Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ATIVIDADE PARADIDÁTICO: A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA.




ESCOLA MUNICIPAL MARIA MADALENA DA SILVA
ALUNO (a) ___________________________________ SÉRIE 9º   DATA_____
DISCIPLINA – HISTÓRIA/ PROFº ELISONALDO CÂMARA.
1.     O jornalista Antonio Brotero ficou muito feliz quando começou a escrever o noticiário do Jornal  O país. Mesmo assim, perdeu o sono quando soube que iria entrar clandestinamente num baile oferecido pela corte, na ilha fiscal. Por que Broteirinho precisou entrar clandestino no baile?
2. A ideia de fazer do Brasil uma República já circulava desde as primeiras décadas do século XIX. O texto menciona importantes ações desenvolvidas a partir de 1870 e voltadas para a conquista da República. Mencione duas delas, indicando data e finalidade.

3. Broteirinho ia saindo da direção do jornal quando viu o jovem Antonio da Silva Jardim, um dos mais radicais políticos republicanos. Aponte pelo menos três ideias defendidas por ele.

4. Você acompanhou com Clara, Brotero, Noêmia e Toledo a partida da família real rumo ao exílio, na madrugada do dia 17, depois da proclamação da República. Suponha agora que você  seja um jornalista designado para cobrir o episódio e tenha de redigir uma matéria curta sobre a despedida do Imperador. O que você escreveria?

 5. As três províncias com maior concentração de clubes republicanos foram São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais. Tendo em vista o que você aprendeu no texto Uma visão da História, explique por que havia maior concentração de clubes republicanos nessas províncias.
6. Considerando o texto Uma visão da história, identifique a que grupo social, entre os que se envolveram na campanha republicana, pertenciam as personagens Antonio Brotero e seu amigo Toledo, que aparecem na visão ficcional. Explique as posições dos integrantes desse grupo no que se refere à República.
7. Releia o Box os Clubes republicanos á pág. 36 e responda:
A) quais eram os principais membros do PRP?
B) Qual era o objetivo dos republicanos com a formação dos clubes republicanos?
 O historiador Sérgio Buarque de Holanda escreveu o seguinte texto sobre a crise da monarquia:
‘’ As circunstâncias deploráveis da guerra [ do Paraguai] se tornaram, para muitos, fonte de lucros excessivos,mas, longe de ameniza-lás, esse fato só servia para agravar, devido ao contraste, a miséria ou o mal-estar do resto do povo. E como só a presença dessa classe de privilegiados não s concebia sem o beneplácito e até sem a cumplicidade do poder, o que para alguns era ganho, para muitos era dano, criando-se novos motivos de impopularidade para os governantes. ’’ ( Do Império á República. História geral da Civilização Brasileira. 4 ed. São Paulo, Difiel,1985,t. II,v.5,p93).
8. Segundo o autor, qual foi o papel da Guerra do Paraguai na crise da monarquia?

9. Por que a guerra do Paraguai agravou a crise do governo de D. Pedro II?
10. Em sua opinião, o que os jovens da atualidade precisam saber e fazer para se tornar cidadãos plenos e participar da vida pública,das decisões políticas do Brasil?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *