Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

JOANA D`ARC


Joana d'Arc era filha de camponeses da Lorena, ela tinha dezessete anos de idade quando se tornou uma heroína da França, na Guerra conhecida como "guerra dos cem anos".

Muito religiosa, Joana d'Arc afirmava ter visões, em que lhe apareciam Santa Catarina e Santa Margarida, ordenando-lhe que fosse salvar a Pátria. A cavalo com vestes masculinas e acompanhada de uma escolta, Joana foi a Chinon, onde se encontrava o rei Carlos VII.

Por ordens do soberano, foi nomeada uma comissão de teólogos para interrogá-la, mas a todos surpreendeu a jovem francesa com a confiança inabalável em sua missão. Então Carlos VII permitiu que fosse, à frente de dez mil homens, socorrer Orleãs, cercada pelos ingleses. Pouco depois era o inimigo obrigado a bandonar o cerco.

Em Patay, Joana alcançou novo triunfo, quando venceu e aprisionou o célebre Talbot, herói das tropas inglesas.  Com esta vitória pôde Carlos VII entrar em Reims, onde foi coroado rei de toda a França.
 
É neste momento que a Joana resolve sair de cena e declarou estar terminada sua missão, mas o rei não consentiu que ela abandonasse a luta. Quando procurava libertar a cidade de Compiègne, foi aprisionada pelos borgonheses que, embora franceses, eram aliados da Inglaterra.

Os ingleses procuraram anular o prestígio e a popularidade da heroína: Submeteram- na a injusto processo, acusando-a de herética e feiticeira.  Condenada à morte, foi queimada em praça pública, a 30 de maio de 1431, na cidade de Ruão.

O ingrato rei, que lhe devera o trono, nada  fêz em seu favor: mais tarde, como sempre, porém, arrependido reabilitou publicamente a sua memória.

A guerra prosseguiu ainda alguns anos, sempre com a vitória dos franceses embalados com o espírito vencedor de joana d'Arc uma grande heroína francesa.In: História nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *