Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Matemática, a arma secreta dos astecas

Pesquisas revelam que, para se defender da cobrança abusiva de impostos pelos colonizadores, homens do período desenvolveram cálculos avançados.
Página do códice de Santa María Asunción, um dos documentos que mostram o sistema de cálculo dos mexicanos nativos
 
o México do século XVI os astecas se defenderam da cobrança abusiva de impostos graças a seus conhecimentos matemáticos. Essa é a conclusão a que chegaram pesquisadores depois de analisar o censo de Tepetlaoxtoc, documento produzido pelos mexicanos nativos conhecido também como códice Vergara.
O censo apresenta um mapa detalhado de 386 unidades de produção agrícola e o valor correspondente que os astecas deviam pagar aos consquistadores espanhóis para cultivar essas terras. Especialistas em matemática revisaram os cálculos registrados no documento e comprovaram que eram bastante precisos, segundo artigo da pesquisadora Clara Garza Hume, da Universidade Nacional Autônoma do México, publicado na revista Science.
Segundo os pesquisadores, eram os raros os casos em que os primeiros colonizadores conseguiam calcular as áreas cultivadas pelos astecas e os espanhóis poderiam ter sido facilmente enganados pelos nativos, mas não foi o que aconteceu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *