Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

El Niño, um velho conhecido dos índios

Ossadas de crianças e animais descobertas no Peru indicam que povos pré-hispânicos faziam sacrifícios para conter o fenômeno climático.

Ossadas de 33 crianças e 63 camelídeos sacrificados há cerca de 800 anos foram encontradas na localidade de Huanchaquito, na região norte do Peru. A área foi o berço da cultura chimu, civilização andina que se desenvolveu entre os séculos X e XV. Os especialistas trabalham com a hipótese de que os sacrifícios seriam oferendas aos deuses para apaziguar a violência de fenômenos naturais como os provocados pelo El Niño.

Segundo o arqueólogo francês Nicolas Goepfert, do Instituto Francês de Estudos Andinos, a descoberta é, até agora, uma das mais importantes realizadas na costa norte do país devido à grande quantidade de animais encontrados.

Todos os restos de humanos e animais apresentavam um corte horizontal no peito, o que indica que tiveram o coração retirado do corpo, ritual praticado também por maias e astecas, como afirma o arqueólogo peruano responsável pelas escavações, Gabriel Prieto Burmester. In: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *