poderia interferir e se ocorria uma certa indignação ou desprezo pelos atos do poder público e/ou municipal. O amparo teórico- metodológico se dará através de pesquisa bibliográfica com base em autores que abranjam o tema escolhido.
PALAVRAS-CHAVE: Poluição – População - Solução
ABSTRACT: The concern in the treatment of pollution is decreasing gradually. Although there are many advertisements, paced about the effects and social, economic and environmental aspects of disordered population growth in the city of Mossoró-RN, they are reaching very relevant data to environmental pollution, where the outlets are where the big demand is noticeable toxic and harmful materials being disposed of illegally, without any supervision. And so on through interviews and surveys of existing articles on the subject highlight how the population is reacting to problems and how we can solve them. We get information from the popular study how the population could interfere and occurred a certain indignation or contempt for the acts of government and / or municipal. The theoretical and methodological support will be through literature search based on authors covering the chosen topic.
KEYWORDS: Pollution - Population - Solution

1 INTRODUÇÃO
O crescimento urbano vem sendo visualizado com maior frequência em cidades que conseguem estabelecer diversas moradias, criam centros urbanos, onde ocorrem investimentos civis e industriais, mas, em alguns casos a má organização destas cidades pode acarretar em problemas, como em Mossoró que vem crescendo nos últimos anos muito rapidamente, mas, a estruturação desta cidade tem diversas falhas que podem prejudicar o meio ambiente e a população, dentre elas o saneamento básico é um fator de risco para todos, pois, muitos bairros não possuem o mesmo, e o esgoto fica à céu aberto, poluindo o ar, as ruas com materiais tóxicos, degradando o meio ambiente e a saúde dos moradores.
Este artigo tem como intuito analisar estes principais tipos de poluição nas ruas, tomando a cidade e população de Mossoró como base. A escolha do tema, sobretudo, foi feita a partir das dificuldades aparentemente visíveis em nosso cotidiano que poderiam ser estudadas e organizadas em etapas para que pudessem ser solucionadas, quanto a poluição nas ruas na cidade de Mossoró-RN, onde por meio de entrevistas podemos visualizar a indignação populacional.

2 O DESCASO PÚBLICO E CIVIL EM MOSSORÓ- RN: POLUIÇÃO EM PAUTA
Mossoró sendo uma cidade com inúmeras oportunidades de desenvolvimento, procura acima de tudo um desejo pelo aumento excessivo na economia, que parte das grandes massas que procuram a necessidade em diversos tipos de centros comercias em todo o centro urbano.
       Segundo Andrade Leilane, “ A cidade de Mossoró tem crescido de maneira acelerada nos últimos tempos. Só este ano, três grandes empresas já confirmaram presença no território municipal.(ANDRADE, LEILANE. 2007).
       Em resposta a diversos tipos de agressões orais quanto a população ao grande número de sujeira encontrada no Rio Mossoró a gerência afirma cuidar das denúncias.
“Atualmente, uma equipe da Gerência Executiva de Gestão Ambiental faz vistorias semanais no leito do rio Mossoró para constatar qualquer tipo de degradação ambiental. Nos últimos meses, o grupo descobriu que algumas oficinas estavam jogando indiretamente óleo no rio Mossoró. ” (GERÊNCIA EXECUTIVA DE GESTÃO AMBIENTAL. 2007).
O crescimento vem como consequência de ações em conjunto das pessoas e de sua procura por melhoria, na cidade de Mossoró, vem sendo atendida essa vontade de mudança, mas ao mesmo tempo causa problemas ambientais em massa.
"Naquela década foram introduzidas lavouras de melões, que hoje empregam 60.000 pessoas. No decênio seguinte, foi a vez de os royalties de petróleo mudarem a cidade. Capitalizada, a prefeitura melhorou a infraestrutura urbana. A proporção de lares atendidos pela rede de esgotou saltou de 6% para 85%." (Trechos da reportagem, "A saída é o pós-sal", REVISTA VEJA. 2010).
3 ANÁLISE DA COLETA DE DADOS
A pesquisa encerrou com o estudo de vários casos na cidade de Mossoró em que não é dada a devida importância aos agentes poluidores, como lixo doméstico e esgoto, e a gravidade deste problema está agravando mais da metade dos bairros desta cidade.
       Vale ressaltar que neste trabalho colhemos informações de moradores de diversos bairros, e como estavam acolhendo as dificuldades que vêm ocorrendo.
       A pesquisa exploratória, por sua vez, ocorreu a partir da análise de várias ruas e avenidas, onde recolhemos dados de como estes locais estão, e como a população e prefeitura tratam eles mutuamente.
       A pesquisa constituiu em recolher dados no período de uma semana (15 de julho à 19 de julho, 2015), através dos bairros constituintes da cidade de Mossoró.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
        Podemos concluir que o que palpitávamos sobre toda uma organização social em Mossoró, era totalmente verídica, e que a população é sempre a favor de melhorias ao meio ambiente, mas, que a mesma não possui atitudes que facilitem a difusão do tratamento mais adequado aos problemas encontrados nas ruas, calçadas, rio, pois, ocorre uma “cegueira”, causada pela procura do crescimento.
       Constatado que as entrevistas saíram coesas ao objetivo proposto que era investigar a propagação de melhorias, em pouco número, aos problemas populares de má organização urbana.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INÊS, DALVA. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013.
RICARDO, PAULO. Documentação e auxílio em estruturação de projetos de pesquisa. http://fio.edu.br/manualtcc/co/1_Estrutura_do_projeto_de_pesquisa.html. Acesso em 06/2015.
MARIA, VÂNIA. Regras ABNT para artigos científicos. http://monografias.brasilescola.com/regras-abnt/artigo-cientifico.htm.
Acesso em 06/2015
SÉRGIO, PAULO. Verticalização em Mossoró. http://tribunadonorte.com.br/noticia/verticalizacao-cresce-acima-da-media/189930 Acesso em 06/2015
SANTOS, CARLOS. Crescimento em Mossoró. http://blogcarlossantos.com.br/revista-veja-mostra-crescimento-de-mossoro/
Acesso em 06/2015
Prefeitura de Mossoró. Crescimento e avanço na cidade de Mossoró. http://www.prefeiturademossoro.com.br/tanacara/uma-cidade-em-pleno-desenvolvimento.html
Acesso em 06/2015
ANDRADE, LEILANE. Jornal O Mossoroense. Mossoró não dispõe de Órgão que fiscalize a poluição industrial. http://www2.uol.com.br/omossoroense/140807/conteudo/cotidiano.htm
Acesso em 06/2015


[1] Alunos do 2ª Ano A da Escola SESI/Mossoró.
[2] Docente Orientador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *