Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Edison não inventou a luz elétrica?



Thomas Alva Edison é considerado o maior inventor de todos os tempos, com sua 2332 patentes- de coisas úteis, como o gramofone e cinescópio, um avô do cinema. Mas pelo menos uma criação atribuída ao americano não é dele: a lâmpada elétrica. Em 1840, um advogado e juiz britânico chamado Willian Grove, cientista amador muito interessado em eletricidade, criou um lâmpada incandescente. O problema é que ela só conseguia funcionar por algumas horas. Grove abandonou o projeto, mas um jovem farmacêutico de Newcastle, Joseph Swan, viu uma demonstração da lâmpada de Grove e seguiu adiante.
A tecnologia da época não conseguia criar vácuo no bulbo das lâmpadas, o que tornava a vida útil delas bem reduzida, pois o filamento queimava depressa. Só em 1870 o problema foi resolvido. O químico alemão Hermann Sprengel inventou um aparelho batizado de bomba de mercúrio de sprengel,que reduziu o volume de ar no interior de uma câmara de cristal  a uma milionésima parte de seu tamanho.Na prática,o alemão havia criado uma bomba de vácuo.Swan retonou as pesquisas e criou um sistema de iluminação em 1877-pelo menos 8 meses antes da primeira lâmpada de Edison.
Edison conseguiu a patente da lâmpada, inclusive na Inglaterra. Famoso pela falta de escrúpulos roubou patentes e subornou jornalistas para obter reportagens favoráveis.In: AV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *