Prof.° Elisonaldo Câmara

Minha foto
Mossoró/Guamaré / Pedro Avelino, Rio Grande do Norte, Brazil
Graduado em História pela UERN, Especialista em Geo-História, professor do município de Guamaré e do Estado do Rio Grande do Norte.

sábado, 5 de maio de 2012

A batalha de Termópilas


Elisonaldo Câmara- Profº de História.

A palavra ‘’Termópilas’’ significa ‘’passagem quente’’, devido ás fontes de água quente que havia na região, era um desfiladeiro a 300 km de Esparta, na fronteira entre o domínio persa e o espartano, no centro – oeste da Grécia. As guerras médicas ou Greco persa, como ficou conhecida os conflitos travados entre os gregos e  persas pelo domínio da hegemonia do mundo da época, duraram longos anos e várias batalhas, mas algumas ficaram registradas pela história e na mitologia, como a batalha de Termópilas uma lendária luta entre os espartanos e os persas. Tudo começou no ano 480 a.C,quando o poderoso exército persa com mais de 200 mil homens, do Rei Xerxes, acampou  diante do desfiladeiro das Termópilas na costa leste  da Grécia,contra eles estava o rei Leônidas de Esparta com aproximadamente 7 mil soldados.O mundo grego estava em festividades em honra a Apolo,quando não se podia lutar chamado de período da ‘’Carneia’’,e das olimpíadas,que tinha atraído boa parte dos gregos para Olímpia.
O rei Persa enviou um mensageiro para tentar convencer os gregos a se renderem, mas o Rei espartano recusou a proposta persa, um dia depois Xerxes atacou. Em três dias, beneficiados pela geografia do local, com melhores armas e um exército mais preparado, as tropas espartanas conseguiram algumas vitórias sobre o poderoso exército persa.
A sorte só sorriu para Xerxes, quando os espartanos foram traídos e supereendiodos pelos persas graças a ajuda de um pastor local,Efialtes, traiu os gregos e mostrou uma rota desvio do estreito de Termópilas.Por ela, o exército persa conseguiu  chegar até a retaguarda das forças espartanas.Quando soube da ameaça,Leônidas ordenou que seus aliados recuassem,mas continuou na batalha ao lado de 300 espartanos.
Atacado por todos os lados, o pequeno e heroico exército espartano foi massacrado sem piedade. Segundo o historiador Heródoto, Leônidas lutou até o fim por que ouviu de um oráculo que Esparta ou seria destruída ou perderia o seu rei, a cabeça do rei de Esparta foi cortada e seu corpo crucificado.
Os persas conseguiram conquistar uma grande parte do mundo grego, mas não chegaram a Esparta, a heroica resistência dos 300 espartanos deu tempo para que as cidades-estados gregas se organizassem para frear o avanço persa no mundo grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Envie suas dúvidas para o professor Elisonaldo

Nome

E-mail *

Mensagem *