Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Baixa do meio completa 76 anos de existência

    O distrito de Baixa do Meio é uma comunidade dividida por dois municípios separados pela BR 406,de um lado Pedro Avelino do outro Guamaré.Até o final da década de 1930,a única coisa que existia no lugar cotam os habitantes mais velhos,era só mato e animais selvagens como o veado,o porco do mato,o tatu,o tamaduá.Era comum a  abelha;se extraía uma boa produção de mel.
    Uma estreita estrada passava por ali,ligando Lajes  e Pedro Avelino a Guamaré,por onde eram transportados o sal e o peixe,pelos comboios matutos.
    Em 1935,foi executado o plano de perfuração de poços pela IFOCS( empresa federal de obras contra a seca), ao longo da estrada Macau/ Baixa verde, hoje João Câmara,fazendo parte do projeto a construção da fazenda Campo de Serra Verde,propriedade do Governo Estadual.Em 26 de Outubro de 1935,foi perfurado o poço em Baixa do Meio,dando inicio a comunidade que temos hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *