Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A linha do tempo do Santo Sudário


Elisonaldo Câmara – Profº de História.

O  manto sagrado que  cobriu  Jesus Cristo após a crucificação em Jerusalém fez um longo trajeto até chegar  a cidade de Turim na Itália,onde o manto está desde , fim do século XVI,o trajeto do Sudário foi reconstituído por historiadores com base  na crença de que um tecido marcado  com o rosto de Jesus e cultuado na antiguidade é o lençol que esta guardado n Itália.

·         33 a 36- Tadeu, seguidor de Cristo, levou o manto que cobriu o corpo de Jesus para Edessa, na antiga mesopotâmia, hoje na Turquia. Lá o rei Abgar V teria se curado de lepra depois de venerar o lençol por dez dias.

·         57 - quando o pagão Ma’nu VI assumiu o poder, o pano foi escondido.

·         525-Uma inundação destruiu Edessa, e,durante a reconstrução da cidade,o manto reapareceu sob os escombros de uma muralha de pedra.

·         943-944- O exército de Constantinopla invadiu Edessa, mas poupou a cidade em troca dolinho sagrado. O manto  foi levado então para a capital do Império Bizantino.

·         1208- Durante  a quarta Cruzada,nos saques a Constantinopla,o francês Othon de La Roche se apropriou do Sudário e o levou para Besançon,na França.

·         1340- descendente e herdeira de othon de La Roche, Jeannme de vergy,ao se casar com Geoffrey I de Charny,levou o manto para a cidade de Lirey,também na França.

·         1355- Henrique de Poitiers,bispo de Lirey,proibiu a veneração do manto.

·         1389 – Foi autorizado a exposição permanente do sudário na igreja de liery,desde que o manto fosse tratado  apenas como uma representação da mortalha de Jesus- e não como uma relíquia.

·         1453- Em troca de dinheiro e de um castelo,Margaret,descendente de Jeanne,entregou o pano a Luís de Savoia,príncipe de Piemonte,que guardou na capela do castelo de Chambéry,na França.

·         1516- Francisco I,rei da França,visitou Chambéry para venerar o sudário.

·         1534 – Feiras clarissas repararam o manto com cerca de vinte remendos e um forro, depois de um incêndio na capela de Chambéry, dois anos antes.

·         1578 - O duque Emmanuel Phillibert da família Savoia, levou o linho para Turim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *