Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diamantes virtuais

Museu do Diamante, em Minas Gerais, inaugura visita virtual gratuita que dá um panorama das centenas de itens de seu acervo.

O Museu do Diamante, na atual cidade de Diamantina, em Minas Gerais, reúne alguns dos principais testemunhos da época em que 3 milhões de quilates do mineral foram extraídos da região, durante o período colonial. E agora a instituição já pode ser visitada virtualmente pelo site www.eravirtual.org. As exposições aparecem em imagens de 360°, acompanhadas de textos explicativos e guia de voz.

O Museu do Diamante expõe espécimes recolhidos das jazidas, além de mostrar aspectos da mineração que influenciaram a economia e a sociedade da região do antigo Tijuco. O acervo inclui utensílios, mobiliários e objetos, além de fotos retratando os trabalhadores e o cotidiano local em torno da extração da pedra preciosa.
Para a diretora do museu, Lilian Oliveira, a visita virtual não substitui a experiência real, porém contribui para atrair o público não só para a instituição, mas também para a região turística de Diamantina. Além de fazer parte do cenário da Inconfidência Mineira, o Arraial do Tijuco é o lugar onde nasceu Juscelino Kubitschek e viveu a famosa escrava Chica da Silva. Além disso, o museu fica em uma casa que pertenceu ao padre inconfidente José da Silva e Oliveira e Rolim. In: Historia Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *