Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Guerra do ópio China:1840-1842


A china havia adotado uma política isolacionista recusando a presença de estrangeiros em seu território e apenas permitia realização comercial através do porto de cantão os demais portos eram fechados ao comercio.
Mas a china despertava grane interesse dos britânicos, os ingleses queriam um motivo para invadir e ocupar a china, forçando uma abertura do mercado chinês. O motivo surge em 1839, quando o governo chinês decide acabar com o comercio do ópio dos ingleses em seu pais.
O ópio e uma espécie de narcótico que é extraído da papoula. Naquele ano exercito chinês confiscou e queimou todo o ópio encontrado nos navios ingleses que aportaram em Cantão. A Inglaterra tomou essa atitude como uma afronta a sua soberania e declarou guerra a China.
Em 1840, as tropas britânicas desembarcaram no litoral chinês e depois de dois anos de luta, o governo imperial da China foi forçado a assinar um acordo de Paz com o governo inglês. A guerra do Ópio, como o episodio ficou conhecido, garantiu à Inglaterra as seguintes vantagens.
- Abertura dos portos de Shangai, Amoi, Fuchow e Ning –Po:
- Instalação de representações diplomáticas nos portos abertos ao Ocidente:
-Liberdade de comércio para os mercados ingleses:
-Aquisição, pelo prazo de 150 anos, da ilha de Hong Kong, sobre a qual os ingleses passaram a ter total soberania.
Além disso, manteve-se a distribuição de ópio, que, além dos lucros que proporcionavam aos comerciantes, foi uma poderosa arma de dominação ocidental, condenando grande parte da população chinesa à submissão química, Hong Kong manteve-se no domínio inglês ate quando a china volta ao mercado do capitalismo e retoma a cidade das mãos inglesas hoje é uma metrópole super capitalizada da china, hoje a china é uma super potencia capitalizada mas que mantém uma política fechada e anti-democratica In: História interessante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *