Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mitologia: A lenda de Aquiles.

Aquiles era filho de Tétis a Ninfa Marinha, e de Peleu, Rei dos mirmidões da Tessália. Ao nascer sua mãe o segurou pelos calcanhares e o mergulhou de cabeça para baixo no Estinge, rio que dava sete voltas no inferno, e deu a Aquiles o poder da invulnerabilidade, ou seja, nada penetrava o corpo de Aquiles.
Uma profecia condenava Aquiles a morrer jovem no campo de batalha, e esta profecia fez com que seu pai Peleu, o criasse como menina na Corte Licomedes, na ilha de Ciros. Ulisses sabia que somente com a ajuda de Aquiles com seu poder, venceriam a guerra contra Tróia, recorreu a ardil para identificá-lo entre as moças, Aquiles foi convencido a marchar para Tróia.
No décimo ano de luta, capturou a jovem Briseida, que lhe foi tomada por Agamenon, chefe supremo dos Gregos, revoltado Aquiles retirou-se da guerra, e o convenceram a dar a armadura que usava ao seu amigo Pátroclo. Heitor filho do rei de Tróia, matou Pátroclo e para vingar Aquiles faz as pazes com Agamenon, para ter a oportunidade de enfrentar Heitor.
Aquiles mata Heitor e arrasta seu corpo em torno da sepultura de Pátroclo, porem, Páris, irmão de Heitor, atirou uma flecha envenenada em Aquiles, e atingiu seu único ponto vulnerável, os calcanhares, local que sua mãe segurou para mergulhá-lo no rio. E dai que surgiu a expressão “calcanhar de Aquiles”, quando se refere a ponto fraco, de alguém ou de algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *