Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Jerusalém: A terra santa.


Elisonaldo Câmara – Profº de História.

Uma região desértica, árida e pouco atrativa,cercada por colinas, distantes das rotas comercias e sem nenhuma riqueza aparente. Assim era a cidade santa de Jerusalém quando nasceu.

Há mais de 5.000 anos, depois de um período de seca que assolou a península Arábica, os cananeus, tribos dos árabes semitas, vieram se estabelecer  nos territórios a leste  do mar mediterrâneo, que formam hoje,a Síria,o Líbano,a Jordânia e a Palestina.Os Jebusitas,um subgrupo dos cananeus, fundaram Jebus(Jerusalém) no lugar onde hoje esta localizada e edificaram o muro ao seu redor. Aproximadamente 2.000 anos mais tarde, os filisteus vindos de Creta, chegaram na terra de Canaã. Misturaram-se com as tribos cananeis e viveram na área sudoeste da moderna Palestina, sobre a costa do mar Mediterrâneo na área que se estende da faixa de Gaza até Ashdod e Ashkelon. Os cananeus deram aos territórios que eles habitaram o nome bíblico de A Terra de Canaã", enquanto os filisteus deram-lhe o nome de Filistina (Philistina) ou, Palestina.

Por que Jerusalém se tornou a cidade mais importante da História?Como sobreviveu após ser destruída por vários povos e impérios? Como se converteu no solo sagrado das três maiores religiões monoteístas do mundo (Cristianismo, Islamismo e Judaísmo), e capital disputada por duas nações (Israel e Palestina)? Por que Jerusalém era-e ainda é o centro do mundo?. A resposta está na pedra fundamental (even shetia, em hebraico). Segundo as tradições sagradas ,foi dela que Deus criou ,que o rei Salomão construiu o primeiro templo judaico,Jesus caminhou antes de ser crucificado e Maomé subiu aos céus.claro que isso é baseado em relatos religiosos,na cidade santa os mitos superam as verdades.

Ao longo dos séculos, o caráter sagrado da cidade de Jerusalém tem sido exaltado, e até fabricado, por líderes políticos e membros das religiões, e várias pessoas continuam se matando por elas. Fica o questionamento, Será que um dia a terra santa das grandes religiões monoteístas do mundo irão chegar a um acordo e desfrutarão da PAZ.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *